Iniciante

A questão do índio no Brasil contemporâneo

  • 0

No filme República Guarani é retratado o processo histórico da colonização do Brasil e o sofrimento dos nativos pelas diversas mortes e perdas de terra. Segundo historiografistas, desde o período colonial cerca de 99,6% de índios– assim batizado pelos portugueses– foram mortos. É evidente que esse povo sofreu tamanha opressão e só obtiveram desvantagens com o período retratado. Na contemporaneidade, os indígenas vem passando por muitas transformações e até ganhando direitos benéficos, porém ainda há negligência com os mesmos e falta de legislações para melhor vivência desses cidadãos.

Desde o período colonial, os índios vem sofrendo por diversas mudanças em suas culturas. Tal tarefa era dos Jesuítas que catequizava os nativos e ensinava outras culturas. É notório dizer que esse povo passou e passa por transformações, e é possível lembrar sobre o que disse Heráclito, sobre os seres estarem em constante transformação. Índios estão cada vez mais globalizados, destarte tendo mais conhecimento para buscarem por melhorias. Então alguns privilégios foram conquistados, como as cotas para o acesso facilitado ao Ensino Superior. Também foi reconhecido a sua organização social, as tradições, crenças e direitos sobre suas terras, na Constituição de 1988.

Entretanto, nem tudo foi concessivo para essa população. Mesmo que reconhecidos os seus direitos, os indígenas ainda passam por opressões. Como por exemplo, o noticiário sobre o assassinato de 3 índios no final de 2019 no Maranhão, abordado pelo G1, são retratos de que o nativo ainda sofre no período contemporâneo. Também é evidente o preconceito com suas etnias e culturas por serem bastante divergentes das demais e a ausência de índios em cargos administrativos de governo, o que reforça a ideia de negligência. O que deve ser mais analisado pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), e buscar para esse povo melhores situações sociais, pelo tanto que já sofreram no passado.

Mediante os fatos expostos, políticas sociais devem ser revogadas para trazer a isonomia e o melhor direito aos indígenas, assim aderindo aos seus interesses. Portanto o Ministério da Cidadania junto com a FUNAI devem exigir a inserção da política indigenista, que é garantir suas terras, preservação da cultura e melhor educação, através do Poder Legislativo, para então existir um melhor ambiente social à essa população. Além disso, o MEC deve garantir o total respeito e aceitação da cultura indígena, por meio das instituições de ensino, pois como Paulo Freire disse, a educação sozinha não muda a sociedade, mas sem ela tampouco a sociedade muda.

Compartilhar

4 Correções

  1. Você desenvolveu muito bem, mostrou que estava dominando o assunto, desenvolveu muito bem, houve apenas alguns erros em relação as vírgulas, mas você sobressaiu, achei a conclusão muito boa, mas poderia ter detalhado mais, é bem importante colocar os significados das siglas, parabéns
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160
    Total: 920

    • 1
  2. Ola :D
    Texto bem trabalhado.
    Alguns pontos valem ser ressaltados, como é o caso das citações de autores e siglas sem referência prévia, ou posterior e também vale um adendo ao número de linhas, o que pode acabar atrapalhando.
    É preciso um certo cuidado na hora de ligar sujeito a verbo, como no caso do terceiro para grafo:
    “Mesmo que reconhecidos os seus direitos, os indígenas ainda passam por opressões. Como por exemplo, o noticiário sobre o assassinato de 3 índios no final de 2019 no Maranhão,”
    O noticiário não configura a opressão em si. Por mais que o raciocínio esteja claro o português não está.
    Melhor seria dizer: como aponta o noticiário ou algo do gênero.

    • 1
  3. Escreve muito bem, poucos erros de concordância que facilmente são resolvidos. Investe mais na articulação dos argumentos que é só sucesso! Uso muito bom das áreas do conhecimento e ótima adequação coesiva. Proposta de intervenção de muita qualidade, você mostra também ter um vocabulário extenso que é muito útil na redação.
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 200
    Nota: 940

    • 1
  4. Encontrei alguns erros de concordância do plural e alguns sobre vírgula, o que faz você perder alguns pontos na competência 1. Fora isso, o outro único equívoco que encontrei foi a falta do fator finalidade na conclusão. Não esqueça de sempre colocar o significado das siglas antes de usá-la – MEC.
    Você mostra ter um bom repertório e ainda parece conhecer bem a estrutura do texto que é pedido, construindo-o com coerência – pontos na competência 3 – e coesão – pontos na competência 4.
    Você conseguiu demostrar seu ponto vista sobre o tema.
    Notas:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 180
    Total: 940
    Você escreve muito bem, apreciei bastante. Parabéns!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.