A questão do incêndios no Brasil: O fenômeno que mata

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Os incêndios são um fenômeno causado por acúmulo de combustíveis e condições meteorológicas favoráveis associados a uma fonte de ignição, uma das principais causas podem ser as práticas agrícolas, falta de chuva, vandalismo etc. portanto o fogo de forma espontânea é pouco provável e recorrente, restando então o homem como principal causador, intencionalmente ou acidentalmente, desta devastação que causa graves sequelas no meio ambiente, como a extinção e falecimento de sua fauna e flora.
Outrossim, é perceptível que a ausência de órgãos responsáveis e rígidas fiscalizações contribuem para o aumento do fogo nas matas brasileiras, sendo o Pantanal uma das mais atingidas. Embora exista uma lei para crimes ambientais, prevista na Constituição Federal de 1988, que pune severamente quem realiza ateamento de fogo em matas e florestas. Assim, torna-se necessário a execução mais rigorosa das leis já criadas, e criações de novos órgãos responsáveis para que auxiliem na fiscalização.
Ademais, no Brasil a prática das queimadas são muito comuns na agricultura, sendo uma das principais causas, o baixo custo e a rapidez. Todavia, nem sempre as queimadas como prática agrícola são controladas, assistidas e realizadas de forma correta, o que pode acarretar em incêndios criminosos, pois sai do contole da prática agrícola, e quem está realizando não toma as devidas previdências, por falta de conhecimento ou até mesmo medo de multas ou das autoridades, ocasionando diversos riscos para a vegetação, animais e famílias que residem próximos. Dessa forma, é importante ressaltar o perigo das queimadas como prática agrícola e os riscos recorrentes desse ato, que pode se tornar ilegal e responsável por grande devastações ambientais.
Diante disso, é necessário refletir sobre os estragos que podem ser causados pelos incêndios e a importância da conscientização no país. Portanto o Estado precisa aplicar as leis existentes com mais rigor e criar políticas públicas e mais órgãos responsáveis para auxiliar nas devidas fiscalizações, além de tornar essa problemática visível para que a sociedade consiga enxergar a gravidade do problema, as mídias por sua vez, podem auxiliar, já que possuem abrangência significativa na sociedade. Além disso,campanhas e projetos educacionais podem ser criados e implementados não só nas escolas, já que é um espaço de formação de senso crítico, mas também em lugares que sejam acessíveis para aqueles do meio rural, como na internet e televisão afim de mostrar essa problemática e as graves consequências, com o intuito de formar cidadãos e profissionais mais informados e detentos do conhecimento, pois esse fenômeno mata, e muitos não sabem.

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2 Correções

  1. Olá ! Gostei da sua redação. Você apresenta uma boa tese . Apresenta repertório sócio cultural para sustentar seus argumentos . Faltou a utilização de mais conectivos e locuções conectivas ,para separar melhor os períodos . Achei que poderia desenvolver mais seus argumentos ( dando uma maior criticidade do problema) mostrando um pouco mais da sua opinião . Na sua conlusão, senti falta do (meio/modo). Você utilizou duas propostas de intervenção , corrige pela que estava mais completa delas . Um detalhe , recomendo sempre terminar a redação, voltando com o repertório sócio cultural que você utilizou na sua introdução ou no seu desnevovimento, pois deixa seu texto mais “redondo”.
    Parabéns pela redação, continue treinado que você vai alcançar um ótima nota na sua redação!
    Competência 1: 160
    Competência 2: 180
    Competência 3: 140
    Competência 4: 160
    Competência 5: 160

    Nota final: 800

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  2. INTRODUÇÃO:
    esse parágrafo não contém de maneira bem estruturada tópico frasal, problemática e teses. Vou tentar reestruturá-lo.
    “associados a uma fonte de ignição, uma das principais causas podem ser as práticas agrícolas, falta de chuva, vandalismo etc. portanto o fogo de forma espontânea é pouco provável e recorrente, restando então o homem como principal causador, ” =
    Associados à uma fonte de ignição. Sendo assim, as principais causas desse desastre natural podem ser as práticas agrícolas e os períodos de seca. Todavia, o fogo de forma espontânea, não é algo muito recorrente; consequentemente, o homem é seu principal causador.
    DESENVOLVIMENTO 1:
    “prevista na Constituição Federal de 1988, que pune severamente quem”= estabelecida na Constituição Federal de 1988, pune severamente quem
    DESENVOLVIMENTO 2:
    aqui há novamente problemas na argumentação e estruturação:
    “Ademais, no Brasil a prática das queimadas são muito comuns na agricultura, sendo uma das principais causas, o baixo custo e a rapidez.” =
    Ademais, no Brasil, a prática das queimadas são comuns na agricultura, por suas vantagens de baixo custo e rapidez para conseguir as terras.
    “Todavia, nem sempre as queimadas como prática agrícola são controladas, assistidas e realizadas de forma correta, o que pode acarretar em incêndios criminosos, pois sai do contole da prática agrícola, e quem está realizando não toma as devidas previdências, por falta de conhecimento ou até mesmo medo de multas ou das autoridades, ocasionando diversos riscos para a vegetação, animais e famílias que residem próximos”
    (não se recomenda a elaboração de frases enormes como essa, que podem ser já um parágrafo em questão de tamanho. Além disso, se você faz frases tão grandes, acaba perdendo a linha de pensamento, e assim, a coerência.)=
    Todavia, essas queimadas, quando não são controladas e assistidas de maneira correta, podem sair do controle. Por conseguinte, culminam em um incêndio criminoso, ocasionando prejuízos para a vegetação e animais locais, além das pessoas que residem em áreas próprias.
    CONCLUSÃO:
    “Portanto o Estado precisa aplicar as leis existentes com mais rigor e criar políticas públicas e mais órgãos responsáveis para auxiliar nas devidas fiscalizações, além de tornar essa problemática visível para que a sociedade consiga enxergar a gravidade do problema, as mídias por sua vez, podem auxiliar, já que possuem abrangência significativa na sociedade. Além disso,campanhas e projetos educacionais podem ser criados e implementados não só nas escolas, já que é um espaço de formação de senso crítico, mas também em lugares que sejam acessíveis para aqueles do meio rural, como na internet e televisão afim de mostrar essa problemática e as graves consequências, com o intuito de formar cidadãos e profissionais mais informados e detentos do conhecimento, pois esse fenômeno mata, e muitos não sabem”
    (novamente frases gigantes sem necessidade. A cada vírgula que muda o tema, troque por um ponto final + elemento coesivo).

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