[Deleted User]
  • 0

A Realidade da Terceira Idade no Brasil: Principais Desafios

  • 0

Antes de lerem o texto, deixem eu colocar uma observação aqui: Meu professor de redação pediu apenas uma tese e um parágrafo de desenvolvimento, por isso o texto não tem os 2 parágrafos de desenvolvimento necessários para o ENEM, espero que entendam, agora vamos para o Texto:

 

Na saga de livros Harry Potter, da escritora britânica J.K. Rowling, somos apresentados a Alvo Dumbledore, um mago de 110 anos muito respeitado por sua sabedoria e, por isso, é nomeado Chefe Supremo da Confederação Internacional dos Bruxos. No entanto, fora da ficção, vemos que no Brasil contemporâneo, os idosos, mesmo sendo 30% da população, não são respeitados, muitas vezes sendo violentados ou até abandonados. Tal fato, ocorre, entre muitos outros fatores, por um desinteresse mercadológico das empresas, excluindo essa parte da população do mercado de trabalho.

De acordo com o IBGE, a principal fonte de rendimento dos idosos de 60 anos ou mais foi a aposentadoria ou a pensão, equivalendo a 66,2%, se considerarmos apenas os maiores de 65 anos, a taxa sobe para 74,7%. Esse fato mostra que a população idosa é dependente do sistema previdenciário brasileiro, sobrecarregando-o. No entanto, quando essas pessoas vão procurar algum emprego para complementar a renda, são repreendidas e vítimas de preconceito pelos mais jovens, já que a maioria dos mesmos os consideram como um “peso morto” para o mercado de trabalho. Tal fato mostra a situação de desamparo econômico-social para com os anciãos do país, marginalizando-os da sociedade.

Portanto, é dever do Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, fazer palestras e campanhas de conscientização sobre a terceira idade que visem mostrar à população mais jovem sobre o quadro de abandono socioeconômico sofrido por essa parcela do povo. Além disso, faz-se necessário que o Ministério da Educação, em parceria com escolas técnicas e ONG’s especializadas, proporcione projetos educacionais que auxiliem na capacitação de idosos para o mercado de trabalho, de modo a reduzir as desigualdades sociais da população idosa. Só assim, o Brasil poderá caminhar a um futuro melhor e mais inclusivo a população idosa.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi, tudo bem? Gostei muito da sua redação, os fatos, estatísticas estão bem colocados, mas acredito que sua opinião não foi tão clara. cuidado com palavras repetidas e palavras informais mesmo dentro de aspas, acredito que existem palavras melhores. Sua conclusão podia ser um pouco mais direcionada, mas esta boa. espero ter ajudado boa sorte :)

    • 0
  2. Olá, ótima tese e elaboração de ideias. Atente-se para não usar palavras em 1° pessoa.
    Seria interessante no desenvolvimento você falar negativamente e positivamente.
    No último parágrafo, em sua proposta de intervenção você citou sobre o Ministerio da Economia conscientizar sobre esse abandono aos jovens, na minha opinião, apresentar esses dados aos jovens e não mudar não adiantaria muita coisa, é importante não só conscientizar mas também prover empregos para os idosos.

    • 0
  3. Olá! É importante lembrar que em uma dissertação você não pode utilizar a primeira pessoa do singular ou plural, portanto evite termos como “somos”.
    Além disso, marcas de informalidade não são bem vistas dentro do texto, como o verbo “vão”, que ficou mal empregado.
    No último parágrafo, você colocou “população idosa” duas vezes em lugares muito próximos, isso atrapalha a leitura da redação.
    C1: 140
    C2: 140
    C3: 200 (de acordo com o pedido do seu professor)
    C4: 180
    C5: 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.