(alguém pode dar nota)
Desde os primórdios do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, cultiva-se a ideia de que os recursos naturais pertencentes ao território brasileiro seriam infinitos. Não obstante, a realidade é outra, de modo que a intensa extração do Pau-brasil para o consumo da metrópole portuguesa acarretou a extinção dessa espécie arbórea. Nesse sentido, na conjuntura hodierna, embora o consumo benefício grande parte da sociedade sua ascendência de forma exacerbada acarreta a empecilhos, tanto ao próprio ser humano quanto ao meio ambiente.
Em primeira análise, vale salientar que com início da Revolução Industrial deu-se o início ao processo de substituição da mão de obra artesanal pela maquinária. Nessa perspectiva, com grande desenvolvimento tecnológico houveram transformações na economia mundial e no estilo de vida populacional. Desse modo, o processo de produção de mercadorias tornou-se instantânea, assim como a exploração de recursos naturais como fonte de obra prima para a produção de bens de consumo. Por consequência, o corpo social passou a consumir produtos de forma inconsciente, o que tem causado impactos pela intensa compra de produtos. Sendo assim, é notório que a superação desta problemática está longe de ser solucionada.
além disso, aquisição de bens tornou-se um fato primordial para a manutenção do sistema capitalista. Diante disso, de acordo com o filósofo Karl Marx, para que esse incentivo ocorresse, criou-se um fetiche sobre os artigos de consumação, construindo a ideia de que a felicidade seria encontrada através da compra de artefatos,induzindo ao intenso consumo. por consequência com a troca constante de produtos a quantidade de lixos descartados de forma indevida sofre uma crescente ao redor do mundo, o que traz danos aos Rios ,solos e fauna de modo que, a poluição afeta intrinsecamente o meio ambiente e afeta diretamente a qualidade de vida.
Depreende-se, portanto, há necessidade de eliminar fatores que estimulem a intensa produção de lixo na sociedade. Logo, é necessário que o Governo Federal em parceria com Ministério da Educação torne obrigatória nas escolas a ocorrência de debates mensais, coordenados por meio de especialistas com intuito de quebrar a construção social consumista e gerar uma sociedade que produza menos lixo. Ademais, o Ministério do meio ambiente deve encaminhar verbas para as Prefeituras Estaduais para criação de pontos de coleta seletiva eficientes em cada bairro, para que a população descarte o lixo de forma correta. Assim, será possível caminhar para uma sociedade mais consciente em relação o lixo e os produtos adquiridos.
Nicoli
Você escreveu bem, um alerta com erros despercebidos, então sempre revise e veja se cabe em uma folha enem, tu foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural, só faço uma observação ser um texto de 30 linhas, os desenvolvimentos devem ter o mesmo tamanho e a introdução como a conclusão não podem ser longas. Você deve seguir os critérios exigidos para a redação do enem:
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim ! Avalie meu comentário como o melhor e volto mais vezes para corrigir!!!
juhandelina
Olá (:
Competência I: alguns erros gramaticais são encontrados, por exemplo, “o consumo benefício” na introdução, uso inadequado da vírgula na penúltima linha do segundo parágrafo “de modo que,”, entre outros. Um dica é que você tenha cuidado ao utilizar palavras com gerúndio (ndo), pois pode correr os risco de fugir do texto dissertativo. Por isso, 120.
Competência II: você conseguiu compreender o tema, já que mencionou tanto a questão do lixo, como a sociedade de consumo, além de ter aplicado um excelente repertório cultural. Por isso, 200.
Competência III: seu ponto de visto está explícito no texto, porém quanto mais claro você puder deixar, melhor. Por isso, 200.
Competência IV: você utilizou diversos conectivos, no início dos períodos e de forma correta, muito bom!! Apesar que é melhor não repeti-los tanto, como você utilizou “por consequência” mais de um vez, utilize sinônimos, como “por conseguinte”, “por isso”, “logo”, etc. Por isso, 200.
Competência V: agente, ação, meio e finalidade estão corretas, mas o detalhamento não ficou explícito, você poderia reescrever ” é necessário que o Governo Federal, em parceria com Ministério da Educação, torne obrigatória” (as vírgulas fariam com que se tornasse detalhamento) ou ” construção social consumista , já que urge a necessidade de gerar uma sociedade que produza menos lixo”. Por isso, 160.
Total= 880, continue melhorando e persistindo, torço por você!!!