A questão do tabagismo no Brasil

  • 0

 “Saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos.” Esse excerto do poema intitulado “Tabacaria” de Fernando Pessoa, faz alusão à sensação de liberdade e descontração associados ao ato de fumar. Desse modo, percebe-se que muitos sentem prazer ao praticar essa ação, sem pensar nos malefícios causados, seja para o fumante ativo, seja para o fumante passivo. Logo, depreende-se que tanto a glamourização do fumo, quanto a influência da indústria de cigarros, configuram-se como entraves que necessitam ser resolvidos. 

   De início, têm-se noção que, o hábito de fumar naturalizou-se entre as civilizações, tornando-se algo comum do cotidiano das pessoas. Segundo o filósofo Hippolyte Taine, o homem é produto do meio, da raça e do momento. Por conseguinte, tende a replicar padrões enraizados na sociedade e que são transmitidos de geração em geração, exemplo disso, é o de fumar. Posto isso, como o cigarro sempre foi visto como sinônimo de glamour e poder – principalmente com a indústria cinematográfica – a sociedade é influenciada a experimentar a acabam criando a dependência que pode acarretar diversos problemas na saúde, como doenças no aparelho respiratório e a impotência sexual. 

  Outrossim, embora o Brasil tenha reduzido o número de fumantes, principalmente com a proibição de propagandas favoráveis ao tabaco e com a implantação da lei antifumo, a indústria de cigarros ainda consegue articular situações de promoção do tabaco. Dito isso, o filme “Obrigado por fumar” retrata bem essa ideia, na qual o protagonista é defensor da política que cada um tem o direito de escolher se desejar fumar ou não, porém, ele próprio estuda estratégias para convencer o cliente a optar pelo consumo, visando apenas o lucro. 

  Diante dos fatos supracitados, faz-se necessária a adoção de medidas para atenuar a problemática. Logo, cabe ao Ministério da Saúde – órgão responsável pela administração e manutenção da saúde pública –  em parceria com os veículos midiáticos, realizarem projetos voltados para à melhoria. Por intermédio da criação de propagandas antifumo a fim alertar a sociedade dos perigos causados pelo fumo e estimular o combate ao tabagismo. Assim, a sociedade não verá mais o cigarro como objeto de prazer e libertação como diz Fernando Pessoa.  

Compartilhar

6 Correções

  1. C 1 = 180
    C2 = 180
    C3 = 180
    C4 = 180
    C5 = 180 ==== 900

    Outrossim, embora o Brasil tenha reduzido o número de fumantes, principalmente com a proibição de propagandas favoráveis ao tabaco e com a implantação da lei antifumo, a indústria de cigarros ainda consegue articular situações de promoção do tabaco. Dito isso, o filme “Obrigado por fumar” retrata bem essa ideia, na qual o protagonista é defensor da política que cada um tem o direito de escolher se desejar fumar ou não, porém, ele próprio estuda estratégias para convencer o cliente a optar pelo consumo, visando apenas o lucro.

    (SUA REDAÇÃO ESTÁ BOA, PORÉM NOS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO TERIA QUE SER MAIS CRÍTICO COM O DESFECHO FINAL).

    • 0
  2. Competência 1: 160 pontos.
    Identifiquei poucos erros de gramática e ortografia. Um dos que achei foi esse: “[..] a experimentar a acabam […]” deveria ser “e acabam”. Além disso acho que existem alguns usos inadequados de vírgulas , mas não tenho tanta certeza, por isso não os citarei (provavelmente alguém mais qualificado corrigirá sua redação depois).

    Competência 2: 200 pontos.
    Demonstrou um bom entendimento e repertório sobre o tema.

    Competência 3: 160 pontos.
    Como disse você tem um bom repertório, mas senti a falta de exemplos, como nesse caso “[…] a indústria de cigarros ainda consegue articular situações de promoção do tabaco […] ” por meio do que ela consegue isso seria um bom exemplo, ou então citar alguma pesquisa ou reportagem que diga o mesmo (se bem que seu texto ficaria maior, então você teria que reestrutura-lo).

    Competência 4: 200 pontos.
    Senti a falta de alguns conectivos, o que faz o texto perder um pouco da coesão.

    Competência 5: 120 pontos.
    Sua conclusão ficou meio confusa, acho que faltou uma revisão do texto (ou eu que não interpretei direito). “em parceria com os veículos midiáticos, realizarem projetos voltados para à melhoria.” em melhoria à que? O ponto final e o período seguinte também dão uma sensação de quebra de raciocínio: “[..] para à melhoria. Por intermédio da criação [..]”.

    Nota final: 840 pontos.

    P.s: desculpe-me pela correção meio incompleta e os possíveis erros que posso ter cometido , mas achei um bom texto e provavelmente você se sairá bem na redação.

    • 0
  3. Sua redação ficou bem estruturada, com consideráveis erros de português e usos indevidos de virgula (C1 é mesmo um tendão de Aquiles para o estudante).
    Sua introdução teve aderência com uso de alusão poética e ainda foi embasada. Os argumentos foram apresentados na tese, o que já mostra para o corretor que pontos defenderá.
    Tanto D1 e D2 estão embasados com repertórios (legitimados e pertinentes), o que demonstra o seu conhecimento cultural, o que é bem visto pelo leitor,
    Contudo, cuidado com períodos longos, como: “Dito isso, o filme “Obrigado por fumar” retrata bem essa ideia, na qual o protagonista é defensor da política que cada um tem o direito de escolher se desejar fumar ou não, porém, ele próprio estuda estratégias para convencer o cliente a optar pelo consumo, visando apenas o lucro. ” O “porém” poderia ter sido usado para “introduzir” uma nova frase >>> “Dito isso, o filme “Obrigado por fumar” retrata bem essa ideia, na qual o protagonista é defensor da política que cada um tem o direito de escolher se desejar fumar ou não. Porém/Contudo, ele próprio estuda estratégias para convencer o cliente a optar pelo consumo, visando apenas o lucro. ”
    E atenção ao uso de repetições! Use sinônimos.

    Conclusão:

    Agentes: Ministério da Saúde (1) e veículos midiáticos (2).
    Ação: realizarem projetos voltados para à melhoria (recomendação: especifique em que será aplicado a melhoria, para não deixar em aberto a interpretação),
    Modo: Por intermédio da criação de propagandas antifumo
    Detalhamento: ?????
    Finalidade: a fim alertar a sociedade dos perigos causados pelo fumo e estimular o combate ao tabagismo.
    Fechamento: Assim, a sociedade não verá mais o cigarro como objeto de prazer e libertação como diz Fernando Pessoa. (recomendação: Assim, a sociedade não verá mais o cigarro como objeto de prazer e libertação, como analisado por Fernando Pessoa.

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 160
    Total: 840

    Continue a estudar, que o resultado virá :)

    • 0
  4. Oi Thay, sua redação ficou excelente.
    Sua introdução ficou muito boa ,os desenvolvimentos ótimos e a proposta de intervenção bem detalhada. Dá para ver que você planejou ela muito bem antes de escrever. Parabéns!
    Minhas notas ( não sou muito experiente , mas tentei entender os conceitos para escrever):
    Competência 1 = 180
    Competência 2 = 200
    Competência 3 = 200
    Competência 4 = 200
    Competência 5 = 180
    Acredito que seria melhor adicionar a palavra “possivelmente” na penúltima linha da redação.(Assim, possivelmente, a sociedade ……), pois não temos certeza que vai funcionar.
    Espero ter ajudado, sucesso. 💛

    • 0
  5. Adorei a citação do Fernando Pessoa (meu poeta preferido), mas achei engraçada a conclusão de que ele está equivocado (trazendo uma visão negativa), pelo fato de que, geralmente, as citações sustentam o nosso ponto de vista. Você poderia, talvez, ter mencionando “o contexto” como ultrapassado e apresentado um ponto de vista otimista para o futuro. Embora essas minhas observações sejam mais uma questão de estilo (que podem causar impacto) que de coesão. Achei que você explorou pouco a questão de como a indústria se vale de uma imagem que promova esse hábito, sendo mencionado brevemente. Pelo fato de haver poucas linhas para argumentar até compreendo, mas esse fato causa uma pequena decepção em quem lê: por ser o principal assunto do parágrafo, fica a sensação de que ele será abordado com originalidade. As minhas críticas são bastante pessoais, até mesmo porque gostei muitíssimo do texto e acho que ele deva ser valorizado como produção autoral, mas são sinceras. A propósito assisti um documentário na Netflix que falava de como a indústria do tabaco promove o fumo e as diferenças entre o cigarro comum e o cigarro eletrônico (em alguns aspectos menos prejudicial e até usado como substituto por pessoas que querem perder a dependência). Acrescentaria informação ao seu terceiro parágrafo. Infelizmente esqueci o título do documentário. Se achar de novo, te digo. Parabéns.

    • 0
  6. Oiii, tudo bem?
    Vou tentar avaliar sua redação, espero te ajudar.

    Sua introdução foi ótima e sua tese está bem definida e elaborada.
    No trecho” sociedade é influenciada a experimentar a acabam criando a dependência” tem um erro gramatical.
    A sua redação está bem elaborada e bem conduzida, os seus desenvolvimentos 1 e 2 estão com um bom repertório e defendem bem a sua tese.
    Você usa bem os conectivos para a estrutura da sua redação. Parabéns!!

    Sua conclusão parece está completa também e não vejo erros gramaticais na sua redação.

    Eu daria uma nota de 900 a 920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.