Iniciante

A questão do lixo na sociedade brasileira.

  • 0

Na Primeira Geração do Romantismo, ocorrida durante o século XlX, a maioria das obras literárias eram marcadas pela predominância da exaltação da natureza. Entretanto, fora da literatura, nota-se o oposto desse movimento naturalista, uma vez que o acúmulo do lixo no Brasil vem se tornando um problema cada vez mais constante, ocasionando, por consequência, inúmeros impactos negativos no meio ambiente, gerados, principalmente, pela ineficiência legislativa.
Deve-se pontuar, de início, que a degradação ambiental configura-se como um fruto do acúmulo de lixo. Nesse viés, no documentário original da Netflix ” History 101 “, são apontados os diversos impactos negativos do lixo sobre a natureza e o quanto ele pode ser prejudicial, tanto para a vida aquática, como para a terrestre. Desse modo, esse cenário é extremamente preocupante, pois além de não haver uma coleta seletiva adequada desse lixo, a produção desses resíduos sólidos vem só aumentando ao longo do tempo, segundo a ABRELPE (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

Além disso, a negligência estatal influi decisivamente na consolidação do problema. No entanto, de acordo com a Constituição Federal 1988, todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, cabe ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo. Nesse sentido, tal fato demostra-se como uma grande incoerência, já que o Brasil é o 4° país do mundo que mais produz lixo, segundo o WWP (Fundo Mundial para a Natureza). Dessa forma, ratifica-se a tese do jornalista Gilberto Dimenstein, acerca da “Cidadania de papel”, no que diz respeito à existência de direitos na teoria, Constituição, os quais não ocorrem, infelizmente, na prática.

Em suma, é preciso que o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com as mídias, promova uma ação de conscientização, por meio de campanhas publicitárias na internet ,revistas e jornais, na qual terão como finalidade principal informar a população sobre o descarte correto do lixo, além de chamar a atenção do Estado acerca dessa problemática, a fim de torná-los mais ativos nessa questão e reconheçam as consequências do acúmulo desses resíduos sólidos no meio ambiente. Assim, será possível que os direitos assegurados pela Constituição sejam, de fato, garantido a todos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Eu adorei a sua introdução, vc a desenvolveu muito bem e apresentou repertório cultural, mas tenho algumas dicas para melhorar. Não há necessidade de colocar “primeira geração” em letra maiúscula, somente o Romantismo mesmo.
    Vc usou a palavra tornando e ocasionando na mesma frase, rimas em um texto argumentativo não são uma boa ideia. Além disso, esses verbos estão no gerúndio, o que não pode ter no seu texto, uma vez que é como se vc estivesse se
    colocando dentro do próprio parágrafo.
    Vc já usou acúmulo de lixo na introdução, e agora está usando de novo no segundo parágrafo. Procure sinônimos, tente escrever de uma outra forma que dê o mesmo sentido pra frase. Pq logo depois na sua segunda oração vc já usou a palavra lixo de novo.
    Vc apresentou repertório cultural, muito bem, mas não use a palavra aumentando conjugada no gerúndio. Vc usou a palavra lixo de novo, assim não da, é muita repetição de palavra num mesmo parágrafo. Mas fora isso, vc o desenvolveu bem e deu pra entender seu ponto de vista, contudo te aconselho a expressar sua opinião no parágrafo, pq eu senti bem mais uma quantidade de informações do que de opinião.
    Nesse terceiro parágrafo, vc usou a palavra problema de novo, procure sinônimos, pois vc já a usou na introdução.
    “Constituição Federal (de) 1988, todos têm direito ao meio ambiente equilibrado,(portanto), cabe ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo. Pra que faça sentido.
    Seu parágrafo está muito informativo, falta opinião, mas parabéns, tem bastante repertório cultural. Vc usou a palavras direitos duas vezes, procure sinônimos, pois a repetição de palavras não cai bem. Vc desenvolve bem,
    sabe dividir o parágrafo em 3 orações e apresentar repertório, mas de verdade precisa de opinião.
    Conclusão: Mídias (Sociais), em letra maiúscula. Rima em texto dissertativo não cai bem: uma ação de conscientização, terão, atenção, população, questão, constituição (que foi usada 3 vezes ao longo do texto). Procure sinônimos, ou escreva de maneira que tenha o mesmo sentido do que vc quis dizer.
    Vc usou muito as palavras acúmulo de lixo no texto, por isso tbm ficou repetitivo aqui, portanto, vc precisa buscar novas formas de abordar o que quer dizer.
    Vc usou a palavra direitos de novos, por favor, é realmente preciso que aconteça a procura por sinônimos.
    Eu achei sua intervenção meio confusa.
    “mais ativos nessa questão e (para que) reconheçam as consequências…” Pra que faça sentido.
    “Assim, será possível que os direitos assegurados pela Constituição sejam, de fato, garantido(s) a todos.” Plural, pq vc está se referindo aos direitos.
    Vc usou as palavras resíduos sólidos de novo, como eu já disse e repito novamente, procure sinônimo ou tente abordar de uma outra forma que tenha o mesmo sentido do que vc quer dizer.
    Eu achei sua intridução bem fraquinha, vc poderia ter pensado em mais uma proposta e mais um agente, além de algo mais eficiente para solucionar a problemática.
    Notas:
    c1- 150
    c2- 120
    c3- 130
    c4- 120
    c5- 120
    Total: 640

    • 0
  2. Oi, tudo bem ?
    Adorei seu tema… é algo tão visível, mas pouco discutido .
    O único erro que achei é a introdução muito extensa. A separação das estrofes ficou confuso, mas fora isso foi um ótimo trabalho!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.