Olá, se possível corrigir ela por competência apontando os possíveis erros, obrigada!
Gilberto Freyre, ilustre sociólogo brasileiro, em seu livro “Casa Grande e Senzala”, aborda a importância da miscigenação entre negros e brancos para a formação cultural brasileira. Apesar dos esforços desse e de outros pensadores, hodiernamente, no Brasil, inúmeras pessoas são, infelizmente, discriminadas pelo seu tom de pele. Nesse sentido, algo deve ser feito para mudar esse cenário, uma vez que a longa escravização dos povos de origem africana acarreta a vilipendiação dos direitos desse grupo racial.
Em primeira análise, o cruel e indefensável pensamento de que uma raça deveria se submeter a outra é um fator preponderante para essa discussão. Diante desse viés, apesar de a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 1888, ter acabado, em termos burocráticos, com a escravidão de africanos em solo brasileiro, ainda hoje é possível perceber os resquícios desse terrível período. Assim, a sociedade extremamente racista daquela época, que submetia os negros a condições de vida desumanas, perpetuou seu pensamento, errôneo e retrógrado, durante anos e gerações. Por esse motivo é que, apenas no século XXI, cerca de 200 anos após o término da escravidão, o racismo entra em pauta na sociedade, o que se faz necessário para que essa realidade seja mudada.
Em segunda análise, as pessoas vítimas de racismo terem seus direitos vilipendiados é um fato de suma importância para essa análise. Essa tese pode ser comprovada, por meio de dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelando que, apesar de os negros representarem apenas 54% da população total brasileira, são cerca de 71,5% das pessoas assassinadas a cada ano no país. Nesse contexto, esse grotesco número comprova que a população negra está absurdamente mais exposta à violência no Brasil, tendo a vida, um de seus direitos mais importantes, retirada.
Portanto, urge que o Estado, em situação de órgão máximo nacional, por meio de envio de recursos ao Ministério da Cidadania, promova palestras, que aconteceriam em todos os municípios brasileiros, enfatizando a importância de se tratar todos de forma igualitária, independente da cor da pele, deixando o pensamento retrógrado da suposta existência de uma raça superior no passado. Essa ação visa a garantir os direitos dos negros, conscientizando as pessoas para que o racismo possa ser superado. Assim, todos poderiam pensar analogamente a Gilberto Freyre, descobrindo o importante papel que a população negra ocupa no Brasil e valorizando-a, corretamente.
luizamarinho
Olá, ISA! Lá vamos nós de novo. Fico feliz que tenha gostado do estilo da minha correção. Qualquer coisa, estou aqui.
COMPETÊNCIA 1:
– Inadequação da vírgula na 2 linha do 3 parágrafo, após “comprovada”. Reestruturando: “Essa tese pode ser comprovada (tirei a vírgula daqui) por meio de dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública”
– Atente-se no uso do gerúndio (revelando, tendo, enfatizando, deixando, conscientizando), pois é uma marca de oralidade. Troque por: de modo a revelar; de forma a ter, etc.
– Recomendo tirar a vírgula antes de “corretamente”, na última linha dessa produção.
COMPETÊNCIA 2:
-Tem-se a abordagem completa do tema, a tese é evidente, o texto é muito bem estruturado em 4 parágrafos, ausência de partes embrionárias, e há, pelo menos, um repertório produtivo.
COMPETÊNCIA 3:
– O projeto de texto não ficou tão claro, pois os tópicos que serão abordados no parágrafo 2 e 3 não são pontuados na introdução. Cuidado!
– Sua introdução é linda e bem contextualizada. Falta apenas a menção dos argumentos 1 e 2, ok?
– Seu desenvolvimento 1 está fantástico mesmo! Só peço que explique mais como se deu esse processo de passar o pensamento para as próximas gerações. Por que ele não se apagou com o tempo? O que faz com que ele se mantenha?
– Seu desenvolvimento 2 está ótimo. Eu apenas achei estranho você utilizar a palavra “fator”, como se a agressão sofrida por eles fosse uma “causa” da problemática, mas ela é uma consequência. Logo, aconselho trocar “fator” por uma palavra que indique uma consequência. Ou, você poderia começar seu parágrafo da seguinte forma: Em decorrência disso, observa-se a violação dos direitos constitucionais de tal parcela racial”. Algo que indique consequência, efeito. Tudo bem?
– Não utilize o futuro do pretérito na redação (poderiam). Seja assertiva!
luizamarinho
Continuação da C3….
– Sua conclusão está ótima! Entretanto, otimize! Seja original. “Palestras” está meio batida, não?
COMPETÊNCIA 4:
– É notório que você possui um vasto repertório de conectivos. Todavia, atente-se na repetição do “que” e do “assim” ao longo de seu texto.
COMPETÊNCIA 5:
– Sua proposta apresenta todos os elementos válidos. Show!
NOTA FINAL ——————————————————————————–
C1 – 180
C2 – 200
C3 – 180
C4 – 180
C5 – 200
TOTAL = 940
Deyse33
Não sou muito boa em correções, porém vou tentar ajudar no seu texto.
Você usou um ótimo repertório e contextualização. Porém, tente deixar mais claro na introdução o que vc vai desenvolver no D1 e D2.
Eu gostei do seu desenvolvimento, acho que ficou muito bom.
Você tem alguns erros de concordância.
Eu acho que sua conclusão está completa, mas tente usar mais conectivos.
larysarmento
linda contextualização e ótimo repertório!
introdução: procure direcionar para os argumentos, deixando bem claro oq será desenvolvido nos próximos parágrafos.
arg 1: qual a consequência da supremacia ainda hoje?
arg 2: erros de concordância.
int: ao deixar claro na introdução quais argumentos vai desenvolver e apresentar suas consequências para serem resolvidas a intervenção fica mais clara e organizada. procure explorar os conectivos p deixar evidente que respondeu aos 5 elementos necessários no paragrafos.