Iniciante

A QUESTÃO DO LIXO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 0

Na obra “Utopia”, do célebre escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ideal, na qual o corpo social se padroniza pela ausência de conflitos. No entanto, observa-se, na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que a questão do lixo no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse contexto, verifica-se a configuração de um grave problema, que tem como causas: a negligência governamental e a falta de debates nas instituições formais de ensino.

Nesse sentido, convém ressaltar que a omissão estatal contribui para a permanência dos desafios relacionados ao lixo no país. Isso ocorre porque o governo não cumpre seu papel no sentido de minimizar esse imbróglio, haja vista que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, menos de 40% das cidades brasileiras possuem programas eficientes de reciclagem – como caminhões especializados em coletas de lixo. Em consequência disso, muitas pessoas acabam descartando o seu lixo nas ruas, em aterros sanitários impróprios e até mesmo nos oceanos, o que potencializa a problemática. Essa situação de inoperância estatal contraria o pensamento do filósofo Thomas Hobbes, o qual afirma que é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Assim, torna-se necessária a reformulação dessa postura omissa, a fim de reverter esse quadro infeliz.

Ademais, outra causa responsável pela manutenção desse revés é a ausência de debates nas instituições de ensino. Tal fator acontece pois as escolas- as quais exercem o papel educativo – estão, muitas vezes, mais focadas nas notas disciplinares dos alunos do que em promover projetos que poderiam conscientizá-los acerca do descarte correto do lixo – como a realização de palestras com recicladores profissionais. Consequentemente, pela falta de incentivo no meio escolar, muitos estudantes acabam tratando esse assunto como algo irrelevante, desvalorizando a importância dele. Dessa forma, enquanto essa desinformação se mantiver, a sociedade brasileira será obrigada a conviver com um dos maiores desafios do mundo: a poluição marinha e terrestre.

Portanto, o Ministério da Cidadania deve criar um projeto de desenvolvimento social, o qual inclua cestos de lixo apropriados para a reciclagem e, ainda, disponibilize caminhões para fazer essa coleta, por meio de verbas direcionadas pelo Tribunal de Contas da União, com o intuito de efetivar os programas de reciclagem no Brasil. Tal ação precisa ser direcionada, principalmente, para as comunidades de baixa renda que sofrem dessa mazela social. Outrossim, cabe ao Ministério da Educação realizar atividades lúdicas em escolas e universidades, por intermédio de aulões com professores de biologia, com a finalidade de conscientizar – desde a tenra idade – os alunos sobre as consequências do lixo no meio ambiente. Somente assim, a coletividade alcançará a Utopia de More.

ATRIBUAM NOTA, SE POSSÍVEL.

Compartilhar

3 Correções

  1. “Na obra “Utopia”, do célebre escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ideal, na qual o corpo social se padroniza pela ausência de conflitos…” Gostei MUITO desse repertório, ele é bem coringa e pode te ajudar bastante com vários temas, então guarda ele aí no seu coraçãozinho kkk

    Introdução -Nota máxima

    “Assim, torna-se necessária a reformulação dessa postura omissa, a fim de reverter esse quadro infeliz.”

    É bem interessante essa oração, ela pode, com toda certeza impedir que seu texto se torne um texto estritamente expositivo, então sempre faça algo parecido.

    Desenvolvimento 1 -Nota Máxima

    “Dessa forma, enquanto essa desinformação se mantiver, a sociedade brasileira será obrigada a conviver com um dos maiores desafios do mundo: a poluição marinha e terrestre.”

    Eu não me restringiria a apenas as poluições marinha e terrestre. Afinal, elas estão, de alguma forma, interligadas. Não é nada que prejudique seu texto, é só uma observação. EU colocaria apenas “poluição”.

    Desenvolvimento 2 – Nota Máxima

    “Somente assim, a coletividade alcançará a Utopia de More.”

    Um fechamento muito bem feito e trazendo de volta o repertório que gostei kkk

    Conclusão + Proposta de Intervenção – Nota Máxima

    ———————————————————————————————————————————

    Você demonstra domínio da língua, um bom projeto de texto, autoria e ótimos repertórios, para mim é 1000. Boa sorte e continue Praticando :D

    • 1
  2. Oi, boa tarde :)
    Sou iniciante, estarei dando minhas considerações pelo oq tenho aprendido.

    Introdução: 200 o texto apresentou pouquíssimos erros de escrita
    D1: 200 trabalhou o texto de forma organizada e mostrou compreensão do tema
    D2: 200 argumentação muito boa, me convenceu
    Conclusão: 200 o texto tem meio, modo, ação e a finalidade.
    nota final: 780. redação boa, parabéns, continue estudando e dando o seu melhor vc vai longe!

    • 0
  3. É um texto que cativa o leitor, por apresentar uma estrutura coesa e coerente.
    Foi uma ótima introdução, uma vez se posicionou de maneira crítica .
    No desenvolvimento elaborou um embasamento que defendeu seu ponto de vista inicial e que se sustentou com base em dados e referenciais teóricos. Além disso, demonstrou um bom domínio da norma culta da língua portuguesa, não repetiu palavras e não foi redundante quanto as concepções expostas , aproveitou muito bem as palavras para transmitir suas ideias.
    Na conclusão apresentou clareza quanto as intervenções, os responsáveis pelas mesmas e a forma de conduzi-las.
    Parabéns !
    continue lendo para ampliar seus conhecimentos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.