Aprendiz

A questão indígena e a educação.

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Com consequência da chegada dos portugueses no Brasil em 22 de abril de 1500, os povos que já habitavam aqui -os indígenas- sofreram uma grande homogenização cultural, levantando questões de como preservar seus costumes, e então,  para que fossem conservados, a constituição federal brasileira de 1988 criou as bases legais que constituem a educação escolar indígena, que atuam em 69 escolas no território indígena hoje em dia.

Essas escolas são obrigadas a ter uma boa infraestrutura adequada para receber os 149 mil estudantes indígenas segundo os dados do INEP, porém o que professores reunidos na III Assembléia Geral do Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia relatou que lidam com vários problemas nas escolas: Falta de infraestrutura; falta de atentimento ao Ensino Fundamental dá 5ª à 8ª série; Falta de uma política pública para atender à necessidade do Ensino Superior voltado aos interesses dos povos indígenas que buscam estudar em universidades públicas e o preconceito.

Nos comparamos com uma triste realidade, onde vemos nosso povo indígena lutando para se adptar e sobreviver na sociedade.Segundo a ONU 38% dos indígenas vivem na pobreza, e muitas vezes acabam caindo na taxa de mortabilidade de indíos, e á medida que o tempo passa, logo a cultura desde povo se extinguirá.

A necessidade de tentar reverter essa situação é de extrema urgência, sonhamos com um Brasil evoluído e justo, para que tal coisa aconteça é preciso que a população brasileira – e governo –  esteja atenta á situação dos nossos indíos, e ajudá-los a procurar seus direitos como seres humanos que buscam educação, saúde, uma casa e oportunidades de se adequar ao mundo atual.

 

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4 Correções

  1. Olá ,ótimo tema escolhido ,é importante não colocar a palavra ”aqui” em sua redação por que não pode mostrar o lugar onde vc está , seu primeiro paragrafo de desenvolvimento ficou como uma lista apesar de você ter apresentado os problemas isso não é bom ,achei que o segundo paragrafo do desenvolvimento focou em uma coisa diferente do que a educação dos indígenas, você pode começar pegando uma problemática só pra não se embolar nas outras, de educação pulou pra mortalidade dos indígenas,não use uma palavra que remeta a primeira pessoa por exemplo ”sonhamos” o texto tem que ser na terceira pessoa ,a conclusão pode ficar melhor evite o senso comum seja mais criativa colocando na conclusão o seguinte como pode ser resolvido de uma forma viável ,por quem , com qual finalidade ,detalhes sobre a ideia, tem alguns erros de gramatica que podem ser melhorados como uso da virgula ,acentuação e por fim quando usar alguma sigla coloque o significado dela como no do INEP no entanto sua redação ficou ótima ,continue praticando e bons estudos ; )

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  2. Essa correção foi editada.

    1) Estou passando a ver frequentemente esse erro aqui na plataforma. Escrever o paragrafo de introdução em um só período. Construções desse tipo, tendem a deixar o texto muito cansativo e bagunçado. O corretor pensa ”se a abertura do texto é assim, como será o resto…”.
    Não é achismo ou coisas que leio por ae, mas tive aula com uma ex-corretora de redação do enem. Ela disse que uma das primeiras coisas que definem uma nota boa, é o quão bom o tema foi introduzido.
    Se atente a esse quesito de organização e estruturação da introdução. Aliás, vc deixou evidente ótima ideias para a introdução, só não articulou bem.
    2) Essas não é um recurso coesivo adequado para primeiro paragrafo. Parece que vc não encerrou o que queria falar no paragrafo anterior, quando na real deveria ultiizar um recurso que diga ”estou começando meu primeiro paragrafo de argumentação.
    Ademais, achei seu primeiro desenvolvimento com traços predominantemente expositivos. você evidenciou fatos pertinentes ao tema, mas e sua análise crítica(teve mas foi pouca) ?
    Além disso, a estruturação do segundo paragrafo de desenvolvimento não ficou tão boa. Percebe-se claramente a falta de articulação entre as ideias e, faltou análise critica.
    UMA DICA MASTER PARA VC, um bom parágrafo de desenvolvimento é constituído de 3 a 4 períodos , sendo ele TÓPICO FRASAL + ANÁLISE CRÍTICA + VOZ DE AUTORIDADE + DESFECHO(opcional)
    3) Atente-se para o desenvolvimento de proposta de ontervenção criativa, e que não recai somente sobre o Estado a necessidade de tomar ações.
    Lembre-se sempre de responder as seguintes pergunta ”O que vai ser fetio?” ”Como vai ser feito?” ” Por quem vai ser feito? ” ”Para que será feito?”
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    Como vocês podem ver nos stories em destaque, nós estamos postando diversas mensagens com as mensagens dos nossos alunos agradecendo pela nota que conseguiram na redação do ENEM. E em muitas das mensagens, é citado um bendito ‘‘esqueleto’’ que nós ensinamos, o que claramente tem despertado a curiosidade de vários novos seguidores. Sendo assim, o post de hoje é sobre o esqueleto que, desde 2017, vem ajudando milhares de pessoas a conquistarem uma nota maior que 900. Vamos lá?! Sua introdução deve conter três coisas: um CONTEXTO (que deve fugir do senso comum), uma PROBLEMÁTICA (que deve estar bem explícita) e suas TESES (que são as causas da problemática). Tudo isso em 5 a 6 linhas. Passando para o desenvolvimento, você deve fazer um texto com DOIS parágrafos de desenvolvimento. Em cada um deles, você irá discutir uma das teses que você apresentou na introdução. Você começa o parágrafo apontando qual tese será discutida, ou seja, fazendo um TÓPICO-FRASAL. Após isso, você faz uma EXPLICAÇÃO (amplia a sua ideia), EXEMPLIFICA e aponta CONSEQUÊNCIAS. Tudo isso de maneira bem fundamentada e fugindo do senso comum, claro. Cada um dos seus desenvolvimentos terá entre 8 a 9 linhas. Na conclusão, você fará uma RETOMADA a tudo que foi abordado (na prática, relembra quais foram as duas teses), propõe as SOLUÇÕES (recomendamos que você faça DUAS soluções: uma para cada uma das teses) e faz um FECHAMENTO DO TEXTO, que deve ser circular, ou seja, deve ter relação com o contexto da introdução. Pronto, Máximos. Esse é o ESQUELETO REDAÇÃO MÁXIMA. Use com carinho e tenho certeza que você chegará à casa dos 900 num curto espaço de tempo. | Atenção! Aqui, no Instagram, não conseguimos aprofundar todos esses tópicos que compõem o esqueleto, porém, na nossa apostila, você encontra tudo isso de maneira completa e exemplificativa. Você vai realmente aprender a fazer CADA UM dos tópicos. E o melhor de tudo é que APENAS DURANTE JANEIRO a nossa apostila está saindo pela METADE DO PREÇO! Basta você usar o cupom JANEIRO50. O link para compra do e-Book está na nossa bio. #EuSouMáximo #RumoAo1000

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    Antes de se preocupar com técnicas de redação, você precisa compreender o gênero textual exigido para a prova. Não há como estudar redação para o ENEM sem saber o que é uma dissertação-argumentativa. De maneira bem simples e direta, uma dissertação-argumentativa nada mais é do que um texto em que o autor apresenta um ponto de vista (uma opinião, um posicionamento, uma tese), e convence o leitor a respeito dessa opinião através de argumentos. E é exatamente por isso que sua redação não pode trazer apenas fatos e dados. O corretor não quer encontrar apenas exposições. Ele precisa identificar qual é a sua tese e os seus argumentos. #EuSouMáximo #RumoAo1000 • Lembrando que, usando o cupom 🔸JANEIRO50🔸, você ganha 50% de desconto na compra do nosso e-Book (link para compra na bio). Cupom válido durante todo o mês de janeiro.

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    https://www.instagram.com/p/B3zrOgKgCC1/(recomendo demais esse – é um esqueleto de redação (não é um modelo pronto), uma estrutura que ajuda a identificar os principais pontos e a estruturar uma boa redação – com o tempo você pode criar o seu próprio esqueleto/maneira de escrever)

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  3. Você escreve muito bem, o texto está muito bom! Só precisa se atentar em detalhes como dizer o que a abreviatura da referência quer dizer, exemplo: …. Organização das Nações Unidas (ONU).
    Outra coisa também, tenta usar mais conectivos principalmente no inicio dos parágrafos. Exemplos: “Primordialmente, essas escolas…” “Ademais, ao compararmos…” “Portanto, a necessidade”. Espero que tenha ajudado!

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  4. Bom, gostei muito da sua redação, principalmente do tema. Vc mudou o assunto do seu texto de um parágrafo para o outro.Notei que vc utilizou um número excessivo de dados, oq fez com que seu texto ficasse parecendo uma lista. Percebi também, que vc não soube dividir os parágrafos de forma que fiquem coerentes entre si.
    Tirando isso, gostei muito do seu tema e espero ter ajudado!!
    Parabéns!!!

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