A questão do índio no Brasil contemporâneo

  • 0

A contemporaneidade possui diversas problemáticas e, dentre essas, a questão do índio no Brasil é preocupante. Durante o ano de 1500, Cabral chega ao território brasileiro e se depara com indivíduos que já ocupavam a terra posteriormente. Nesse contexto, o possível “descobrimento” desencadeou muitas adversidades entre portugueses e indígenas, fazendo com que o nativo criasse um sentimento de revolta diante do desrespeito efetuado. Dessa forma, é necessário discutir sobre a intolerância contra o direito territorial do índio, bem como a ausência de relevância da figura desse na sociedade.

Em primeiro lugar, cabe ressaltar acerca da não garantia de posse de terras. A esse respeito, pensa-se que dificuldades na ocupação territorial são encontradas, haja vista a invasão de trabalhadores agrícolas e/ou garimpeiros, em terras demarcadas indígenas, para a produção de gado ou soja, excluindo a liberdade e minimizando esse povo. Nesse sentido, esses indivíduos são alvos da indiferença e lutam todos os dias pelo seu pertencimento, porém correm risco da perca de direitos básicos, como a moradia. Assim, fica clara a indignação dos nativos contra algumas instituições sociais.

Em segundo lugar, é indispensável abordar a ausência de relevância à figura indígena. Acredita-se que essa tenha colaborado para a formação sociocultural brasileira, logo, deve haver um sentimento de respeito. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, os fatos sociais são maneiras de agir e pensar, exercidas pelo coletivo e que geram coerção no ser. De maneira análoga, indígenas são fortemente reprimidos em seus costumes, hábitos e modos há muito tempo, e um exemplo disso é a tentativa de catequização feita pelos jesuítas durante a colonização.  Tal ato colocava o índio num viés contrário o de sua cultura em detrimento do coletivo, fato que impulsionou o aumento da irrelevância desse ser.

Portanto, são necessárias medidas para mitigar essa problemática. Para isso, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fortalecer a segurança territorial – juntamente à FUNAI – priorizando formas de denúncia aos indivíduos que tentam infringir os limites de terras, exigindo penas severas aos que descumprirem o acordo, a fim de minimizar os riscos presentes. Ademais, pela mídia, criar campanhas com o objetivo de restaurar o dever de admiração ao povo nativo e suas raízes, demonstrando a importância dessa figura para a nação brasileira. Somente assim será possível executar uma futura superação a essa questão.

Compartilhar

2 Correções

  1. C1 – 160
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 200
    C5 – 200
    Nota = 920
    Excelente redação! Você fez uma boa contextualização ao utilizar uma alusão histórica mostrando desde o começo a invasão na terra dos indígenas. Deixou a tese bem clara e a desenvolveu bem nos parágrafos seguintes.
    São poucos detalhes que precisam ser sanados. No seu segundo argumento, faltou um pouco mais de elementos coesivos, no primeiro você aplicou bem eles. Outro ponto é que faltou o seu posicionamento dentro do que foi abordado. Para isso, utilize mais o artifício dos adjetivos, assim sua redação ficará completa!
    Mas já está de parabéns!!
    Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)

    • 1
  2. Boa noite.
    Ótima redação!
    1) Muito legal você começar fazendo uma alusão histórica e depois relaciona-la ao problema.
    2) Ótimo desenvolvimento, organizou muito bem suas ideias e trouxe vários exemplos para o seu texto, só acho que você poderia usar outro conectivo no seu segundo parágrafo de desenvolvimento, como “além disso” e “ademais”.
    Com certeza você tiraria mais que 850 pontos nessa redação, parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.