No livro “A hora da estrela”, de Clarice Lispector, a personagem Macabéa migra para o Rio de Janeiro e enfrenta o preconceito por seu sotaque alagoano. Nesse sentido, torna-se perceptível que ficção e realidade fundem-se, uma vez que não é incomum deparar-se com casos de discriminação linguística no cotidiano nacional. Dessa forma, cabe discutir os efeitos dessa problemática no Brasil.
Em primeiro plano, sabe-se que há valorização de determinados sotaques no país em detrimento de outros, fator potencializado por eventos como o Congresso de Língua Falada em 1956, que determinou o dialeto carioca como oficial. Isso ocorre devido a normalização do modo de falar no eixo Centro-Sul pela mídia, enquanto estereotipa os do Norte e do Nordeste, por uma visão xenofóbica que considera essas regiões como menos prestigiadas. Consequentemente, pode-se observar, pela baixa representatividade da diversidade linguística, a construção da hierarquização de dialetos e o fortalecimento do preconceito.
Outrossim, é perceptível que a discriminação linguística é uma potencializadora da exclusão social. Tal afirmativa justifica-se, haja vista que aqueles que são provenientes de locais vistos como menos prestigiados recebem tratamento desigual perante a sociedade, vítimas de preconceito por sua maneira de se comunicar. Com isso, pode-se afirmar que nesse aspecto há o desrespeito à Constituição, já que a Carta Magna afirma que ninguém poderá ser submetido a um tratamento desumano ou degradante, contribuindo para o estabelecimento da desigualdade entre os sujeitos em território nacional.
Depreende-se, portanto, que o preconceito linguístico é uma problemática que necessita de medidas enérgicas de solução. Para tal, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com as secretarias estaduais, promova nas escolas o respeito às variações de comunicação. Isso deve ocorrer por meio de aulas em que os professores ensinem aos alunos sobre a existência de dialetos de todo o país e que a discriminação desse gênero é inaceitável. Com tais medidas, objetiva-se o fim desse fenômeno que limita as diversas formas de se expressar na língua portuguesa. Sob tal perspectiva, é possível que as macabéas de todo o Brasil não sofram mais com esse preconceito.
Edilainedepaula
Bom dia,uma questão difícil de abordar,mas acredito que sua abordagem do tema foi bem sucedida com uma boa introdução e gostei do desenvolvimento,sua conclusão está ótima.De modo geral está satisfatório acredito que agora seja só praticar e aguardar o enem. Tudo de bom.
Ps: também estou treinando espero ter contribuído para o seu desenvolvimento
Yaradias
Introdução
– possui contextualização
– possui problematização
– falta as teses
D1
– faltou o tópico frasal
– possui repertório de sustentação
-desenvolvimento autoral
– possui um bom fechamento
D2
Possui tópico frasal
Bom uso de repertório e desenvolvimento autoral
Conclusão
Possui a breve retomada do tema
Possui todos os cinco elementos
sua redação está muito boa e você escreve muito bem, continue treinando e bons estudos ❤️
Andressamariasousa
Introdução:
Começou muito boa
Só no final sentir falta da tese
Desenvolvimento1:
Sentir falta do tópico frasal
Mais sei embasamento e seu argumento está muito bom
Desenvolvimento2:
Gostei muito
Bom embasamento e Boa argumentação
Conclusão:
Você anunciou a proposta ficou perfeito
E a proposta de intervenção muito boa
Além de que você usou os 5 elementos
Nota :920
(Desculpa qualquer coisa, sou vestibulanda igual você,e estou aqui para aprender )
samila04
C1: 160
O seu texto apresenta poucos desvios e poucas falhas de estrutura sintática.
C2: 200
Possui as 3 partes do texto dissertativo-argumentativo e nenhuma delas é embrionária;
Há a abordagem completa do tema;
O repertório empregado é legitimado, pertinente e produtivo.
C3: 160
Projeto de texto com poucas falhas;
Apresenta desenvolvimento da maior parte das informações, fatos e opiniões (assim como algumas pessoas comentaram acima, eu também acho que você poderia desenvolver um pouco mais a sua tese).
C4: 160
Há presença constante de elementos coesivos interparágrafos e intraparágrafos e poucas repetições (cuidado com a repetição de “que”).
C5: 200
Os 5 elementos são válidos
NOTA: 880
Parabéns pelo seu texto, continue praticando e não desista!
alexaleq
Redação muito boa.
quase n têm oq falar.
diria q faltou realmente um tópico frasal no primeiro desenvolvimento.
e q senti falta de uma coisa tbm, senti falta da sua posição diante dos problemas que vc apresentou no desenvolvimento, vc n ta defendendo uma posição vc só apresentou os fatos. O lugar ideal pra vc por sua opinião é no final do parágrafo, um exemplo simples pra vc ter uma ideia: Diante desses fatos, é necessário ações urgentes para reverte esse problema, no intuito de diminuir o preconceito linguístico no Brasil.
ou até algo mais simples: Portanto, é fundamental medidas para reverte esse quadro.
Pronto ta ai sua finalização de parágrafo, com sua posição bem clara, q vc acha fundamental a necessidade de mudar essa situação.
sua redação foi muito boa, sou iniciante tbm rlx, acho q vc tiraria 900 a 960. Boa sorte.