Mestre

A questão do lixo na sociedade brasileira

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OLÁ! SE POSSÍVEL, CORRIJAM COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM E DEEM UMA NOTA, POR FAVOR. CORRIJO DE VOLTA SE QUISEREM!

      Antoine Lavoisier, químico francês, concluiu, a partir de resultados observados em laboratório, que “na natureza, nada se perde ou se cria, apenas se transforma”. Por conseguinte, essa conclusão permitiu o estabelecimento do Princípio da Conservação da Massa, o qual indica que tudo o que existe provém de matéria preexistente. Dessa forma, a sociedade brasileira deve entender o lixo como um material e não como resíduo. Nesse contexto, torna-se necessária uma mudança de hábitos na população, bem como o cumprimento da legislação pertinente.

      A princípio, é essencial que ocorra uma transformação nos hábitos de consumo dos brasileiros. Nesse sentido, de acordo com o livro “Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental”, de Luiz Roberto Santos Moraes, tal mudança passa pela política dos 4 R’s: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. No entanto, desenvolver na população a consciência de adotar essas ações é algo complexo e subjetivo, já que encontra resistência nos costumes construídos pela sociedade, além disso, resulta em diferentes formas de compreender o que realmente é um consumo sustentável, dificultando o ato de reduzir a geração.

        Ademais, o descumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos é um dos entraves para solucionar a problemática do lixo. De acordo com essa lei, além de reduzir a geração, deve-se dispor adequadamente os resíduos não recicláveis e os rejeitos, sendo obrigatória a existência de um aterro sanitário para cada município, seja de forma individual, ou por meio da criação de Consórcios Intermunicipais. Contudo, na prática, constata-se o não cumprimento do disposto na lei, resultando na contaminação do meio ambiente, devido à disposição inadequada em lixões, a qual, segundo dados de 2016 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), corresponde a 42% do lixo coletado.

         Portanto, infere-se que ainda há muito a ser feito para garantir a resolução do problema do lixo. Para tanto, o Ministério da Educação e Cultura pode promover campanhas publicitárias nos meios de comunicação, além de palestras em escolas, para incentivar a política dos 4 R’s na população, visando despertar na sociedade a ideia de consumo consciente. Adicionalmente, o Ministério da Cidadania, por meio de órgãos fiscalizadores, deve monitorar e, caso necessário, punir municípios que descumpram o estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa maneira, o princípio estabelecido por Lavoisier será seguido.

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2 Correções

  1. Antoine Lavoisier, químico francês, concluiu, a partir de resultados observados em laboratório, que “na natureza, nada se perde ou se cria, apenas se transforma”. Por conseguinte, essa conclusão permitiu o estabelecimento do Princípio da Conservação da Massa, o qual indica que tudo o que existe provém de matéria preexistente. Dessa forma, a sociedade brasileira deve entender o lixo como um material e não como resíduo(1). Nesse contexto, torna-se necessária uma mudança de hábitos(2) na população, bem como o cumprimento da legislação pertinente.
    1 –Qual seria, então, a diferença de material e resíduo?
    2 – evitar repetição de palavras próximas.
    A princípio, é essencial que ocorra uma transformação nos hábitos(2) de consumo(2) dos brasileiros. Nesse sentido, de acordo com o livro “Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental”, de Luiz Roberto Santos Moraes, tal mudança passa pela política dos 4 R’s: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. No entanto, desenvolver na população a consciência de adotar essas ações é algo complexo e subjetivo, já que encontra resistência nos costumes construídos pela sociedade, além disso, resulta em diferentes formas de compreender o que realmente é um consumo(2) sustentável, dificultando o ato de reduzir a geração.
    Ademais, o descumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos é um dos entraves para solucionar a problemática do lixo. De acordo com essa lei, além de reduzir a geração, deve-se dispor adequadamente os resíduos não recicláveis e os rejeitos, sendo obrigatória a existência de um aterro sanitário para cada município, seja de forma individual, ou por meio da criação de Consórcios Intermunicipais. Contudo, na prática, constata-se o não cumprimento do disposto na lei, resultando na contaminação do meio ambiente, devido à disposição inadequada em lixões, a qual, segundo dados de 2016 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), corresponde a 42% do lixo coletado.(3)

    3 – quais consequências negativas de disponibilizar os lixos em locais inadequados? Quais causas sustentam esse problema? Por que os aterros sanitários são melhores que os lixões?
    Portanto, infere-se que ainda há muito a ser feito para garantir a resolução do problema do lixo. Para tanto, o Ministério da Educação e Cultura (agente)pode promover campanhas publicitárias nos meios de comunicação(ação), além de palestras em escolas, para incentivar a política dos 4 R’s na população(finalidade), visando despertar na sociedade a ideia de consumo consciente. Adicionalmente, o Ministério da Cidadania(agente 2), por meio de órgãos fiscalizadores(meio 2), deve monitorar e, caso necessário, punir municípios que descumpram o estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos(ação 2). Dessa maneira, o princípio estabelecido por Lavoisier será seguido.(finalidade 2)

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160

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  2. Tema: A questão do lixo na sociedade brasileira.

    INTRODUÇÃO:
    Antoine Lavoisier, químico francês, concluiu, a partir de resultados observados em laboratório, que “na natureza, nada se perde ou se cria, apenas se transforma”.|1| Por conseguinte, essa conclusão permitiu o estabelecimento do Princípio da Conservação da Massa, o qual indica que tudo o que existe provém de matéria preexistente. Dessa forma, a sociedade brasileira deve entender o lixo como um material e não como resíduo. Nesse contexto, torna-se necessária uma mudança de hábitos na população, bem como o cumprimento da legislação pertinente.

    1 – Em discursos indiretos, faz-se desnecessário o uso de aspas.

    — A estrutura do parágrafo está muito bem formulada! Entretanto, gostaria de perguntar: “Por que torna-se necessária a mudança de hábitos da população brasileira?”
    Tipo, temos uma contextualização bem feita voltada para o lixo, a qual nos dá a entender que o material descartável é algo que simplesmente não desaparece assim como assim, ou seja, fazendo uso do meu raciocínio, ele (o lixo) precisa ser descartado de uma maneira mais “especial”, uma vez que aquilo que o compõe não desaparece. Bem, entendido isso, vamos para a parte seguinte:
    “(…) Nesse contexto, torna-se necessária uma mudança de hábitos na população, bem como o cumprimento da legislação pertinente.”
    Por que, seguindo o contexto de que o lixo é um material, e não um resíduo, deve haver uma mudança nas atitudes dos indivíduos da sociedade?
    Entende? O ponto é que não houve uma problematização mais clara sobre o porquê devemos mudar os nossos atos para com o lixo. Isto é, não houve uma contextualização sobre qual é a relação das ações humanas com o lixo…

    Vou citar um exemplo para dar uma compreendida, pois não sei explicar muito bem: “(…) a sociedade brasileira deve entender o lixo como um material e não como resíduo. *Sob esse viés, ao observar a atual realidade brasileira com respeito ao acúmulo primitivo de lixo e ao descarte inapropriado desse,* torna-se necessária uma mudança de hábitos na população, bem como o cumprimento da legislação pertinente.”
    Obs: entre ** está a parte que modifiquei.

    Espero que tenha dado para entender o que eu queria dizer, aliás é apenas um mero exemplo.
    Fora isso, é uma boa introdução, é só que a tese ficou um tanto vaga e, decerto, ampla.
    ____________

    DESENVOLVIMENTO 01:
    A princípio, é essencial que ocorra uma transformação nos hábitos de consumo dos brasileiros. Nesse sentido, de acordo com o livro “Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental”, de Luiz Roberto Santos Moraes, tal mudança passa pela política dos 4 R’s: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. No entanto, desenvolver na população a consciência de adotar essas ações é algo complexo e subjetivo, já que encontra resistência nos costumes construídos pela sociedade, além disso, resulta em diferentes formas de compreender o que realmente é um consumo sustentável, dificultando o ato de reduzir a geração.|1|

    1 – Reduzir a geração? Qual geração?

    — Nesse parágrafo, temos uma introdução bem construída, com repertório e tals, aliás a problematização foi muito pertinente e bem produzida, apenas a conclusão – que não foi marcada por um conectivo – ficou um tanto ambígua?
    _________________

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Ademais, o descumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos é um dos entraves para solucionar a problemática do lixo. De acordo com essa lei, além de reduzir a geração, deve-se dispor adequadamente os resíduos não recicláveis e os rejeitos, sendo obrigatória a existência de um aterro sanitário para cada município, seja de forma individual, ou|1| por meio da criação de Consórcios Intermunicipais. Contudo, na prática, constata-se o não cumprimento do disposto na lei|2|, resultando na contaminação do meio ambiente, devido à disposição inadequada em lixões, a qual, segundo dados de 2016 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), corresponde a 42% do lixo coletado.

    1 – Sobre as conjunções de alternância, deve se ter em mente que ambas devem ser a mesma conjunção: seja(…), seja…; ou(…), ou… -> “Seja pelo descaso, seja pela desordem”.
    2 – Sugiro uma reescrita desta parte, para algo como: “(…)Contudo, na prática, constata-se o não cumprimento do *que foi* disposto *pela* lei…”.

    — Mais uma vez não temos um período de conclusão bem demarcado, na minha opinião, ter um período de conclusão é muito propício para evidenciar uma certa marca de autoria, a sua opinião, aliás, é mais pertinente para fechar uma ideia.
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    CONCLUSÃO:
    Portanto, infere-se que ainda há muito a ser feito para garantir a resolução do problema do lixo. Para tanto, o Ministério da Educação e Cultura (*Agente) pode|1| promover (*Ação) campanhas publicitárias nos meios de comunicação, além de palestras em escolas, para incentivar a política dos 4 R’s na população, visando despertar na sociedade|2| a ideia de consumo consciente (Efeito). Adicionalmente, o Ministério da Cidadania (*Agente2), por meio de órgãos fiscalizadores (*Meio), deve monitorar (*Ação2) e, caso necessário, punir municípios que descumpram o estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Dessa maneira, o princípio estabelecido por Lavoisier será seguido (*Detalhamento do Efeito).

    1 – Não recomendo o uso de “pode”, mas sim de “deve”.
    2 – “na sociedade” vem entre vírgulas.

    — Temos duas propostas de intervenção, na primeira, não encontrei o meio que o Ministério deve usar para promover campanhas publicitárias e, dessa maneira, incentivar a conscientização da população.
    Na segunda proposta, não encontrei o objetivo para que o Ministério deve monitorar, por meio de órgãos fiscalizadores, e punir quem não segue o regulamento.
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    Vamos lá!

    C1 – 160pts: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    C2 – 200pts: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    C3 – 120pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, fazendo uso de um projeto de texto com algumas falhas, em defesa de um ponto de vista.

    C4 – 200pts: Presença expressiva de elementos coesivos e raras repetições.

    C5 – 160pts: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Somando, então, temos: 840pts!

    PS: Sou inexperiente, mas espero ter ajudado em alguma coisa ;3

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