A questão do índio na contemporaneidade

  • 0

Consoante ao grande líder do movimento dos direitos civis dos negros, Martin Luther King, “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. Análoga à questão dos indígenas na contemporaneidade que, mesmo após avanços governamentais e cívicos, o cenário de iniquidade persiste e reflete na sociedade brasileira, devido as atitudes soberanas da sociedade que causa os inúmeros problemas vividos pelos índios.

A música “A vida é desafio” do grupo de rap Racionais MC’s, traz o trecho; “quinhentos anos de Brasil e o Brasil aqui nada mudou”. Do mesmo modo, o fragmento remonta a conjuntura vivenciada por negros e nativos, com isso, a indagação sobre a colonização, a problematização a respeito dos sentidos e impactos da “colônia moderna” continua a afetar de forma profunda os nativos com sua superioridade e seus preconceitos diante dos anfitriões da nação.

Hodiernamente, acontecem muitos processos de aculturação, em que os nativos se envolvem com uma cultura exterior e mantém a sua em segundo plano. Outro fator, a demarcação de terras indígenas é de suma importância no mundo atual, pois, a proteção dessas regiões também contribuirá com a preservação da identidade, cultura e o modo de vida. Ademais, favorece com a diminuição dos conflitos. Possibilita-se, além disso, maior controle estatal nas áreas vulneráveis e maior cuidado com o povo que ajudou a edificar o país.

Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o governo em parceria com a FUNAI (Fundação Nacional do índio), promovam ações que impeçam o avanço da agricultura e agropecuária para os locais nativos, garantindo-se o sustento da vida desses povos e imunizando seus costumes dos não índios, assim poder-se-á alcançar o bem-estar social. Além disso, outras medidas devem ser tomadas, segundo Oscar Wilde, “o primeiro passo é o mais importante para um homem ou nação”.

Compartilhar

1 Correção

  1. C1 – 200
    C2 -200
    C3 – 120
    C4 – 200
    C5 -160
    Nota = 880
    Ótima redação! Você demonstra ter um bom domínio da norma culta, utilizou bons repertórios, no entanto, faltou progressão no seu segundo argumento e seu posicionamento dentro dos fatos abordados.
    Na conclusão, nos moldes do Enem, é importante ser mais clara e objetiva possível
    Minha sugestão, a partir da idéia central do seu argumento, faça premissas que estejam de acordo com ela, evitando, assim, que seu argumento tenha ideias aparentemente jogadas lá sem articulação.
    Na conclusão, deixe claro a ação que deve ser proposta, evitando que fique vago.
    Bom, espero ter ajudado de alguma forma! ;)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.