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A questão do tabagismo no Brasil contemporâneo

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A Constituição Brasileira de 1988, em seu 6° artigo, assegura a todos os cidadãos o direito à saúde. Entretanto, ao observar o alto número de fumantes no Brasil atual, que sofrem com os efeitos nocivos do cigarro, percebe-se que essa garantia não é plenamente respeitada. Sob esse prisma, é necessário analisar o cenário e buscar uma solução para esse problema.

De início, pode-se perceber, que mesmo com as campanhas governamentais anti-fumo, as empresas tabagistas continuam promovendo o aumento do uso do cigarro. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do homem, ou seja, para atingir seus objetivos o ser humano é capaz de violar os direitos de seus próprios semelhantes. Nesse sentido, as empresas buscam apenas obter lucro, não se importando com o dano que o uso do cigarro pode trazer aos seus usuários, como diversos tipo de câncer e problemas respiratórios. Dessa maneira, é evidente a necessidade de uma mudança nessa situação.

Outrossim, a escola também influencia na manutenção do problema do tabagismo no país, pois falha em educar os cidadãos sobre os efeitos nocivos do fumo contínuo para saúde. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Por isso, o modelo escolar atual, que não fornece conhecimento sobre as patologias causadas pelo tabagismo, é um empecilho para a formação de uma sociedade que não seja dependente dessa droga lícita.

Diante do exposto, é possível inferir que providências devem ser tomadas para pôr fim a questão do tabagismo no Brasil contemporâneo. Portanto, cabe ao Ministério da Educação, responsável por definir as bases curriculares nacionais, reestruturar o modelo educacional atual através da inserção de aulas, palestras e projetos que informem e instruam os estudantes sobre os riscos à saúde trazidos pelo uso do cigarro. Essas ações terão o objetivo de alertar a população, desde a idade escolar, sobre o perigo do uso contínuo do tabaco, garantindo, assim, o respeito ao 6° artigo da Carta Magna brasileira.

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1 Correção

  1. COMPETÊNCIA 1(
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita) :200-
    C2: 200, sua redação mostra que você compreendeu bem o tema,bem como utilizou repertórios socioculturais produtivos .
    C3: 200. Sua argumentação está ótima, você consegue apresentar explicitamente seu posicionamento, contudo gostaria de dar uma dica: a correção do Enem está cada mais rigoroso com a questão do repertório produtivo e pertinente, você poderia retomar a Alusão de kant por exemplo” A partir desse pensamento , o modelo escolar atual, CONTRARIA O PONTO DO FILOSOFO/ CONTRAPÕE A TESE DO FILOSOFO,UMA VEZ QUE / A MEDIDA QUE não fornece conhecimento sobre as patologias causadas pelo tabagism…) Pois assim você explica como o pensamento de kant está relacionado ao tema (já que kant não falou especificamente sobre tabagismo) , além de colaborar para coesão textual e não ter risco de perder ponto na C3 .
    C4:200
    C5:200 Dica: você apresentou apenas 1 intervenção, o que basta para tirar 200 na c5 , contudo há algumas divergência entres os corretores do Enem , pois se você não apresentar resoluções para os seus dois argumentos você pode acabar perdendo ponto na C3 ( a cartilha de redação do Enem não específica isso ,por isso há esse divergência) eu aconselho a fazer uma intervenção completa que abranja os dois ou uma completa e outra menor ,para não correr o risco de perder ponto na c3
    Gostei muito da sua redação!😊

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