Aprendiz

A questão do índio no Brasil Contemporâneo

  • 0

O indígena, desde a chegada dos portguêses ao Brasil, é visto como um ser não civilizado que não sabe aproveitar as riquezas da terra brasileira. Infelizmente, no século XXI, esta perspectiva não se alterou tanto. Sabe-se que as terras dos índios são constantemente invadidas pelas máquinas do homem moderno, as quais contruibuem aos poucos para o desaparecimento da cultura do índio.

Convém ressaltar, em primeiro plano, a importância que as reservas indígenas para o país. Estas representam cerca de 12% do território nacional, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), que além de protegeram a cultura local, também é uma reserva ambiental de fauna e flora brasileira. Entretando, essas terras são constantemente ocupada por homens que buscam explorar riquezas, e em decorrência disso é comum acontecerem conflitos entre índio e fazendeiros. Esse, por possuírem armas mais fortes, conseguem expolsar o nativo que é obrigado então fugir para o mundo urbano.

É notório, então, que ao deixar a reserva, o indígena perde grande de seus costumes ao se adequar a cidade contempoanêa. Assim ocorre a desvalorização do herio da terceira geração do Romantismo. Mesmo que a sua culta seja encontrada recorrentemente no cotidiano, principalmente nos vocabulário, apenas o índio é capaz de mantê-la viva.

Fica evidente, portanto,  como as tecnologias podem atrapalhar os costumes indígenas. Torna-se importante então que a Funai e o Ministério da Cidadania  atuem para manter o costume do índio, mesmo que este viva na cidade. Também faz-se necessário o apoio da Polícia Cival e Militar atuante nas reservas, a fim de proteger e impedir invasões para garantir que o índio seja livre para viver sua cultura.

Compartilhar

5 Correções

  1. Ótima redação! Demonstrou bom domínio da língua escrita, boa estrutura de texto e defendeu um ponto de vista.
    Entretanto, percebi a falta de relação entre o repertório cultural e a problemática do terceiro parágrafo. Ademais, na proposta de intervenção, há à presença do agente e a finalidade, excluindo a ação e modo/meio que este Irá agir.
    Avaliaria sua redação com: 860
    Competência 1: 200
    Competência 2: 180
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 120

    • 1
  2. Diante da sua redação nota-se alguns erros, então destacarei logo em seguida.
    No segundo parágrafo você fala um pouco sobre os fazendeiros, mas logo depois começa um outro período que poderia ser colocado uma vírgula e um termo de retomada e terminar o que queria escrever. Porque perdeu um pouco a unidade nessa parte.
    O correto é “nos vocabulários” não “nos vocabulário “.
    Conclusão incompleta pois faltou o “como” e a “finalidade” da primeira solução, já a segunda faltou o Como e o Fechamento da conclusão.

    • 0
  3. portguêses não tem acento
    introdução boa,clara,coesa com contexto construtivo e direta.
    ”fazendeiros. Esse, por possuírem armas mais fortes, conseguem expolsar o nativo que é obrigado então fugir para o mundo urbano”. ”o correto seria fazendeiros que por possuírem armas mais fortes, conseguem expulsar os nativo que são obrigados,então, a fugir para o mundo urbano”. veja o nativo é um individuo só e como a expulsão e de um grupo a coesão se faz adequada ent vc poderia escrever os nativos e colocar a coesão no plural ou por o povo nativo e manter a coesão no singular.
    d2 deve sempre ser do mesmo tamanho ou maior que o d1 para dar uma progressão melhor ao texto.
    herio/ herói
    culta/cultura
    conclusão inadequada pois sua tese foi a expulsão de suas terras sendo a tecnologia algo mais secundário e na conclusão vc a culpá pela aculturação indígena.faltou o meio na proposta.
    faltou uma maior diversificação e quantidade de conhecimento de mundo
    falta comprovação de sua tese no d2
    1-160
    2-140
    3-120
    4-160
    5-80
    nota:660

    • 0
  4. Bom, eu fiquei um pouco arretado com a sua redação. Mostrarei o porquês.
    👉 Em uma primeira análise, você usa um modelo dissertativo-argumentativo de causa e consequência, como a Exploração de recursos naturais em terras indígenas e perda de cultura, respectivamente.
    👉Na sua introdução você deixou claro o que seria citado posteriormente. E eu gostei, ficou claro qual era a causa.
    👉Desenvolvimento 1: Muito bem elaborado, ponto de vista coerente em referência ao repertório sociocultural para defende-lo.
    👉Desenvolvimento 2: Não me convenceu muito que o processo de exploração em terras indígenas ocasiona a perda de cultura para a urbanidade. Visto que nenhum povo quando deixa seu lugar de origem perde isto, por exemplo, os nordestinos com o nosso jeito de falar. Poderia ser retratado o processo de xenofobia, seria mais eficiente.
    👉Conclusão: Em nenhum momento foi citado a tecnologia como um ponto para a sua tese, deveria ser retratado um elemento supracitado para retomar. Mas faltou detalhamento e não abrange muito.
    C1: 160
    C2: 140
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 120
    Total: 700

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.