“1984” – George Orwell em seu livro, relata uma distopia em que os meios de informação e comunicação são manobrados por um poderio totalitário e, deste modo, mantém seus “súditos” refreados pela sua forma de governar. De maneira análoga,essa obra reflete desafios reais no Brasil contemporâneo, o qual muitos indivíduos se encontram alienados as questões relativamente à vacinação. Nesse sentido, é necessário que estratégias sejam aplicadas para alterar esse cenário, que possui como causas: a desinformação da população quanto a imunização, assim como o descaso do Poder Público na saúde.
Primeiramente, em 1904 houve uma rebelião popular denominada “Revolta da Vacina”, o qual toda a população carioca protestou contra a campanha de vacinação por falta de compreensão sobre. Paralelamente, a cidade enfrentava problemas de saúde pública, como também eram atingidos por doenças graves tais como varíola, febre amarela e peste bubônica. Entretanto,a caótica realidade se repete, e muitas são as desinformações acerca da importância da vacinação, o principal deles é a ausência de conhecimento,pois, contribui para uma maior circulação de notícias falsas,que por sua vez, têm causado repulsa dos cidadãos a essa proteção. Tendo como exemplo, o movimento antivacina desenvolvido pelo médico Andrew Wakefield, que indicou uma relação direta entre a incidência do autismo em crianças à aplicação da vacina tríplice viral. Os dados da pesquisa foram alterados e invalidados. Em síntese, é notório que muitos desses fatos são baseados em achismos, e que, a falta de vacinação tem a possibilidade de doenças erradicadas retornarem. Portanto, a sociedade tem o direito de ser informada de assuntos verídicos em relação à temática.
Outrossim, outra adversidade enfrentada é o descomprometimento do poder público. Dado que, muitos cidadãos se vêem enganados no que se refere a precarização de assistência pública.Pois apesar da Constituição de 1988 garantir o direito à saúde tal como bem estar, a falta de estrutura dos postos e hospitais são interligados à má administração dos recursos coletivos e a corrupção, implicando na qualificação dos serviços concedidos à sociedade, por isso, dificultando o acesso à vacina. Além do mais, os direitos devem-se cumprir na sociedade e não ter garantia somente na Constituição Federal.
Em vista disso, são necessárias medidas para modificar essa situação. Como resolução, o Ministério da Saúde deve propagar uma melhoria no Sistema Único de Saúde, por intermédio de projetos que auxiliam as unidades de atendimento garantindo que toda a população tenha o bem estar. Além disso, esse gabinete em parceria com as mídias de informação e comunicação, invistam em campanhas de vacinação bem como propagandas informativas, no qual deverá ter um programa social especialmente sobre a imunização, trazendo continuadamente questões aos mitos e verdades, com presença de médicos especialistas, assim como promovendo informações mais concretas em relação à vacina.Desta maneira, tendo por objetivo proteger de uma forma efetiva toda a comunidade. Espera-se com isso, edificar um país mais autêntico referente às vacinações e diferentes de um mundo distópico como também cruel, tal como a obra de Orwell – 1984.
DÊ NOTA! DÊ NOTA! DÊ NOTA! OBRIGADA!
glauberx1
Sua redação está muito boa, você está no caminho certo.
Competência 1 (120): Há desvios na escrita dos termos : “relativamente”, “tal como”. Há erros na estrutura sintática como em: “ postos tal como hospitais, são interligados”, é indevido uso da vírgula. Também notei erros de crase.
Competência 2: (160) Usou repertórios pertinentes, mas a relação do livro “1984” com a problemática não ficou tão pertinente. No mais, você compreendeu bem o tema.
Competência 3: (120)Notei que você fez o uso de uma alusão no tópico-frasal do 2º parágrafo, tente relacionar melhor com sua tese, ou comece como você fez no terceiro parágrafo, deixando pra colocar o repertório depois.Cuidado com períodos longos, a sua argumentação ficou um pouco prolixa.
Competência 4 (200) Uso correto e diversificado dos conectivos
Competência 5 (160) : Quem entrará em parceria com as mídias?
analuciaa
glauberx1 , sobre quem entrará com a parceria, estou me referindo ao Ministério da Saúde .
Mas, não entendi os desvios sobre a competência1, somente em relação à crase (que no caso, tenho mesmo dificuldade rsrs).
Obrigada! E se puder, me tire essa dúvida por favor!
E sim, meu primeiro desenvolvimento foi enorme, eu acabei argumentando muito