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A questão indígena no Brasil

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Ser índio no Brasil é lidar com o questionamento do seu lar e o julgamento cultural a todo instante. A questão indígena no país e rodeada por debates sobre a posse de terra e perseguição aos seus costume.

Dessa maneira, o índio precisa lutar pela nao devastação da sua terra, o desmatamento da Floresta Amazônica trouxe um problema enorme para os primeiros habitantes do Brasil. Diante disso, a PEC 215 esta sendo julgada com intuito de demarcar as terras indígenas e acabar com toda essa guerra por terras.

Além disso, a cultura desse povo e perseguida por pessoas xenofóbicas que nao percebem que as comidas típicas, as festas e o folclore brasileiro sofreu e sofre constante influencia da cultura indígena. Desta forma, faz-se necessário uma melhor divulgação desses benefícios para com o país.

A priori, o Ministério da Agricultura, órgão responsável pela questão indígena no Brasil deve criar um anuncio institucional e publicitário com o intuito de mostrar ao publico a importância da valorização da cultura e da terra dos índios e por meio disso os indígenas sejam respeitados no seu pais.

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2 Correções

  1. Oi, tudo bem? Corrigindo considerando o ENEM (perdoe-me se algo estiver errado, falarei conforme sei):
    C1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
    Percebi diversas problemáticas na questão de acentuação, não sei se você esqueceu por se tratar de uma plataforma digital ou realmente escreve assim. De qualquer forma, nenhum vestibular on-line aceitaria isso. A palavra “índio”, além de ser repetida diversas vezes, não é o melhor termo para usar-se. A questão já é debatida há anos e muitos povos indígenas lutam para que a palavra não seja mais usada. Por exemplo, Daniel Munduruku defende que “índio” remonta preconceitos, como o do selvagem, um ser do passado, além de esconder a diversidade dos povos. Enfim, resumidamente, prefira indígena. Reparei na falta de concordância, como em “seus costume”. Por fim, creio que você acabou pecando muito nessa C1, creio que sua nota ficaria em 80 pontos.
    C2: compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    A proposta era bem ampla, então era um tanto quanto difícil tangenciar. Enfim, é possível visualizar sua tese, mas só. Nos parágrafos de desenvolvimento, você deveria argumentar o porquê de sua opinião ser válida. Seu repertório poderia ser algum comentário de um indígena, exemplo de alguma perseguição, mostrar que é um preconceito antigo usando fatos da história… Com isso, creio que sua nota novamente ficaria entre os 80 pontos, já que houve entendimento, mas não houve seguimento da estrutura.
    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    O fato de não ser possível visualizar seus argumentos faz com que essa competência se torne quase impossível de ser avaliada. Sua nota seria entre 40-80 pontos.
    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Senti falta dos conectivos, ideias para a argumentação e “costura” das ideias. Portanto, novamente ficaria por uns 80 pontos.
    C5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Faltou o modo: como vai ser realizado? Contudo, creio que receberia 120 pontos.

    Lembre-se que, nesse caso, prática e leitura são os únicos que irão te ajudar. Parabéns e sucesso

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  2. Boa tarde!
    Se sua redação estiver em relação ao ENEM, vou citar alguns erros que não condizem com o que é pedido pela banca. Caso contrário, desconsidere o comentário.
    Introdução
    Não há a delimitação da tese explícita, tampouco os argumentos que vão embasa-la. Essas exigências estão relacionadas ao planejamento textual.
    Seu desenvolvimento 1 está mt analítico, não há criticidade alguma. Você expôs um fato mas não argumentou sobre ele, não descorreu, não usou ele para fundamentar sua ideia. Faltou criticar mais, defender mais e colocar um ponto de vista mais claro.
    D2 mesmo comentário
    Bom, você traz ideias nos parágrafos de desenvolvimento, mas precisa discorrer melhor.
    Conclusão
    Iniciar o seu parágrafo com a priori não é muito bom. Esse conector significa que está em prioridade, o ideal é iniciar a conclusão com conectivos conclusivos como portanto, logo etc.
    Quanto à proposta de intervenção há 4 elementos certinhos, mas faltou o meio/modo. Pode até parecer que “por meio disso” seja um meio/modo, só que está dando um contexto diferente, de finalidade. Isso porque você fala por meio disso( retornando à ação) indígenas sejam respeitados no seu pais.
    Comentário geral:
    Estude muito gramática e sintaxe, percebi muitos desvios que descontam da c1
    O planeamento de texto ficou afetado pelos motivos que eu citei. Por conta disso, aconselho voce, antes de escrever, fazer um mapa mental com as ideias que você tiver em mente sobre o tema. Dessa forma, você vai selecionar as melhores e o texto ficará muito bom. Mas de maneira geral, isso prejudicou a sua competência 3
    Quanto à competência 2, nenhum dos repertórios foram usados de maneira certa. Não estavam dentro dos padrões da banca do Enem. Estavam legimitados dim, mas não pertinentes e produtivos, pois não foram linkados à ideia ou tese.
    Competências 4: senti falta de conectivos para trazer fluidez ao texto
    Competência 5: foi a melhor e só faltou o meio/modo msm.
    No mais, é isso! Espero ter ajudado e desculpe qualquer equívoco nesse comentário. Parabéns pelo texto!

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