A questão do índio no Brasil contemporâneo.

  • 0

   Nas obras indianistas de José de Alencar, o indígena foi valorizado e tratado como herói nacional. Contudo, fora dos romances, a realidade, anterior e posterior às obras do autor, é bem diferente. Nesse contexto, os povos indígenas do Brasil enfrentam diversos problemas, destacando-se o constante assassinatos destes em confrontos com invasores e o acesso precário à saúde.

   A priori, o capitalismo e a busca por mais terras para práticas agropecuárias têm gerado confrontos entre a população indígena e agricultores que invadem seus terrenos. Essas disputas territoriais e violentas mataram cerca de 9 indígenas em 2019, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra, CPT,  e essa violência geralmente não acarreta qualquer consequência aos agressores. Assim, fica evidente que o direito à propriedade dessa população está sendo violado, o que gera conflitos e coloca em risco a segurança desta.

   Outrossim, a Constituição de 1988 garante à qualquer brasileiro o acesso à saúde universalizada e gratuita, entretanto, a comunidade indígena não tem usufruído desse direito. Como mostra os dados do DataSUS, o acesso precário à saúde causa a morte deles por doenças tratáveis e o aumento da mortalidade e desnutrição infantil.  Dessa maneira, as tribos indígenas encontram-se mais uma vez marginalizadas e com suas garantias legais negadas pela sociedade e pelo Estado.

   Diante de tais aspectos, fica claro a privação dessas tribos de seus direitos previstos nas leis do país. Portanto, fica imperativo ao Governo Federal, junto à FUNAI, garantir que eles estejam usufruindo dessas leis, criando um projeto chamado “Indígenas Protegidos” que irá oferecer a proteção de suas terras, bem como, acesso à saúde de qualidade. Desse modo, assegurando melhores condições para os índios brasileiros, os valorizando como nas obras de José de Alencar.  

Compartilhar

2 Correções

  1. INTRODUÇÃO
    -que introdução maravilhosa, só alguns erros de concordância;
    -quando vc usa uma palavra no plural o adjetivo ,o verbo … deve tbm estar no plural: “destacando-se os constantes assassinatos destes em confrontos” seria a forma correta;
    -no mais ,sua introdução esta boa;
    DESENVOLVIMENTO 1
    -seria legal vc utilizar conectores entre um período e outro dos parágrafos.
    -seria legal quando for trazer dados colocar primeiro a fonte depois os dados;
    – senti falta do seu ponto de vista ;
    DESENVOLVIMENTO 2
    -no lugar desse entretanto deveria ser colado um mas, um porem…
    -novamente falta de conectivo;
    -o “a” de qualquer n tem crase
    CONCLUSAO
    -nao seria legal usar dois órgãos brasileiros p solucionar um problema, a FUNAI já é um órgão público. ent poderia usar so funai ou do gov federal;
    -sua conclusão deve responder a essas perguntas :
    quem tem que fazer?o que tem que fazer? como fazer? para que fazer ?
    -sua conclusão necessita de mais detalhes .
    C1-120 DEVIDOS A ERROS ORTOGRAFICOS E DE ACENTUAÇÃO
    C2-160, VC DESRNVOLVEU SEU TEXTO DE FORMA CONSISTENTE
    C3-120, SENTI FALTADO SEU PONTO DE VISTA ;
    C4-120, FALTA DE CONCECTORES EM ALGUMAS PARTES DO TEXTO
    C5-120,PROPOSTA MEDIANA
    640

    OPÇÃO DE REESCRITA DO TEXTO:

    Nas obras indianistas de José de Alencar, o indígena foi valorizado e retratado como herói nacional. Contudo, fora dos romances literários , a realidade vivenciada pelos índios é o contrário do que é abordado nas obras do autor . Nesse contexto, os povos indígenas do Brasil enfrentam diversos problemas, destacando-se os constantes assassinatos destes em confrontos com invasores e o acesso precário à saúde.
    A priori, o capitalismo associado a busca por mais terras agricultáveis contribui para que ocorra confrontos entre a população indígena e agricultores que invadem seus terrenos. Com isso, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra, esses conflitos violentos e territoriais mataram cerca de 9 indígenas em 2019, visto que essa violência ,geralmente , não acarreta qualquer consequência aos agressores. Assim, fica evidente que o direito à propriedade dessa população está sendo violado, o que gera conflitos e coloca em risco a segurança desta.
    Outrossim, a Constituição de 1988 garante a qualquer brasileiro o acesso à saúde universalizada e gratuita, porém , a comunidade indígena não tem usufruído desse direito. nesse contexto, como mostra os dados do DataSUS, o acesso à saúde é precário, causa a morte de índios, causado por doenças tratáveis, e o aumenta a taxa de mortalidade e desnutrição infantil. Dessa maneira, as tribos indígenas encontram-se mais uma vez marginalizadas e com suas garantias legislativas negadas pela sociedade e pelo Estado.
    Diante de tais aspectos, fica clara a privação dessas tribos a seus direitos previstos nas leis do país. Portanto, cabe à FUNAI garantir que eles estejam usufruindo dessas leis, criando projetos que incentivam e auxiliam na proteção indígena,a fim de oferecer assegurá-los o direito às terras e a um sistema de saúde qualificado. Desse modo, assegurando melhores condições para os índios brasileiros, passaram a ser valorizados como nos romances de José de Alencar.

    • 1
  2. Olá youngblzzd, tudo bem? Espero que sim.
    Não sou profissional mas espero te ajudar de alguma forma.
    Gostei do seu texto, ele está bem estruturado e você apresentou bons argumentos.
    No entanto, você cometeu alguns erros de concordância e no uso da crase.
    Sua proposta de intervenção está muito boa, mas não contém todos os elementos.
    Seus erros foram poucos o que fará com que seja descontado pouco.
    Competência 1-> 160
    Competência 2-> 160
    Competência 3-> 160
    Competência 4-> 120
    Competência 5-> 160
    Nota final: 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.