o filme Americano, “Wall-E”, narra o enredo de um robô que foi mandado ao planeta terra para compactar e limpar o lixo, que na qual foi destruída por problemas ambientais causadas pela ação do homem. Desse modo, em meio a este cenário caótico, fora da ficção não é distinto, pois tal fato acontece no meio natural, o que torna-se um problema. Sendo assim, isso acontece em razão a duas problemáticas: a pouca conscientização da sociedade e a realidade de pessoas no lixão.
A princípio, convém ressaltar, que o corpo social corrobora para a existência de lixo, no meio ambiente. Segundo o Sociólogo, Zygmunt Bauman, vive-se em uma sociedade de consumo o que está faz parte do “Metabolismo Humano”. Com essa afirmação, é possível notar que a coletividade interferi no meio natural por meio do consumismo, devido pessoas adquirem produtos em grande quantidade, logo descartam alguns produtos incorretamente, muitas vezes de uso reciclável, como o plástico, o que torna um agravamento no meio social e ambiental. Isso afetará periféricos, correndo o risco de contrair cólera através de águas contaminadas e que ocorrerá produção de Aedes Aegypti. Então o governo entrará em ação, criando políticas públicas para a coleta deste detrito.
Ademais, outro fator a abordar, é a questão do lixão. Na novela “Avenida Brasil”, narra a história de Nina, que foi ‘Jogada’ no entulho pela sua madrasta, no âmbito ela percebe a situação de vários moradores. Com isso, é perceptível a vivência de alguns cidadãos, devido passarem pela mesma conjuntura, os catadores(como são chamados), vivem nestas redondezas e destes locais tiram o seu sustento. De tal modo, o lixão é um problema que já deveria ser solucionado, porque é crime por lei haver este tipo de depósito, como também para está parcela de corpo social, estar sujeito contamina-se e que podem ser acometidos por doenças bacterianas e virais. Por isso, medidas são necessárias para resolver o imbróglio.
Torna-se evidente, portanto, que o este refugo é um óbice que pode ser reparável. O Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Economia, deverão extinguir os lixões e criar aterros sanitários para impedir a contaminação do solo e os catadores deverão receber uma moradia própria e ter um salário mínimo. Tudo isso acontecerá por meio do governo, que irá liberar verbas, porém carecerá comprovar a condição em que vive. Além disso, o Ministério do Meio ambiente criará palestras em centros e periferias sobre os “5Rs”, ministrados por Biólogos, com o intuito que essa sociedade em massa, pondere sobre a sustentabilidade e o lixo possa ser amenizado.
CarlosVitor89#Iniciante
A QUESTÃO DO LIXO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Compartilhar
EmilyCorrêaCarvalho
Penso que deveriam ter mais notícias e atuais sobre o tema da redação para um maior conteúdo sobre ele.
E também um pouco na introdução com um pouco de falta de sutileza mas fora isso amei as argumentações e o resto, está muito bem feita na minha opinião, convincentes seus argumentos.
LeandroNovais
Acredito que seu modelo tem como espelho o do ENEM, certo? Se sim, primeiramente, é de extrema importância que seu texto seja maior, ou seja, que atinja, pelo menos, no mínimo, 25 linhas numa folha de papel normal. E outro aspecto, nunca, em hipótese nenhuma utilize terceira pessoa do plural, pois se trata de um texto dissertativo argumentativo, impessoal. Logo, “sabemos”, como, por exemplo, nuca deve ser utilizado.
Ademais, precisam ser implementados nos seus parágrafos os seguintes esqueletos:
-Introdução
É necessário contextualizar o tema com um argumento de autoridade/interdisciplinar – filósofos, sociólogos, conceitos geográficos, econômicos ou fatos históricos. Após ter realizado a contextualização, você deve introduzir a sua tese sobre o tema proposto. Nessa perspectiva, deixe claro duas teses – ou três, porém, de preferência, duas -, aquilo que será defendido nos parágrafos de argumentação. OBS: A banca sugere que o candidato escreva 4 períodos, no mínimo, nesse parágrafo.
-Argumentação
Nesses parágrafos, desenvolva suas teses. Sob esse viés, utilize argumentos de autoridade que legitimem o seu argumento. Aqui um exemplo:
Vamos supor que eu irei ter, como tese, que o problema do saneamento básico no brasil é oriundo da segregação geoespacial. Dessa forma, eu devo explicar o que esse conceito significa e, de forma clara, estabelecer a relação que ele tem com os desafios acerca do saneamento.
-Conclusão
bem, nesse parágrafo você deve propor uma proposta de intervenção, isto é, dissertar modos de como contornar os empecilhos que você apresentou na sua tese. Em adendo, sua conclusão terá como base: agente/ação/modo ou meio/finalidade e detalhe. Sobre o detalhe, é necessário que você detalhe a ação ou modo ou finalidade. Só precisa detalhar um desses, à sua preferência.
Procure ler redações nota 1000. Inclusive, um youtuber chamado Lucas Felpi fez uma cartilha com diversas notas 1000 do ano de 2018 e 2018. Lendo elas você vai se familiarizando mais com a redação do ENEM. Enfim, gostei do seu texto, você tem futuro.
MarceloTakeshi
Ótimas ideias, ótimas argumentações ao todo um texto bastante informativo e útil. Um tema atual e que precisa ser levado a sério no mundo todo. Na minha opinião você você deveria complementar sua redação trazendo notícias sobre o tema da redação, fazendo com que as pessoas ganhem mais credibilidade lendo sua redação.
iloiloisa
Ótimo repertorio e contextualização , exceto na introdução que seria mais interessante ter havido mais sutileza na correlação da alusão feita , assim trazendo mais fluidez ao texto.
Tendo no geral coesão . normal culta , gramatica normativa , e fontes externas ricas , trazendo e mostrando a gama de conhecimentos de mundo e sociedade que detém.