A questão do índio no Brasil contemporâneo

  • 0

Uma fato marcante e decepcionante na história do Brasil é a colonização portuguesa que teve como principais características a submissão e o extermínio de milhoēs de indígenas. Apesar que no passar dos anos a populaçāo evoluiu mentalmente e consquistou diversos desafios, os índios não usuflui totalmente dos seus direitos constatado na constituição federal. Então, o que impede a problemática de ser resolvida é a ineficiência do Estado em garantir tal direito e a mentalidade erronêa de uma parte da sociedade nacional sobre eles.

A príncipio, é necessário que o governo adote medidas especiais que sejam efetivas para que o Estatuto do índio, promulgado em 1973, não fique apenas no papel. De acordo com o professor de direito, Gustavo Prensa, a população índigena deve ser protegida e ter reconhecidos sua cultura, seu modo de vida, de reprodução da vida social e sua maneira de ver o mundo. Entretanto, esse cenário não acontece de fato, as injustiças sofridas por esse povo no passado e no presente, como a subtração de suas terras e recursos, resultam no impedimento de exercer livremente seu direito.

Outro ponto à ser destacado é que muitas pessoas não sabem o significado e a importância da cultura indígena. As estatística da Fundação Nacional do Índio mostra que as tribos estão diminuindo e junto sua cultura, essa realidade não pode continuar acontecendo, pois, fere o garantimento do respeito e a proteção à cultura das populações originárias brasileiro.

Portanto, o que deve ser feito para acabar ou amenizar o problema é a Fundação da União promover uma política de asseguramento dos direitos dos índigenos que seja realmente satisfatoria e, também companha de conscientização da valorização dos índios no Brasil, por meio de liberação de verbas, com a finalidade de garantir o que é previsto no Art.231 da constituição da república. Assim, o que é previsto na lei não ficará apenas escrito no papel e os direitos do grupo índigena respeitada.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi Samara, tudo bem?? De inicio, amei seu texto, vc escreve muito bem. Vou corrigir por paragrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder! Qualquer duvidas, so chamaar. =)

    INTRO
    -evite o eco nas palavras (ante): “marcante” e “decepcionante”
    -amplie mais o seu vocabulário em relação aos conectivos: “então” -> “nesse viés”
    -erro de ortografia: “usuflui” -> “usufrui”
    -“Constituição Federal” deve vir com iniciais maiúsculas
    -você acabou se empolgando na alusão e deixou pouco espaço para sua tese (sua opinião crítica acerca do tema), tente ser mais objetiva
    -erro de acentuação: “erronêa” -> “errônea”
    -2 problemáticas identificas com facilidade, o que é bom

    D1 (ineficiência do Estado em garantir tal direito)
    -lembre-se que o D1 e D2 são pra vc desenvolver a sua argumentação, a sua tese crítica, as medidas vc deve falar apenas na conclusão, houve uma fala na C3 e C4
    -sem erros gritantes de gramatica
    -exceto pelo inicio, muito bem estruturado e argumentado em cima da citação
    -bom uso dos conectivos

    D2 (mentalidade erronêa de uma parte da sociedade nacional sobre eles)
    -sempre comece com um conectivo, nesse caso, de adição, enriquece seu texto
    -erro de concordancia: “As estatística da Fundação Nacional do Índio mostra” (estatísticas e mostram)
    -organize melhor a estrutura de seus parágrafos, note que o D1 esta muito grande em comparação com o D2, fazendo vc falhar na C4
    -argumentação fora do sendo comum
    -sem erros gritantes de gramatica

    CONCLUSÃO
    -ação: promover uma política de asseguramento dos direitos dos índigenos e campanha de conscientização da valorização dos índios no Brasil
    -agente: Fundação da União
    -meio/modo: por meio de liberação de verbas
    -finalidade: com a finalidade de garantir o que é previsto no Art.231 da constituição da república
    -detalhamento: ?

    -erro de ortografia: “companha” -> “campanha”
    -erro de concordância nominal: “direitos dos indígenos” -> “direito dos indígenas”
    -tente desenvolver sua conclusão toda no modo imperativo, visto que é um pedido/sugestão/conselho. Assim sendo: “Portanto, o que deve ser feito para acabar ou amenizar o problema é a Fundação da União promover uma política de asseguramento dos direitos dos índigenos…” -> “Portanto, a Fundação da União deve, afim de acabar ou amenizar o problema, promover uma políticade asseguramento dos direitos indígenas…”

    DICAS!
    -evite o gerúndio (ação em ocorrência), se usado em excesso é considerado vício da lingua
    -use conectivos, enriquece seu texto
    -faça uma divisão de parágragos de maneira igualitária
    -se atente aos 5 quesitos da conclusão:
    –ação: o que será feito?
    –meio/modo: como será feito? por meio de que?
    –agente: quem fará isso? governo, midia, ongs, 3 poderes..?
    –finalidade: afim de que isso será feito?
    –detalhamento: descrição da ação e meio/modo

    C1: 150 (cuidado com as concordancias, a ortografia e acentuação)
    C2: 180 (ótimo uso de repertorios)
    C3: 180 (boa argumentação)
    C4: 140 (orgnanize melhor suas ideias e seus parágrafos, bem como amplie o uso de conectivos)
    C5: 170 (responda as 5 quesitos)
    NOTA: 820

    • 3
  2. Ola samara? Ent sua redaçao foi otima parabéns mais muito bem planejada com bons argumentos e uma boa introdução, mais falta algums conectivos, tenta usar mais conectivos para assim fluir melhor sua redação vc consegue crtz,ent sua conclusao foi boa, tenta por mais algum dado ou fatos historicos para vc conseguir pre encher mais sua redaçao taokey? Forte abraçao

    Nota: 850

    • 1
  3. Olá, boa noite.
    Primeiramente, as informações na sua redação estão muito boas, porém a forma como vc organizou não ficou legal, porque vc colocou uma proposta de intervenção no desenvolvimento 1, que era para estar na conclusão.
    Agora eu vou corrigir por cada parte da estrutura e apontar algumas observações, ok? vamos lá:

    Introdução: (legenda: EO=erro ortográfico)

    Uma(EO) fato marcante e decepcionante (palavras como “infelizmente”, “lamentavelmente”, “indubitavelmente” ou “decepcionante” são muito pessoais, citar elas na redação do Enem, caso seja a banca a qual vc esteja estudando, está errado, pois você precisa apresentar seu ponto de vista de forma impessoal), na história do Brasil é a colonização portuguesa que teve como principais características a submissão e o extermínio de milhoēs(EO) de indígenas. Apesar que no passar dos anos a populaçāo evoluiu(essa palavra “evoluiu” quando você diz em relação a uma pessoa, em um texto formal, não é bom, pois dá a entender que antes ela era “ruim”; mesmo que seja, vc n pode deixar explicitamente isso, pois outro ponto do Enem é o respeito aos direitos humanos e a diversidade, nesse caso aqui, vc poderia dizer “com o passar dos anos, o pensamento da população moldou-se também” mentalmente e consquistou(EO) diversos desafios, os índios não usuflui(EO) totalmente dos seus direitos constatado(EO) na constituição federal. Então, o que impede a problemática de ser resolvida é a ineficiência do Estado em garantir tal direito e a mentalidade erronêa(EO) de uma parte da sociedade nacional sobre eles.

    Desenvolvimento 1:

    A príncipio(EO), é necessário que o governo adote medidas especiais que sejam efetivas para que o Estatuto do índio, promulgado em 1973, não fique apenas no papel (essa parte deveria estar na conclusão, como começo, para logo dps vir o detalhamento da proposta de intervenção). De acordo com o professor de direito, Gustavo Prensa, a população índigena(EO) deve ser protegida e ter reconhecidos(reconhecimento da) sua cultura, seu modo de vida, de reprodução da vida social e sua maneira de ver o mundo. Entretanto, esse cenário não acontece de fato, as injustiças sofridas por esse povo no passado e no presente, como a subtração de suas terras e recursos, resultam no impedimento de exercer livremente seu direito.

    Desenvolvimento 2:

    Esse parágrafo não foi tão bem argumentado, por isso ficou pequeno em relação aos outros.
    Outro ponto à ser destacado é que muitas pessoas não sabem o significado e a importância da cultura indígena. As estatística(s) da Fundação Nacional do Índio mostra que as tribos estão diminuindo e junto (a) sua cultura, essa realidade não pode continuar acontecendo, pois, fere o garantimento (eu pesquisei essa palavra no site academia.org.br e nele consta que não existe) do respeito e a proteção à cultura das populações originárias brasileiro.

    Conclusão:

    Portanto, o que deve ser feito para acabar ou amenizar o problema é a Fundação da União promover uma política de asseguramento dos direitos dos índigenos(EO) que seja realmente satisfatoria(EO) e, também companha(EO) de conscientização da valorização dos índios no Brasil, por meio de liberação de verbas, com a finalidade de garantir o que é previsto no Art.231 da constituição da república. Assim, o que é previsto na lei não ficará apenas escrito no papel e os direitos do grupo índigena(EO) respeitada.

    agente + ação (a 1º não foi muito detalhada, a 2º sim porém poderia ter sido mais) + meio (esclareceu apenas de uma ação) + finalidade

    Bem, é isso. Vou te dar algumas dicas:

    1.pesquisar modelo de redação do Enem (caso seja a banca que vc está estudando)
    2.notei muitos erros gramaticais, atente-se a isso pois vc pode perder pontos bestas só por alguns erros
    3.pesquisar citações
    4.modelo de conclusão detalhado

    Boa sorte e continue estudando, abraço ;)

    • 1
  4. Olá, tudo bem?
    Bom, você apresentou ótimas ideias, mas há erros na sua estrutura.
    No segundo parágrafo (desenvolvimento), por exemplo, você começou com uma proposta de intervenção e isso se usa na conclusão. No desenvolvimento você deve apresentar argumentos. Você poderia começar seu desenvolvimento com a citação e explanar um pouco mais sobre o assunto.

    Há pequenos erros de ortografia, mas creio eu que seja por falta de atenção.
    Espero ter contribuído para seu conhecimento, abraços!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.