O racismo surge da crença de que existem sociedades superiores às outras, dessa forma, desde os tempos das grandes navegações bem como, imperialismo europeu, um sentimento de superioridade permanecia meio ao povo branco. Com o avanço capitalista, a necessidade de um indivíduo se inserir no contexto globalizado aumentou sucessivamente, os desafios nessa perspectiva. No Brasil, as inúmeras etnias indígenas sofrem com o preconceito e a má distribuição de terras, enfatizando as principais causas do problema abordado.
Em primeiro lugar, é válido destacar que desde o século XVI- início da colonização, os indígenas são alvos de discriminação e preconceitos. Segundo Pierre Bourdieu- sociólogo, “a sociedade possui padrões que são impostos e reproduzidos pelos indivíduos sociais”, sob tal óptica, o pensamento da superioridade do homem em relação aos índios, corrobora para disseminação de estereótipos no meio social. Assim, tal fato ocorre devido uma visão etnocêntrica dos nativos aos índios. Desse modo, é válido argumentar que o sociedade não consegue combater o racismo se não consegue reconhece- ló.
Outrossim, o Estado é visto como impulsionador do problema, no que tange, a má distribuição de terra aos indígenas. Consoante ao pensamento do sociólogo Karl Marx, “o capitalismo prioriza lucros e o aumento de valores”. Nesse sentido, é válido afirmar que a expansão do agronegócio compromete a distribuição de terras as tribos indígenas, isso ocorre em virtude dos interesses políticos e econômicos que visam expandir as áreas agrícolas, ocupando por sua vez, áreas nativas, fato que resulta em conflitos violentos entre brancos e índios. Dessa forma a população nativa tem continuo extermínio dos seus direitos e culturas.
Infere-se, portanto, a intervenção pontual do problema. Logo, é dever do Governo Federal mediante a constituição Federal dos Direitos Humanos, desenvolver projetos que por meio das mídias comunicativas apresentem como objetivo, concientizar a sociedade sobre as diferentes formas de cultura, além de expor os pontos negativos que o excesso de preconceito promove a uma organização social, expondo de forma contextualizada os seus direitos e deveres mediante a população. Ademais, é dever do Poder Público por intermédio dos três poderes, desenvolver programas que através de palestras, apresentem como finalidade, expandir uma maior participação dos órgãos governamentais em relação à distribuição de terras igualitarias aos indígenas. Como efeito, o país será visto de forma respeitável.
✓se possível corrigir mediante as competências do Enem.
✓desde já agradeço. Boa noite. 🙂
Fersevero
Oiii, sua redação está muito boa! Vou pontuar como você pediu:
Competência 1: ela trata sobre a norma padrão da língua e para atingir 200 pontos só pode ter 2 desvios( gramatical ou de recolha de palavra) e 1 erro sintático. Aqui você perderia uns pontinhos, porque acho que teve alguns desvios: no parágrafo 1 acho que faltou vírgula antes do bem como e não vejo necessidade de vírgula depois desse conectivo, o “nessa perspectiva” ficou confuso(não entendi ele), “sucessivamente” deveria vir entre vírgulas e não possui nenhum elemento atrativo antes de inserir, dai é próclise; no 2 parágrafo faltou fechar o travessão, eu acho interessante o “Sob tal óptica” formar uma nova oração, acho que “em relação aos índios” devem vir entre vírgula, o “superioridade do homem ” ali deve ser dito “que homem?” e a palavra “nativo” ficou estranha, porque acho que os índios são considerados nativos;no 3 parágrafo acho que vai crase em “às tribos” e o “Dessa forma” acho que tem que por vírgula depois; já no 4 parágrafo “por meio das mídias comunicativas” e “por intermédio dos três poderes” acredito que devem vir entre vírgulas e precisa tirar as vírgulas após “”objetivo” e “finalidade”.
Competência 2 acredito que não fugiu do tem, nem tangenciou, seu conhecimento de mundo foi usado de maneira produtiva e o texto tem fluidez
Competência 3 você demonstra um bom projeto de texto, está tudo conectado e fluido
Competência 4 acho que você foi muito bem, só cuida que usar vírgulas de maneira errada pode mudar o sentido do conectivo. Não percebi repetição de palavras.
Competência 5, tudo que é exigido acredito que foi abordado, só tenta detalhar um pouco mais para não correr riscos
Eu acho que a sua nota seria: 160,200,200,180 e 200=940