Aprendiz

A realidade da mulher brasileira no trabalho

  • 3

“Tem um Brasil que é próspero, outro não muda”. Em sua canção ‘Brasis’, a cantora brasileira Elza Soares critica a desigualdade explícita na sociedade. Embora uma obra musical, a descrição da artista preserva-se sem arranhões no tocante a mulher brasileira no mercado de trabalho. Sob tal ótica, esse cenário desrespeita importantes princípios da vida social, a saber, gênero e raça.
Em primeiro plano, a partir de uma visão sociológica, convém ressaltar a importância do patriarcado para a manutenção da diferença de gênero no mercado de trabalho. Segundo a filósofa Simone de Beauvoir, em seu livro “O segundo Sexo”, a figura feminina sempre foi definida pelo olhar masculino. Desse modo, historicamente, homens concentram-se na maioria dos cargos e escolhem quem contratar, levando a escassez de mulheres nesse âmbito social. Logo, a dissolução dessa conjuntura faz-se imprescindível para a harmonia social.
Ademais, em segundo plano, é válido reconhecer o impasse enfrentado por mulheres negras para ocupar cargos de notoriedade. O histórico racista no qual de consolidou o país, levou a eclosão do descaso com a população negra e, principalmente, mulheres. Nesse sentido, esse panorama possui íntima relação com a obra literária “Mulheres, raça e classe” da filósofa estadunidense Ângela Davis, cuja base teórica, afirma o atraso feminino negro a empregos reconhecidos, uma vez que, em 1960, enquanto feministas brancas lutavam para trabalhar, a comunidade negra compunha a maior parte dos serviços braçais.
A persistência na conservação do patriarcado, em paralelo à desigualdade racial, consubstanciam, portanto, a realidade da mulher brasileira no mercado de trabalho. Logo, a fim de garantir a participação feminina nesse âmbito social, compete ao Poder Executivo, sob forma do Ministério da Mulher, família e direitos humanos, financiar e apoiar ONGs que atuam na inserção de mulheres nesse meio. Por intermédio da contração de agente sociais para monitorar e fiscalizar empresas e os índices de figuras femininas, de modo a aplicar multas às firmas que não estiverem de acordo. Somente a partir de tais ações, redesenhá-se-a um país distante dos verso de Elza Soares.

Compartilhar

7 Correções

  1. O seu texto está maravilhoso, pois vc pontuou corretamente, e todo o resto tbm ficou certíssimo, exceto 1 erro de gramática ( número do substantivo) que encontrei. É ELE:
    1- ”Ademais, em segundo plano, é válido reconhecer o impasse enfrentado por mulheres negras para ocupar cargos de notoriedade.” A PALAVRA OCUPAR ESTÁ EMPREGADA NA FORMA ERRADA, PORQUE FOI ESCRITA NO SINGULAR, SENDO QUE VC ESTAVA FALANDO DE ”MULHERES NEGRAS” ( NO PLURAL). POR ISSO, A FORMA CORRETA SERIA : OCUPAREM
    PS: OBSERVAÇÃO: NUNCA DIGA ” AS POPULAÇÃO” ( COMO EU JÁ VI UMA REDAÇÃO ASSIM) , POIS APESAR DE POPULAÇÃO ABRANGER UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS, A PALAVRA ESTÁ ESCRITA NO SINGULAR ( O PLURAL SERIA POPULAÇÕES) CERTO SERIA; A POPULAÇÃO. PRESTE ATENÇÃO NA REGRA.
    Parabéns pelo texto. Achei muito envolvente! Continue assim…
    Nota: 980 ( só pra vc tentar chegar mil rsrs brinks)
    Bjo, espero ter ajudado

    • 2
  2. Parabéns, você sabe abordar o tema muito bem no meu Ponto de vista ficou ótima sua redação, foi bem realista introdução começou muito bem , desenvolvimento também e sua conclusão ficou show,foi bem direta, pontuação certinha, tem os conectivos também ficou fantástico

    • 2
  3. Parabéns a sua redação ficou maravilhosa, embora contenha alguns erros de colocação.Muito bem você entendeu o assunto e o desenvolveu bem.você usou bem os conectivos, pontuação e a concordância.Se continuar assim terá grandes chances de passar no Enem e vestibulares!!Continue sempre treinando!!!

    • 1
  4. Gostei de sua redação, conclusão boa e bem interessante, se fosse eu daria 200 sem medo. O seu contexto histórico se encaixou bem na sua redação. Gostei também das coisas que você citou e palavras bem interessantes. Pontuações colocadas nos lugares certos, concordância bem colocada. Enfim, achei boa. Parabéns

    • 1
  5. Gostei do texto, ficou cíclico por retomar a alusão de Elza Soares. Porém o segundo desenvolvimento não gostei muito por você por “em segundo plano”, acho que o “ademais” estava melhor sozinho e ficou meio que reforçando. Mas está bem explicado, com ótimas alusões e sua conclusão está bem organizada. Minha nota é 960 :)

    • 1
  6. Apresentação de fatos gera uma ótima pontuação no Enem em tal competência, você tem domínio do assunto e sabe desencadear temas e fatos relacionados ao tema proposto .
    (Só uma observação na parte que você diz que o país” de consolidou” era para escrita ser assim mesmo?
    Você tem grande potencial.

    • 1
  7. Parabéns pelo texto👏🏽, mostrou que você tem domínio sobre a língua portuguesa, mostrou que você sabe como abordar e, contextualizar fatos com o tema proposto. Principalmente na conclusão você apresentou várias propostas e, terminou o texto para deixa-lo perfeito 👏🏽 no meu ver você iria excelente nos vestibulares 🙏🏽. Continue praticando com outros temas para você ter uma “noção ” para tentar fazer parecido com esse🙏🏽👏🏽😉.
    Espero ter ajudado!
    Boa sorte 😉🙏🏽
    Att: Raissa

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.