Na obra utopia do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Conquanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto, uma vez que a questão indígena no Brasil ainda apresenta barreiras. Esse cenário é de tanto da negligência governamental quanto da passividade da população. Diante disso, torna-se crucial a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
A princípio, é imprescindível destacar a negligência governamental um dos fatores como entrave na sociedade. Segundo o sociólogo Bauman, em sua teoria das Instituições Zumbis que descreve as esferas de poder como presentes na sociedade, mas sem cumprirem suas funções. Sob essa ótica, observa-se que os indígenas correm risco por não terem seus direitos garantidos, além da possibilidade de perderem suas terras. Tornando-se cada vez mais difícil de lutarem por seus deveres.
Ademais, outro fator notório é a passividade da população, visto que desde o início da colonização brasileira no século XV, os índios permanecem sendo excluídos no Brasil, pois pouco se fala sobre esses povos na escola e também na história do país. Com isso, os brasileiros continuam sem buscar aprender sobre a cultura e costumes indígenas. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, medidas devem ser tomadas, então o Governo- órgão responsável pela organização do país junto com o Ministério da Cultura promova palestras e programas por meio das mídias sociais e a Funai para implementar a cultura indígena nas instituições de ensino e aos cidadãos para que conheçam mais sobre eles. Para que as Instituições Zumbis de Bauman não de concretizem no país.
A questão indígena no Brasil
Compartilhar
clas
Boa redação, apresentou logo a tese e usou os conectivos de forma maravilhosa, mas algumas correções seriam: ao apresentar a obra do autor coloque seu título entre aspas e com letra maiúscula ( 1 paragrafo). Na explicação da teoria de Bauman seria melhor colocar ela entre parênteses, assim o leitor entende melhor qual seria a teoria e ela não se perde no meio da frase ( 2 parágrafo, e por fim no último parágrafo na última frase o “de” tem que ser substituído por “se”.
Steffani
Oi, tudo bem?
Gostei de sua introdução, citou o tema, mostrou seu posicionamento e logo de início uma boa citação que está de acordo com o tema abordado.
Desenvolvimento 1: poderia ter sido iniciado desta forma “Em uma primeira análise, é imprescindível ressaltar a ausência de medidas governamentais”. Colocando dessa forma evita repetir palavras do parágrafo anterior.
A citação do sociólogo seria melhor colocar seu nome desta forma Zygmunt Bauman, invés de apenas Bauman
Desenvolvimento 2: bem elaborado
Conclusão: faltou um pouco do detalhamento sobre a ação, achei um pouco confusa. Procure sobre modelos de conclusões irá te ajudar muito.
Hygorsilvazx
Oi, como vai?
Vou ser breve na correção.
A introdução apresenta um bom desenvolvimento, uma alusão ligada ao tema e uma retomada para a atualidade muito bem centrada. Entretanto, você tem a capacidade de argumentar mais a sua redação, trazes mais ideias ao parágrafo para te beneficiar no enredo da sua redação.
D1= Seu desenvolvimento foi muito bem articulado, só modificaria alguns conectivos de ligação na sua redação, como o “logo” nas últimas linhas.Tirando isso o seu desenvolvimento foi muito bom ( cuidado com o uso da vírgula, acentuação pode te causar um pouco de prejuízos)
D2= Excelente a forma de atribuição da pressão no deveres do governo e a retomada das ideias( tese, problemas, argumentos) só precisa aumentar um pouco, porém está boa.
Conclusão= está muito boa, porém está meio anexo a solução para o problema, invés de palestras poderia ser ” programas pedagógicos”. Continue assim ! Um abraço
EllenHarolenes
Olá! Tudo bem?
Adorei sua redação, você trouxe alusões extremamente pertinentes e alinhadas ao seu texto e isso em uma dissertação argumentativa é de suma importância, pois alusões como as que você trouxe ajudam a validar seu argumento. Notei a sua boa escrita, percebe sua noção sobre a redação. Porém achei ela curta, acredito que teria mais espaço para ser desenvolvida. Sua redação está bem amarrada e coesa, mas ainda acho que poderia ter explorado mais, você tem boas ideias, da próxima tente complementar mais um pouco.
Marya@37
Oie, tudo bem? Espero que sim. Então vamos lá:
Introdução: gostei bastante da sua introdução, mas poderia ter colocado mais algum argumento introdutório, já que esse parágrafo ficou um pouco curto. Além disso, apresenta ótima citação e tese concordando com a temática do texto.
Desenvolvimento: D1- Achei um pouco confuso. Esse parágrafo está bem escrito, porém a ordem dos argumentos está comprometendo a estrutura. Você apresenta neste desenvolvimento: tópico frasal + exemplificação (citação)+ uma breve explicação+ e encerramento de parágrafo com uma frase conclusiva de intensificação. Ao meu ver está sequência está errada (apesar de não ter uma ordem exata), então o “certo” seria tópico frasal+ ampliação desse tópico (o porquê)+ fundamentação (repertório)+ e frase conclusiva. (posso estar errada sobre oque eu escrevi já que para mim esta sequência que você escreveu está incorreta, mas como tem diversas formas de escrever esta também pode estar certa, desculpa se interpretei errado este parágrafo). D2- ótimo parágrafo, porém apresenta um período muito grande e pode prejudicar a sua nota. Senti falta de repertório produtivo também. Sugestão de reescrita:
Ademais, outro fator notório é a passividade da população. Porque, desde o inicio da colonização brasileira no século XV, os índios permanecem sendo excluídos no Brasil. Assim como, pouco se fala sobre esses povos na escola e na história do país. Dessa forma, os brasileiros continuam sem buscar à aprender sobre a cultura e costumes indígenas. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure em nossa sociedade.
Conclusão: gostei bastante da conclusão, mas novamente o período está muito grande. Apresenta: ação+ agente+ meio. No total são cinco elementos necessários para criar a proposta de intervenção e na sua está faltando efeito e detalhamento.
Com relação a estrutura sintática não apresenta muitos desvios, senti falta de mais conectivos que ajudam a interligar os parágrafos e argumentos.
Não irei colocar a nota, pois ainda não tenho segurança!
Se tiver alguma parte que não entendeu pode me mandar mensagem por aqui, ficarei feliz em ajudar: [email protected]
Espero ter ajudado, bons estudos!