Nas obras indianistas de José de Alencar, o indígena foi valorizado e tratado como herói nacional. Contudo, fora dos romances, a realidade, anterior e posterior às obras do autor, é bem diferente. Nesse contexto, os povos indígenas do Brasil enfrentam diversos problemas, destacando-se o constante assassinatos destes em confrontos com invasores e o acesso precário à saúde.
A priori, o capitalismo e a busca por mais terras para práticas agropecuárias têm gerado confrontos entre a população indígena e agricultores que invadem seus terrenos. Essas disputas territoriais e violentas mataram cerca de 9 indígenas em 2019, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra, CPT, e essa violência geralmente não acarreta qualquer consequência aos agressores. Assim, fica evidente que o direito à propriedade dessa população está sendo violado, o que gera conflitos e coloca em risco a segurança desta.
Outrossim, a Constituição de 1988 garante à qualquer brasileiro o acesso à saúde universalizada e gratuita, entretanto, a comunidade indígena não tem usufruído desse direito. Como mostra os dados do DataSUS, o acesso precário à saúde causa a morte deles por doenças tratáveis e o aumento da mortalidade e desnutrição infantil. Dessa maneira, as tribos indígenas encontram-se mais uma vez marginalizadas e com suas garantias legais negadas pela sociedade e pelo Estado.
Diante de tais aspectos, fica claro a privação dessas tribos de seus direitos previstos nas leis do país. Portanto, fica imperativo ao Governo Federal, junto à FUNAI, garantir que eles estejam usufruindo dessas leis, criando um projeto chamado “Indígenas Protegidos” que irá oferecer a proteção de suas terras, bem como, acesso à saúde de qualidade. Desse modo, assegurando melhores condições para os índios brasileiros, os valorizando como nas obras de José de Alencar.
vitoriapamelo
INTRODUÇÃO
-que introdução maravilhosa, só alguns erros de concordância;
-quando vc usa uma palavra no plural o adjetivo ,o verbo … deve tbm estar no plural: “destacando-se os constantes assassinatos destes em confrontos” seria a forma correta;
-no mais ,sua introdução esta boa;
DESENVOLVIMENTO 1
-seria legal vc utilizar conectores entre um período e outro dos parágrafos.
-seria legal quando for trazer dados colocar primeiro a fonte depois os dados;
– senti falta do seu ponto de vista ;
DESENVOLVIMENTO 2
-no lugar desse entretanto deveria ser colado um mas, um porem…
-novamente falta de conectivo;
-o “a” de qualquer n tem crase
CONCLUSAO
-nao seria legal usar dois órgãos brasileiros p solucionar um problema, a FUNAI já é um órgão público. ent poderia usar so funai ou do gov federal;
-sua conclusão deve responder a essas perguntas :
quem tem que fazer?o que tem que fazer? como fazer? para que fazer ?
-sua conclusão necessita de mais detalhes .
C1-120 DEVIDOS A ERROS ORTOGRAFICOS E DE ACENTUAÇÃO
C2-160, VC DESRNVOLVEU SEU TEXTO DE FORMA CONSISTENTE
C3-120, SENTI FALTADO SEU PONTO DE VISTA ;
C4-120, FALTA DE CONCECTORES EM ALGUMAS PARTES DO TEXTO
C5-120,PROPOSTA MEDIANA
640
OPÇÃO DE REESCRITA DO TEXTO:
Nas obras indianistas de José de Alencar, o indígena foi valorizado e retratado como herói nacional. Contudo, fora dos romances literários , a realidade vivenciada pelos índios é o contrário do que é abordado nas obras do autor . Nesse contexto, os povos indígenas do Brasil enfrentam diversos problemas, destacando-se os constantes assassinatos destes em confrontos com invasores e o acesso precário à saúde.
A priori, o capitalismo associado a busca por mais terras agricultáveis contribui para que ocorra confrontos entre a população indígena e agricultores que invadem seus terrenos. Com isso, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra, esses conflitos violentos e territoriais mataram cerca de 9 indígenas em 2019, visto que essa violência ,geralmente , não acarreta qualquer consequência aos agressores. Assim, fica evidente que o direito à propriedade dessa população está sendo violado, o que gera conflitos e coloca em risco a segurança desta.
Outrossim, a Constituição de 1988 garante a qualquer brasileiro o acesso à saúde universalizada e gratuita, porém , a comunidade indígena não tem usufruído desse direito. nesse contexto, como mostra os dados do DataSUS, o acesso à saúde é precário, causa a morte de índios, causado por doenças tratáveis, e o aumenta a taxa de mortalidade e desnutrição infantil. Dessa maneira, as tribos indígenas encontram-se mais uma vez marginalizadas e com suas garantias legislativas negadas pela sociedade e pelo Estado.
Diante de tais aspectos, fica clara a privação dessas tribos a seus direitos previstos nas leis do país. Portanto, cabe à FUNAI garantir que eles estejam usufruindo dessas leis, criando projetos que incentivam e auxiliam na proteção indígena,a fim de oferecer assegurá-los o direito às terras e a um sistema de saúde qualificado. Desse modo, assegurando melhores condições para os índios brasileiros, passaram a ser valorizados como nos romances de José de Alencar.
SheilaAlvesGonçalves
Olá youngblzzd, tudo bem? Espero que sim.
Não sou profissional mas espero te ajudar de alguma forma.
Gostei do seu texto, ele está bem estruturado e você apresentou bons argumentos.
No entanto, você cometeu alguns erros de concordância e no uso da crase.
Sua proposta de intervenção está muito boa, mas não contém todos os elementos.
Seus erros foram poucos o que fará com que seja descontado pouco.
Competência 1-> 160
Competência 2-> 160
Competência 3-> 160
Competência 4-> 120
Competência 5-> 160
Nota final: 760