A questão do índio no Brasil contemporâneo

  • 1

No Brasil, especificamente nos séculos de colonização, houve vários conflitos entre indígenas e portugueses, isso se deve ao fato de que os colonizadores além de querer implementar a sua cultura e crenças nas dos colonos, também os forçaram a trabalhar mandando bandeirantes as suas procuras. Esse fato deveria ser o suficiente pra esses povos ter sua etnia valorizada, questão essa que muitos precisam fazer. Durante esses anos eles vieram ganhando direitos que devem ser respeitados não só pra proteger esses povos, mas também a natureza, seu lar.

Primeiramente, deve ser ressaltar que a maior parte dos indígenas vivem na parte norte do país, são cerca de 300 mil, porém esses povos não estão só, há órgãos como a FUNAI que promove leis pra preservar e proteger a cultura desses nativos, no entanto até mesmo grandes órgãos como a FUNAI tem dificuldades de protege-los de proprietários rurais que querem terras dos indígenas pra a agricultura e desmatar áreas que por lei pertencem aos nativos, daí se dar a luta dos nativos e os proprietários de terras que vem se abrangendo cada vez mais nos dias de hoje.

Deve se relevar também a imensa e vasta cultura deixada pra nós deles, como comidas ( beiju, canjica, tacacá e etc ), ervas medicinais ( sálvia ) e  o folclore. Antigamente grandes nomes da literatura brasileira ressaltaram e valorizaram o índio em suas obras como Gonçalves Dias em obras como “I-Juca Pirama”, no primeiro período do romantismo, o indianismo onde o nativo e visto como um herói nacional.

Portanto é em suma importância que o Governo em parceria com a FUNAI  façam fiscalizações em áreas indígenas mandando soldados no intuito de preservação e proteção das suas terras contra proprietários que as invadirem para intuitos ilegais, preservando não só os nativos mas também a fauna e flora, devem disponibilizar  também médicos à aqueles que não possuem acessibilidade a saúde através de contratação ou até mesmo voluntários, valorizando aqueles que estiveram aqui antes de todos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ola Josias, tudo bem?!
    Bom, sua redação está legal, porém existem alguns fatores que te farão perder alguns pontos, fatores esses que eu apontarei na minha correção.
    Farei uma correção por parágrafo e, ao final, darei uma nota.
    Não sou nenhum profissional, contudo tenho um pouco de conhecimento sobre a grade de correção do enem. Espero te ajudar.
    INTRODUÇÃO:
    Bom, sua introdução está boa, porém você apresenta desvios de concordância, que configura um erro grave na competência 1.
    “os colonizadores além de quererEM “
    “mandando bandeirantes as suas procuras” tire o plural (a construção da frase está estranha).
    “pra esses povos terEM”
    “Durante esses anos ” Durante quais anos?
    Cuidado, quando você for usar uma citação histórica na introdução, tente não ficar muito preso a ela, pois, você falou de mais da história e não deu muito espaço para mostrar o seu posicionamento e argumentos.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    Seu D1 está bom também.
    Ótima escolha do primeiramente para iniciar o parágrafo!!
    “esses povos não estão só” estes povos não se encontram sozinhos.
    “a cultura desses nativos, no entanto” Como você está inciando novo raciocínio, coloque ponto final antes do no entanto. E de acordo com a regra da vírgula, conjunções adversativas, com exceção do mas e do porém, devem ser isoladas por vírgulas.
    “que querem terras dos indígenas pra a agricultura” coloque um “a” antes de terras, para manter o paralelismo.
    “daí se dar a luta dos nativos “???????????
    Bom, seu desenvolvimento está preso aos dados que você trouxe, você não usou os dados para mostrar o seu ponto de vista e argumentar, você apenas falou q é ruim.
    DESENVOLVIMENTO 2:
    “deixada pra nós ” Nós quem?! evite primeira pessoa na dissertação.
    O parênteses na dissertação só são bem-vindos quando se trata de nomes, quando estamos falando de explicações, convém usar a frase entre vírgula ou travessões.
    “indianismo onde o nativo” onde é um advérbio de lugar, então, substitua por “em que”, “na qual”…
    Mais uma vez, você não argumentou, poderia ter falado que hoje essa preocupação e valorização do índio não é existente.
    CONCLUSÃO
    Para uma conclusão 200, precisamos:
    Agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento
    A sua redação está faltando o Modo/meio, pois a forma como vc colocou que será feita está parecendo o que deve ser feito.
    Notas:
    C1-120 (desvios gramaticais severos e repetidos)
    C2-120 (Repertório improdutivo)
    C3-120 (Texto não está argumentativo -falhas de argumentação.)
    C4-160 (O texto está razoavelmente coeso)
    C5-160 (Faltou modo (como fazer)
    Nota:680
    Espero ter ajudado, qualquer dúvida me mande msg.
    Se possível, solicito que corrija a minha redação: https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/tema-a-questao-da-evasao-escolar-no-brasil/

    • 1
  2. Eu gostei da seu texto! Irei deixar algumas dicas para você melhorar na próxima.
    A introdução ficou boa. No 2º paragrafo você citou que “… a maior parte dos indígenas vivem na parte norte do pais, são cerca de 300 mil..” porém, o que confirma que são 300 mil índios que vivem no norte do pais? Sempre que citar um estatística é importante colocar fontes. O 3º paragrafo foi curto mas objetivo, nesta primeira linha do 3º paragrafo ficou sem concordância o “deixada para nós deles”. Os agentes de intervenção usados na conclusão ficaram ótimos.

    • 1
  3. redação muito boa, mandou bem nas cinco competencias, mostrou que conhece muito bem o tema o proposto, boa proposta de intervenção, bem estruturada. dou nota 950 por que voce apresentou apenas um exemplo de erva medicinal a sálvia fora isso voce foi muito bem. exemplos de ervas medicinais que voce poderia citar é a arruda que tem propriedades analgesicas, o boldo que serve muito para mal digestão, entre outros, essa foi minha nota pelo que analisei sua redação mais claro que outros corretor pode da nota melhor.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.