Com consequência da chegada dos portugueses no Brasil em 22 de abril de 1500, os povos que já habitavam aqui -os indígenas- sofreram uma grande homogenização cultural, levantando questões de como preservar seus costumes, e então, para que fossem conservados, a constituição federal brasileira de 1988 criou as bases legais que constituem a educação escolar indígena, que atuam em 69 escolas no território indígena hoje em dia.
Essas escolas são obrigadas a ter uma boa infraestrutura adequada para receber os 149 mil estudantes indígenas segundo os dados do INEP, porém o que professores reunidos na III Assembléia Geral do Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia relatou que lidam com vários problemas nas escolas: Falta de infraestrutura; falta de atentimento ao Ensino Fundamental dá 5ª à 8ª série; Falta de uma política pública para atender à necessidade do Ensino Superior voltado aos interesses dos povos indígenas que buscam estudar em universidades públicas e o preconceito.
Nos comparamos com uma triste realidade, onde vemos nosso povo indígena lutando para se adptar e sobreviver na sociedade.Segundo a ONU 38% dos indígenas vivem na pobreza, e muitas vezes acabam caindo na taxa de mortabilidade de indíos, e á medida que o tempo passa, logo a cultura desde povo se extinguirá.
A necessidade de tentar reverter essa situação é de extrema urgência, sonhamos com um Brasil evoluído e justo, para que tal coisa aconteça é preciso que a população brasileira – e governo – esteja atenta á situação dos nossos indíos, e ajudá-los a procurar seus direitos como seres humanos que buscam educação, saúde, uma casa e oportunidades de se adequar ao mundo atual.
BARBARA BRUNA DE ALMEIDA
Olá ,ótimo tema escolhido ,é importante não colocar a palavra ”aqui” em sua redação por que não pode mostrar o lugar onde vc está , seu primeiro paragrafo de desenvolvimento ficou como uma lista apesar de você ter apresentado os problemas isso não é bom ,achei que o segundo paragrafo do desenvolvimento focou em uma coisa diferente do que a educação dos indígenas, você pode começar pegando uma problemática só pra não se embolar nas outras, de educação pulou pra mortalidade dos indígenas,não use uma palavra que remeta a primeira pessoa por exemplo ”sonhamos” o texto tem que ser na terceira pessoa ,a conclusão pode ficar melhor evite o senso comum seja mais criativa colocando na conclusão o seguinte como pode ser resolvido de uma forma viável ,por quem , com qual finalidade ,detalhes sobre a ideia, tem alguns erros de gramatica que podem ser melhorados como uso da virgula ,acentuação e por fim quando usar alguma sigla coloque o significado dela como no do INEP no entanto sua redação ficou ótima ,continue praticando e bons estudos ; )
bicodeviuva
1) Estou passando a ver frequentemente esse erro aqui na plataforma. Escrever o paragrafo de introdução em um só período. Construções desse tipo, tendem a deixar o texto muito cansativo e bagunçado. O corretor pensa ”se a abertura do texto é assim, como será o resto…”.
Não é achismo ou coisas que leio por ae, mas tive aula com uma ex-corretora de redação do enem. Ela disse que uma das primeiras coisas que definem uma nota boa, é o quão bom o tema foi introduzido.
Se atente a esse quesito de organização e estruturação da introdução. Aliás, vc deixou evidente ótima ideias para a introdução, só não articulou bem.
2) Essas não é um recurso coesivo adequado para primeiro paragrafo. Parece que vc não encerrou o que queria falar no paragrafo anterior, quando na real deveria ultiizar um recurso que diga ”estou começando meu primeiro paragrafo de argumentação.
Ademais, achei seu primeiro desenvolvimento com traços predominantemente expositivos. você evidenciou fatos pertinentes ao tema, mas e sua análise crítica(teve mas foi pouca) ?
Além disso, a estruturação do segundo paragrafo de desenvolvimento não ficou tão boa. Percebe-se claramente a falta de articulação entre as ideias e, faltou análise critica.
UMA DICA MASTER PARA VC, um bom parágrafo de desenvolvimento é constituído de 3 a 4 períodos , sendo ele TÓPICO FRASAL + ANÁLISE CRÍTICA + VOZ DE AUTORIDADE + DESFECHO(opcional)
3) Atente-se para o desenvolvimento de proposta de ontervenção criativa, e que não recai somente sobre o Estado a necessidade de tomar ações.
Lembre-se sempre de responder as seguintes pergunta ”O que vai ser fetio?” ”Como vai ser feito?” ” Por quem vai ser feito? ” ”Para que será feito?”
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Sara Suzany
Você escreve muito bem, o texto está muito bom! Só precisa se atentar em detalhes como dizer o que a abreviatura da referência quer dizer, exemplo: …. Organização das Nações Unidas (ONU).
Outra coisa também, tenta usar mais conectivos principalmente no inicio dos parágrafos. Exemplos: “Primordialmente, essas escolas…” “Ademais, ao compararmos…” “Portanto, a necessidade”. Espero que tenha ajudado!
Guilherme11
Bom, gostei muito da sua redação, principalmente do tema. Vc mudou o assunto do seu texto de um parágrafo para o outro.Notei que vc utilizou um número excessivo de dados, oq fez com que seu texto ficasse parecendo uma lista. Percebi também, que vc não soube dividir os parágrafos de forma que fiquem coerentes entre si.
Tirando isso, gostei muito do seu tema e espero ter ajudado!!
Parabéns!!!