A questão do saneamento básico no Brasil

  • 0

A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos o direito à saúde e ao bem-estar social. Entretanto, a ausência de saneamento básico em várias regiões brasileiras impede que essas garantias sejam usufruídas pela população. Logo, cabe analisar esse impasse ligado à ineficiência do Governo e poluição hídrica.

A princípio, destaca-se a ineficácia estatal diante a essa problemática, principalmente em âmbitos carentes, o que proporciona o advento de diversas doenças, como a leptospirose e ancilostomose. Essa ótica é evidenciada no livro “O Cortiço”, do autor Aluísio de Azevedo, o qual retrata o ambiente inóspito em comunidades do Rio de Janeiro, tornando os moradores vulneráveis. Desse modo, é inaceitável que em um país dito democrático, os indivíduos adoeçam, devido à negligência governamental.

Outrossim, a restrição a salubridade ocasiona a contaminação hídrica, tendo em vista a liberação de esgotos sanitários e lixo doméstico nas áreas aquáticas. Sendo que no documentário “Oceanos de plástico” é retratado o quanto essa conjuntura favorece a morte da fauna marinha e reduz a disponibilidade de água potável. Em paralelo a isso, é inadmissível que prerrogativas essenciais ao ser humano sejam só verificadas na teoria, permitindo a poluição marinha.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para alterar esse cenário. Destarte, o Governo deve promover um projeto de mapeamento dos âmbitos mais carentes de saneamento básico mediante a realização de pesquisas por agentes de saúde. Essa ação ocorrerá com o direcionamento monetário dos impostos pagos pelos cidadãos para a promoção de serviços, como coleta de lixo, tratamento de água e esgoto. Assim sendo, os cidadãos brasileiros vão usufruir das suas garantias constitucionais.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, boa tarde.

    Observei que seu texto tem um pequeno probleminha na estrutura, vc está fazendo um período muito longo ao apresente seu tópico frasal, assim vc ficou sem espaço no D1 e D2 para contextualizar seu repertório com o tema, vc usou o desfecho como um meio de explicar, mas acabou ficando confuso.

    Utilize conectivos, vc ausentou em partes do seu texto, isso faz você perder pontos por não organizar e demonstrar os conhecimentos linguísticos, ou seja, acarreta em uma leitura mais difícil, fora isso, está bom.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 140
    C4: 140
    C5: 200
    NF: 840

    • 0
  2. olá, tudo bem? parabéns pela redação, ficou muito boa.
    introdução: nossa, ficou muito boa, parabéns.
    desenvolvimento: ficou muito bom, porém acho que vc poderia contextualizar a citação com sua frase crítica, é interessante que você estude sobre elementos coesivos.
    conclusão: sua conclusão está completa, parabéns.
    comp. 1: domínio da modalidade escrita da língua: 200
    comp.2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
    conhecimento para desenvolver o tema: 200
    comp.3: argumentos: 200
    comp.4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários
    para a construção da argumentação: 160
    comp.5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
    direitos humanos: 200

    • 0
  3. Olá, tudo bem??

    Vou fazer um comentário geral no final do detalhamento da sua nota por competência. Atente-se aos erros:

    C1 = 200
    • Não encontrei nenhum erro gramatical
    C2 = 160
    • Você não deixa claro na introdução o tema da sua redação. Recomendo que na introdução transcreva literalmente o tema da redação, para garantir uma maior nota nessa competência
    C3 = 200
    • Sua argumentação é bastante autoral e de extrema qualidade, garantido nota máxima nessa competência
    C4 = 160
    • No desenvolvimento 2, o uso do “Sendo que” não fez sentido na frase, recomendo substituir (Ex.: “Conforme o documentário “Oceanos de plástico…”)
    • Poderia ter usado mais elementos coesivos. (recomendo conter ao menos 12 elementos coesivos)

    C5 = 200
    • Você usou todos os elementos necessários na conclusão (agente, ação, meio, detalhamento e efeito)

    —Comentário geral—

    Amei a sua redação, está de parabéns. Peço somente que use mais elementos coesivos e se atente a explicitar melhor o tema na introdução.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.