Desde o início da colonização do Brasil a miscigenação foi intensa, já que os colonizadores portugueses mantinham relações com índias e escravas negras. Nesse contexto, o fato da base da população brasileira ter sido formada com a intensa mistura de diferentes raças ajudou construir a falsa ideia da ausência do racismo no Brasil, o que dificulta a diminuição desse problema. Logo, percebe-se a necessidade de analisar as causas que agravam essa problemática, dentre as quais se destacam a falta de debate e o racismo estrutural.
De início, é imperioso notar que ausência de debates acerca do racismo na sociedade contribui para que este continue a ser um problema recorrente. Sob essa conjuntura, segundo o filósofo Habermas, em seu conceito de “Ação comunicativa “, o leito civil deve disseminar informações sobre assuntos problemáticos e poucos discutidos para eles sejam minimizados. Dessa forma, ao seguir tal linha de raciocínio,faz-se fundamental que haja conversas sobre discriminação racial. Como a cultura dos povos negros faz parte do Brasil e é admirada pela maioria dos brasileiros, é comum as pessoa pensarem que há uma democracia racial, o que faz com que a população hesite debater sobre o racismo. Por conseguinte, a população negra continua a ser oprimida, aumentando ainda mais a desigualdade social.
Ademais, observa-se que o racismo estrutural potencializa esse quadro. De acordo com uma pesquisa do Instituto Locomotiva sete em cada dez negros relatam já terem sofrido discriminação em shoppings, mercados, lojas, etc., os dados mostram o quão arraigado o racismo está na sociedade brasileira; muitas falas e hábitos pejorativos, utilizados sem o conhecimento de sua origem, presentes no cotidiano tendem a reforçar essa forma de racismo, por exemplo a palavra denegrir. Logo, é notório que o racismo estrutural se apresenta não só em ações como também em expressões do dia a dia, essas atitudes infelizmente acabam naturalizando a discriminação racial.
Portanto, com o intuito de disseminar essa problemática, é importante que o Estado informe o corpo civil sobre o racismo, suas consequências e como ele ocorre. Isso deve ser feito por meio de debates e palestras,com a participação de pessoas negras que podem contar sua experiências, em organizações de ensino e em locais públicos que toda a comunidade possa acessar, a fim de que um maior número de indivíduos de todas as idades sejam educados acerca do tema.
Patrick_Mandu
Parabéns! Sua redação ficou ótima. Gostei bastante de como você discorreu seus argumentos, de quando você citou o conceito do filósofo Habermas e de você ter usado os dados da pesquisa. Os parágrafos do seu texto são bem estruturados, notando que você tem um bom conhecimento sobre a formação/estrutura de um texto dissetativo-argumentativo. (:
Anna0605
Parabéns! Sua redação ficou ótima. Gostei bastante de como você discorreu seus argumentos, de quando você citou o conceito do filósofo Habermas e de você ter usado os dados da pesquisa. Os parágrafos do seu texto são bem estruturados, notando que você tem um bom conhecimento sobre a formação/estrutura de um texto dissetativo-argumentativo.
jorge-333
gostei muito da sua redação, o único problema que vi foi na proposta de intervenção, que vc não colocou o agente, quem pode fazer aquela ação, isso é muito importante, pois se fosse no enem perderia pontos na competência 5…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….