A questão dos desaparecidos no Brasil

  • 0

A série “Stranger things”, da Netflix, retrata a angústia e desespero da personagem Joyce, em decorrência do sumiço de seu filho. Analogamente, essa é a realidade de muitas famílias que sofrem com os crescentes casos de desaparecimento de pessoas no Brasil. Nesse sentido, a questão dos desaparecimentos no cenário brasileiro é um problema consolidado, tanto pela falta de divulgação desses eventos, quanto pela negligência governamental para mudar esse panorama.

Nessa perspectiva, deve-se atentar primeiramente para a carência de informações desses acontecimentos, fator que colabora para a manutenção dessa adversidade. Segundo, o filósofo Schopenhauer, “todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo”. Sendo assim, uma sociedade que não possui conhecimento sobre os casos de desaparecimentos não poderá ajudar as autoridades nas buscas, o que por sua vez diminuirá as chances de encontrar esses indivíduos, tendo em vista que o apoio popular nas buscas aumenta em 40% as chances de encontrar pessoas desaparecidas, em conformidade com pesquisas divulgadas pela Universidade de Harvard, mostrando assim a importância do corpo social.

Além disso, a ineficiência estatal é outro fator que mantém essa problemática em constante crescimento. De acordo com o Sociólogo Thomas Hobbes, é necessário que exista um contrato social, no qual o estado deve garantir o direito à segurança pública para a população. Entretanto, o Governo não cumpre com esse acordo, tendo em vista que conforme os dados publicados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública há cada ano há um aumento de 10 mil casos de desaparecimento de pessoas no Brasil, números que mostram a falta de políticas com objetivos de diminuir esse cenário catastrófico.

Portanto, é evidente que medidas sejam tomadas para solucionar esse empecilho. Logo, o Ministério Público Federal, por meio das mídias – como redes sociais, canais de televisão e programas de rádios – deverá fazer uma divulgação ampla dos casos de desaparecimento de indivíduos, com o objetivo de informar a população sobre esse cenário e convocar voluntários para ajudar nas buscas dos desaparecidos. Só assim o país conseguirá superar essa mazela.

Compartilhar

1 Correção

  1. Parabéns por escrever, Anderson. Ótimo texto. Do ponto de vista estético, sugiro que harmonize melhor a distribuição de linhas entre os parágrafos, mantendo uma simetria ou, no máximo, uma linha de diferença. Os desvios gramaticais são poucos, mas em suma não comprometem a compreensão textual. No que diz respeito ao conteúdo, os argumentos são sólidos, coerentes e embasados. A conclusão, por outro lado, é precária, por mais que seja óbvio que o apoio da população possa contribuir para a elucidação dos casos de desaparecimento, não se pode sugestionar, como se faz – inclusive de forma contraditório aos argumentos do texto – que compete à sociedade superar o problema; em verdade, como se afirma na própria redação, é de competência das autoridades públicas montar uma rede de investigação, divulgação e combate aos diversos fatores que levam ao desaparecimento de pessoas no Brasil.

    Continue lendo e escrevendo.
    800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.