A questão dos maus-tratos aos animais pelos brasileiros

  • 1

No desenho animado “Scooby-doo”, o personagem conhecido como Salsicha e seu cachorro Scooby têm uma amizade marcada pelo apoio e pelo respeito recíprocos. Já fora da ficção, nem todos os brasileiros oferecem esse mesmo tratamento aos animais, os quais são vítimas de maus-tratos. Acerca disso, destacam-se a sensação de superioridade humana e o interesse financeiro como causadores das problemáticas que afetam os animais domésticos e os que são usados na alimentação, respectivamente.

A partir desse cenário, pode-se afirmar que os humanos utilizam a noção equivocada de que os seres irracionais são inferiores como justificativa para cometer atos de crueldade contra estes. Sob tal perspectiva, de acordo com Mahatma Gandhi, líder pacifista: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”. Nesse sentido, a mentalidade dos cidadãos do país contraria os ideais desse pensamento, pois os casos de violência e de abandono de animais revelam que eles são vistos apenas como propriedades sem sentimentos. Com base nisso, conclui-se que é fundamental que todos os seres sejam tratados com dignidade e com empatia.

Ademais, a busca incessante de lucro pela indústria de alimentos faz com que os rebanhos e as aves sejam submetidos a condições degradantes. Dessa forma, o artigo 32 da Constituição brasileira, o qual puni os abusos cometidos contra a fauna, aparenta não ser suficiente para inibir tais crimes. Sendo assim, o processo realizado pela pecuária e pela avicultura são feitos de maneira inescrupulosa, com milhares de animais mantidos em espaços minúsculos, por exemplo. Diante do exposto, nota-se que o bem-estar animal deve ser considerado pelos proprietários das criações, para que a exploração envolva o mínimo de sofrimento possível.

Portanto, medidas são necessárias para a resolução desse problema. A fim de garantir que os animais sejam bem tratados, urge que o Ministério do Meio Ambiente realize campanhas de conscientização, mediante a divulgação de comerciais que informem que a fauna é formada por seres sencientes e, por isso as pessoas precisam fazer denúncias de maus-tratos, além de adotar gatos e cachorros que vivem nas ruas. Também, esse ministério precisa realizar fiscalizações nas propriedades pecuárias para coibir situações de crueldade nesses locais. Só assim, como Salsicha, os cidadãos terão um convívio harmonioso com os animais do país.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, vou tentar corrigir baseado nos meus conhecimentos acerca das redações do enem:)

    A sua introdução esta realmente muito boa, ótimo exemplo de contextualização e uma tese bem clara e coerente.
    Eu gostei bastante de como os seus desenvolvimentos passam uma ideia de causa e consequência, você conseguiu finalizar eles sem deixar pontas soltas, além dos ótimos exemplos e do tópico frasal estar bem construído.
    Na sua conclusão está tudo bem organizado, só achei que você deu muitas soluções mas não se aprofundou em nenhuma delas, o que acabou deixando uns pedaços meio largados no texto.
    Espero ter ajudado:)

    • 1
  2. Oi! Tudo bem? Meu nome é Ellen!
    Como você, também estou aprendendo, então acredito que essa correção não será tão boa assim. Mas vou tentar te ajudar com base no que eu aprendi durante os últimos meses hahaha espero que te ajude.

    – Introdução
    Curti bastante o repertório! Achei que o contraponto foi muito bem apresentado, assim como o tema, que está bem explícito (é preciso que o corretor consiga identificar o tema bem explicitamente na introdução, precisamos sempre pensar que ele não sabe qual é a sua proposta). Pelo que compreendi, seus argumentos, que foram expostos de maneira causal, são: superioridade humana sobre animais domésticos e interesse financeiro do homem no animal, que por vezes, torna-se um alimento.

    – Desenvolvimento I
    Tópico frasal coerente com o argumento apontado na introdução e ótima escolha de repertório. No entanto, acredito que poderia ter tido uma melhor contextualização e argumentação em função do assunto escolhido. Vou tentar explicar, lá no t.f. houve a apresentação de um sentimento de “superioridade”, porém, esse sentimento não foi muito abordado durante o resto do parágrafo. Eu senti que houve uma abordagem maior da objetificação (tornar o animal em um mero produto e tirar sua sensciência) do que da questão da própria superioridade e hierarquia que o ser humano cria em relação aos animais, o que acaba gerando um certo contraponto com a ideia que você trouxe no seu topico frasal.
    Uma possível alternativa, por exemplo, seria trazer uma explicação acerca dessa ideia de superioridade, porém, ao invés de trazer a comparação de “racionalidade” lá no tópico frasal, ela poderia ser mencionada apenas própria argumentação. Acho que isso deixaria seu projeto de texto bem mais efetivo!

    – Desenvolvimento II
    Nesse aqui, temos uma ideia bem semelhante ao do D1. Temos um tópico frasal e um repertório bem postos, no entanto, uma Argumentação que não condiz com o tópico. Nesse, temos uma abordagem de como a indústria maltrata os animais, mas em nenhum momento, a questão do interesse financeiro, compreende?
    Uma alternativa aqui poderia ser trazer a própria ideia de objetificação do animal para as indústrias da pecuária e da avicultura, que, ao pensar apenas no lucro, esquecem completamente a sensciência do animal, que passa a se tornar apenas um produto e passa pelos mais diversos processos, que por vezes, são considerados maus-tratos.

    É necessário tomar muito cuidado com essas manutenções, isso pode acabar te tirando muitos pontos :(

    – Conclusão
    Possui todos os elementos! Tá bem completinha. Só uma dica, evite usar a palavra “medidas” como sinônimo para “resoluções/intervenções”, alguns corretores costumam não deixar passar.

    – Questões escritas
    Você escreve muito bem! Só notei alguns errinhos de vírgula.

    Bom, eu ainda não sei aplicar notas muito bem, mas esses foram os probleminhas que percebi ao ler. Espero que possa te ajudar.

    Bons estudos, pessoinha ❤️

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.