Iniciante

A questão do lixo na sociedade brasileira

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Com o advento da globalização, a sociedade contemporânea aumentou significativamente os níveis de consumo. Como consequência, o volume de lixo gerado nas grandes cidades brasileiras tornou-se uma questão polêmica, uma vez que traz danos incalculáveis tanto para a população quanto para o meio ambiente.

Primeiramente, vale ressaltar que o descarte do lixo a céu aberto ou em erros sanitários é prejudicial. A degradação de resíduos sólidos libera um líquido poluente chamado chorume, que além de prejudicar o solo, afeta os lençóis freáticos e contamina o ar. Além disso, boa parte do lixo produzida é lançada ao mar e até mesmo aos rios, prejudicando  a vida dos animais e levando-os, muitas vezes, a morte.

Percebe-se que, na tentativa de amenizar tais problemas, foram criados programas visando a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Um exemplo disso é a Política dos 3Rs, onde reúne ações voltadas à reutilização de materiais, a redução de consumo e a reciclagem. Porém, tal programa é ineficiente, uma vez que apenas 3% do lixo é reciclado. Observa-se  que os investimentos para esta  modalidade são insuficientes.

Sendo assim, uma medida cabível é a criação, pelo Governo Federal, do projeto ” Lixo de Ouro”, onde a população será estimulada a não fazer o descarte inadequado dos materiais e a separá-los corretamente. Ao passar os caminhões de coleta, o lixo será pesado e então será concedido desconto proporcional nas contas de luz e água. Outra medida necessária é o maior investimento em meios de coleta e na área de reciclagem. Somente assim, será possível formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental, amenizando os problemas causados.

 

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2 Correções

  1. COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (160)
    TRANSITIVIDADE VERBAL SEM NECESSIDADE DE PREPOSIÇÃO (LANÇADA NO MAR (…) NOS RIOS)
    COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (160)
    DICA: CONTINUE COM A ESTRUTURA DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA BEM COLOCADA
    AUMENTE A CONSISTÊNCIA DO PRIMEIRO ARGUMENTO (EXEMPLOS, DADOS)
    AUMENTE O ESCLARECIMENTO E A JUSTIFICATIVA DO SEGUNDO ARGUMENTO (EX: INEFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA NA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DOS 3 R’s)
    COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (120)
    DICA: CONTINUE COM O POSICIONAMENTO BEM DEFINIDO DO INÍCIO AO FIM
    COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (180)
    DICA: CONTINUE COM O USO DIVERSIFICADO E ADEQUADO DE RECURSOS COESIVOS
    COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (120)
    DICA: CONTINUE COM A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO RELACIONADA ÀS PROBLEMÁTICAS CITADAS NOS ARGUMENTOS
    AUMENTE A CONSISTÊNCIA DA P.I. COM MAIOR DETALHAMENTO DO O QUE, COMO, QUEM (PODE SER APENAS UM P.I. BEM DETALHADA AO INVÉS DE DUAS GERAIS, O QUE RENDERÁ MAIOR NOTA)
    TOTAL (740)

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  2. Oiê, Taisa. Como cê tá?
    Bom, primeiramente, eu só queria deixar claro que adorei sua proposta de intervenção. Massa dms! Sobre o texto, a estrutura segue bem o padrão Enem e acho que tá bem encaixadinha. Tomaria cuidado com a pontuação, especialmente a vírgula, q vc errou em umas partezinhas. Fora isso, tentaria, também, detalhar mais os argumentos. N sei se já havia estourado o limite de linhas e tals, mas, se não, uma boa contextualizada faz bem.
    Enfim, acho q é isso. Até mais e boa sorte! ;)

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