A questão do índio no Brasil contemporâneo

  • 3

Na obra “Triste fim de Policarpo Quaresma”, o autor Lima Barreto, retrata o índio como o maior símbolo de nacionalidade do Brasil. Porém, o que se observa na contemporaneidade é totalmente o contrário do que o escritor prega, visto que, os povos indígenas sofrem preconceitos diários. O que os levam ao descaso e uma acentuada desvalorização cultural e política.

Em primeiro lugar, é importante que o Brasil tem grande influência indígena desde a colonização. infelizmente junto com ela ficou a discriminação étnica desse grupo social. Fato ao qual deixa notório que diariamente a ridicularização, a intolerância, e as péssimas  condições de vida as quais os nativos são submetidos, estão cada vez maiores.

Atrelado a isso, ainda existe problemas nas políticas destinada aos índios. Em 2018, o atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, cogitou mudanças nas leis já existentes para os nativos. Visando abrir as terras desses povos para a livre exploração de riquezas naturais e a expansão do agronegócio. Isso impactarias diretamente nas necessidades para sobrevivência desse grupo étnico e deixando-os ainda mais marginalizados na sociedade brasileira.

Assim, sabendo da importância dos primeiros moradores e cuidadores da nação, se faz necessário medidas para atenuar a problemática. A FUNAI( Fundação Nacional do Índio) em parceria com o Ministério da Educação, devem promover palestras de conscientização nas escolas. Voltadas para os alunos, incentivando o respeito e a inclusão do índio como cidadão brasileiro. Gerando uma definitiva valorização cultural. Além disso, deve haver a implementação de políticas que assegurem com precisão os direitos dos povos indígenas . Assim, a obra de Lima Barreto seria verdadeiramente representada.

 

Me ajudem com essa redação pfvr!! desde já obrigadoo <3

Compartilhar

5 Correções

  1. Primeiramente, OTIMA citação na introdução, meus mais sinceros parabéns! não li esse livro ainda, vou roubar essa citação de você kkkkkkk
    Reparei que colocou conectivos nos parágrafos, fiquei apenas em dúvida se no D2 “atrelado a isso” pode ser considerado um conectivo FORTE para o começo de um desenvolvimento. É bom vc checar pq até essas besteiras tiram pontos.
    No D1 você começou a argumentação de uma forma muito legal, mas ficou meio raso, entende? poderia ter se aprofundado um pouco mais no assunto, tanto que o parágrafo ficou um pouco curto. Se servir de dica, coloque um dado ou uma alusão e argumente sobre isso também.
    Ok, parte polêmica no D2, cuidado ao fazer críticas ao governo! quando a gente fala do descaso do governo com a saúde e educação, por exemplo, é uma crítica, mas cuidado, pois determinadas críticas podem zerar a redação. Pelo menos foi oq me contaram e por isso tô repassando, mas vale a pena pesquisar para confirmar.
    Assim não é conectivo para começo de conclusão. Fora isso, no geral está bom, há coisas em que você pode melhorar, mas isso vai acontecer naturalmente. Boa sorte no Enem!

    • 1
  2. Amei a introdução! Você contextualizou bem com a alusão histórica. Atente-se ao número de linhas do desenvolvimento, são exigidas entre 8 e 12 linhas. Tome cuidado com o tamanho da sua conclusão, podendo estar desproporcional aos desenvolvimentos.
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA FINAL: 920

    • 1
  3. O sue repertório está de acordo com as normas padrão ,você precisa ter cuidado na conclusão por ser muito longo tenha cuidado,pois a redação no enem é só 30 linhas cuidado nesse ponto, eu achei o seu texto é bém direto e coerente, as alusões históricas está de acordo com o tema, parabéns treine mais e cuidado com o tamanho da conclusão.

    • 0
  4. INTRODUÇÃO:
    -Positivos: Alusão, contextualização e tese.
    Ao meu ver atendeu as competências cobradas na introdução e se posiciono bem acerca da tese.
    D1:
    Acredito que seria “, é importante destacar que o Brasil ”.
    O desenvolvimento 1 foi pouco trabalhado, é importante um planejamento a priori do texto ,abordando argumentos com uma amplitude e concomitantemente denso acerca do assunto.
    D2:
    Houve uma abordagem melhor na argumentação mas é importante trazer argumentos mais consistentes, por exemplo em vez de citar o presidente Jair o texto teria um posicionamento melhor se fosse citador Governo Federal.

    • 0
  5. Olá, boa noite! Segue correção segundo critérios Enem:
    Competência I (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa)- Seu texto tem problemas de concordância verbal. Alguns problemas de pontuação também, por isso a nota nesse quesito é 120
    Competência II: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo)- Você fez uma boa exposição do tema, contudo faltou trazer algo novo e também explanar o tema um pouco mais. 120
    Competência III (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)- Foi razoável a sua argumentação, mas pode melhorar nesse quesito- 120
    Competência IV (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)- 120
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural)- Foi uma boa proposta de intervenção – 160
    Nota- 640

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.