A primeira geração do Romantismo no Brasil, movimento literário difundido na primeira metade do século XIX, ficou marcada pela valorização dos povos indígenas, assim como sua história e cultura. No contexto atual, todavia, os últimos representantes da população nativa do país ainda sofrem com o desrespeito dos seus direitos. É visível, que essa triste realidade se deve principalmente à política de descaso promovida pelo próprio governo, junto a uma ação violenta. Atrelado a isso, há desinformação a respeito da cultura das populações indígenas.
Em primeiro plano, uma notícia divulgada pelo portal de informações “A Pública”, revelou que o governo do atual presidente Jair Bolsonaro tem certificado fazendas de maneira irregular em cima de Terras Indígenas (TIs) na Amazônia Legal. Sob essa óptica, é notório o tamanho desacato das autoridades para com essas sociedades, visto que, a demarcação dessas terras são previstas pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Pela mesma razão, é inexorável que as constantes ameaças sofridas pelos nativos, por parte dos fazendeiros que invadem suas regiões, são sinônimos do desleixo da população quanto a origem de sua cultura.
Em segundo plano, um estudo publicado pela plataforma de notícias UOL, mostra que 90% das terras indígenas analisadas têm uma proporção maior de cobertura vegetal do que qualquer outra área. Dessa forma, através da barreira contra o desmatamento e manutenção da diversidade ambiental, além de reduzirem o impacto causado pelas mudanças climáticas, fica evidente a importância em escala global dos benefícios oferecidos por esses povos, sendo portanto, um dever de todos assegurarem a proteção a essas sociedades.
Em virtude dos fatos mencionados, faz-se necessário soluções para amenizar o impasse. Assim, o Ministério da Educação, junto ao FUNAI, deveriam promover palestras em escolas e praças públicas que seriam divulgadas através das redes sociais, mostrando o quão importante é manter viva a cultura indígena. Por conseguinte, os valores impostos pela primeira geração romântica serão difundidos por toda população, erguendo uma sociedade sustentável e justa.
sofia.barros
Uma redação boa, para uma nota 850. Se realmente quer investir na redação invista! Sua ideia central está muito boa mas foi escapada certas vezes. Aprofunde o seu conhecimento, você tem muito talento para isso, mas o tema escolhido não ajuda tanto, da próxima vez também lembre dos espaços antes de começar o parágrafo. Achei uma redação incrível, tente melhorar!
julia12
Muito obrigada! É exatamente isso, fiz uma redação sobre saúde semana passada e tirei 960, mostrei ela para vários corretores e eles me deram basicamente a mesma nota. Nessa redação que eu enviei acho que o tema não me ajudou, não consegui seguir uma idéia e fiquei preocupada com a nota (apesar de alta não é tão boa para o curso que eu quero). Muito obrigada pela correção!
PHNalon
Introdução pautada na Literatura e Arte, foram apontados 2 teses que serão desenvolvidas.
Argumentação está bem feita, porém, tente problematizar mais.
A intervenção está incompleta, fique atenta para os 5 elementos pedidos
Evite de usar termos como “através “, você pode substituir, por exemplo, pela expressão “por intermédio”
Comp 1- 160
Comp 2- 200
Comp 3- 160
Comp 4- 200
Comp 5- 160
Total: 880
julia12
Muito obrigada! Eu gostaria de sanar uma dúvida, não sei se coloco os 2 argumentos citados na introdução no D1 ou divido eles, o primeiro argumento no D1 e o segundo no D2. Pergunto isso, pois quando envio uma redação com os dois argumentos no D1 sempre tiro notas maiores. Obrigada pela atenção!