A questão indígena no Brasil

  • 1

A primeira geração do Romantismo no Brasil, ficou marcada pela valorização da figura do índio como símbolo nacional, assim como sua cultura e história. No entanto, fora do âmbito literário, observa-se que essa realidade não configura-se no Brasil hodierno, visto ataques de diversas naturezas e o desrespeito aos direitos dessa população. Logo, faz-se frucal entender como a negligência Estatal e questões históricas cooperam para a persistência dessa conjuntura.

Em primeiro plano, é notório destacar a carência de políticas públicas eficientes que assegurem os direitos do cidadão indígena, como elemento propulsor da problemática. Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), cerca de 30% dos territórios indígenas ainda não foram demarcados no país, evidenciando a falta de recursos fiscais suficientes para efetuar a ação. Nessa pespectiva, percebe-se que o Estado não garante mecanismos necessários, gerenciado um cenário de indiligência para as questões indígenas. Dessa forma, é fundamental a revisão do posicionamento de competências governamentais.

Ademais, o efeito de pensamentos discriminatórios com origem histórica relacionandos ao público indígena atuam como agente influenciador do revés. No contexto do período de colonização do Brasil, a carta de Pero Vaz de Caminha apresenta a figura dos povos nativos como indivíduos a serem civilizados seguindo o padrão europeu, desconsiderando seus costumes e tradições próprios. Sob tal ótica, a concepção de aversão cultural favoreceu o surgimento de preconceitos contra povos indígenas, submetendo a ocorrência de exclusão social quanto aos seus direitos, fato prejudicial a conveniência e saúde mental dessa demanda. Portanto, torna-se urgente a aplicação de medidas para atenuar esse quadro.

Diante do elencado, urgem as seguintes apelativas: O Tribunal de Contas da União deve direcionar capital o qual, por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública será destinado à Instituições e Organizações Não Governamentais que atuem em favor dos direitos indígenas, através de projetos sociais que visem a valorização cultural dos povos nativos brasileiros e serviços especializados nas esferas da saúde, educação, fiscalização de reservas e demarcação de terras. Tal atuação, configura o objetivo de assegurar práticas vigentes com o artigo 231 da Constituição Federal. Desse modo, o ideal da geração romântica Indianista será efetivado na sociedade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Você fez uma ótima alusão na referência, atendendo a competência 2, ao utilizar a 1° geração do romantismo. Sendo essa uma ótima opção, visto que consegue mostrar domínio sobre o conteúdo e articular com as diversas áreas do conhecimento e gostei muito da descrição que você faz.
    Além disso, gostaria de destacar alguns pontos:
    – uso indevido da vírgula em alguns trechos
    – boa escolha de conectivos
    – argumentação que sustenta o texto
    – conseguiu organizar e relacionar as informações apresentadas para defender seu ponto de vista
    –> Segue linha de raciocínio lógico no desenvolvimento 1 e 2, além do uso de conjunções conclusivas nos respectivos parágrafos, o que possibilita a síntese da ideia apresentada, sem deixar nada passar.
    –> A conclusão ficou bem elaborada, dizendo exatamente quem deve atuar e como deve atuar hahahaha
    No geral, recomendaria uma revisada na pontuação. Você escreve muito bem e possui embasamento para sustentar sua argumentação.
    Sucesso aí!!!! :)

    • 1
  2. Oi, Tudo bem?
    Gostei do teu texto, está bem estruturado, porém tem algumas coisas que eu gostaria de salientar, que ao meu ver não estão de acordo.

    Tua conclusão está muito boa, não tenho o que falar a respeito.

    Nos teus desenvolvimentos, cada parágrafo termina com uma proposta de intervenção. Eu fui ensinado que terminar um argumento com esses elementos é de certa forma errado. Meu conselho é trocar essas propostas de intervenção por um aprofundamento de argumento. Ademais, teus desenvolvimentos estão muito bons.

    Tua conclusão está um pouco confusa porque você não seguiu aquele estrutura “ortodoxa”, mas acho que está boa. Pelo que parece, todos os elementos estão aí. Porém a maneira como você terminou o texto, afirmando que o ideal seria tratar os índios como no romantismo, eu não achei correto. A época da geração romântica Indianista foi um momento exagerado. Eles queriam a representação de um herói nacional assim como foram os cavaleiros para os europeus. Era um ideal ilógico e fantasioso. Portanto, enfatizar a necessidade de respeitar os direitos dos indígenas e de suas culturas seria o mais adequado.

    É isso. Teu texto está muito bom. Continue praticando que você chega aos 1000 pontos.
    Bons estudos. : )

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.