A questão do idoso no Brasil

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Como postulado por Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo, durante o período da ditadura militar no país: ”O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós”. Nesse cenário, a questão dos idosos à sociedade, atualmente no Brasil, apresentam-se como um dos nós a serem desatados. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos em virtude do descaso estatal e da negligência governamental. Sendo assim, medidas exequíveis devem ser tomadas a fim de sanar os entraves existentes.

Em primeira análise afirma-se que, o descaso do Estado o qual desvaloriza a questão do idoso na sociedade hodierna, é necessário realizar efetivas ações que busquem incentivar a questão da valorização dos idosos e o seu papel, mostrando-se como um desafio à consolidação de uma solução, às pessoas que lutam pela questão do papel do ansião na atualidade e a sua valorização. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relata que no futuro o número de idosos com mais de 80 anos em 2060 crescerá e que na atualidade representa 11%. Nesse sentido, diante de um ambiente que propaga em omitir a questão do idoso , é necessário analisar as consequências acerca dessa problemática.

Em segunda constatação, é compreensível que a negligência governamental  que omite a questão do idoso. É o que gera a omissão do seu papel e da qualificação de sua idade, prejudicando à população de habitantes brasileiros. Dessa forma, é necessário uma execução de mudanças para incentivar a diminuição dos casos de agressão e abandono desses cidadãos no Brasil, isso consoante a famosa famosa frase de Cazuza diz:” o tempo não para. A melhor idade chega para todo mundo, e quando a gente se dá conta, está se perguntando até quando vai conseguir cuidar de si mesmo ou se vai precisar de auxílio especializado ”. De maneira análoga, reivindicações da sociedade para incentivar a questão do idoso, são necessárias para a realização de mudanças nessa área.

Portanto, a questão dos idosos, apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário, urge que o Estado invista por meio de verbas governamentais, na melhoria do papel dos idosos e a sua valorização no âmbito atual, incentivando a ação e a sua questão moral na sociedade. A posteriori, cabe à população promover manifestações através de uma petição assinada, com o objetivo de atingir toda à população de jovens incentivando a sua questão de valorização no canarinho brasileiro, motivando às pessoas a viver em um ambiente em que haja a valorização desses, para que a seu papel seja preservado. Somente assim, será possível desatar os nós do jornalista Barão de Itararé e ter um ambiente em que haja a valorização da questão do idoso.

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4 Correções

  1. COMPETÊNCIA 1: domínio da modalidade formal da língua.
    [ ] 0: Desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa; estrutura sintática inexistente.
    [ ] 40: Domínio precário da modalidade escrita formal, com diversificados e frequentes desvios gramaticais E estrutura sintática deficitária.
    [ ] 80: Domínio insuficiente da modalidade escrita formal, com muitos desvios gramaticais OU estrutura sintática deficitária.
    [ ] 120: Domínio mediano da modalidade escrita formal, com alguns desvios gramaticais E estrutura sintática regular.
    [ ] 160: Bom domínio da modalidade escrita formal, com poucos desvios gramaticais E boa estrutura sintática.
    [x] 200: Excelente domínio da modalidade escrita formal. Estrutura sintática excelente (no máximo, UMA falha) E, no máximo, DOIS desvios.

    COMPETÊNCIA 2: compreensão da proposta e aplicação das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do gênero Dissertação em prosa.
    [ ] 40: Tangência ao tema, OU domínio precário do texto dissertativo-argumentativo.
    [ ] 80: Abordagem do tema, mas com trechos de cópias dos textos motivadores E domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo.
    [ ] 120: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos PREVISÍVEIS, baseados nos textos motivadores E/OU com repertório não pertinente ao tema. Apresenta domínio MEDIANO do texto dissertativo-argumentativo.
    [x] 160: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos CONSISTENTES, com repertório legitimado E pertinente ao tema, MAS com uso improdutivo. Apresenta BOM domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    [ ] 200: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos CONSISTENTES, e com repertório cultural pertinente ao tema E com uso produtivo. Apresenta EXCELENTE domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    COMPETÊNCIA 3: seleção, relacionamento, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista a ser defendido no texto.
    [ ] 0: Apresentação de informações não relacionadas ao tema, sem defesa de um ponto de vista.
    [ ] 40: Apresentação de informações POUCO relacionadas ao tema, OU abordagem completa do tema, mas sem direção.
    [ ] 80: Falta projeto de texto. Informações relacionadas ao tema, mas desorganizadas ou limitadas aos argumentos dos textos motivadores, OU o texto apresenta contradição grave.
    [ ] 120: Projeto de texto com MUITAS falhas E informações relacionadas ao tema, mas limitadas aos argumentos dos textos motivadores e POUCO organizadas em defesa da tese.
    [ X ] 160: Projeto de texto com POUCAS falhas E informações relacionadas ao tema e organizadas em defesa do ponto de vista. O texto apresenta indícios de autoria.
    [ ] 200: Projeto de texto ESTRATÉGICO E informações relacionadas ao tema e organizadas em defesa do ponto de vista. O texto apresenta AUTORIA no desenvolvimento temático.

    COMPETÊNCIA 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    [ ] 0: Ausência de articulação entre as informações; períodos justapostos e desconexos.
    [ ] 40: Articulação precária: rara presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos; excessivas repetições; elementos coesivos inadequados.
    [ ] 80: Articulação insuficiente das partes do texto: muitas inadequações e repertório limitado de recursos coesivos; muitas repetições; elementos coesivos inadequados.
    [ ] 120: Articulação mediana das partes do texto: repertório pouco diversificado de recursos coesivos e/ou algumas repetições e/ou algumas inadequações.
    [x] 160: Repertório diversificado de recursos coesivos. Presença constante de elementos coesivos inter e intraparágrafos; poucas repetições e/ou inadequações.
    [ ] 200: Repertório diversificado de recursos coesivos. Presença constante de elementos coesivos inter e intraparágrafos; raras ou ausentes repetições e sem inadequações.

    COMPETÊNCIA 5: elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    [ ] 0: Ausência de proposta OU proposta não relacionada ao assunto OU que desrespeita os direitos humanos.
    [ ] 40: Proposta de intervenção vaga, tangente ao tema, OU com apenas um elemento obrigatório e válido.
    [ ] 80: Proposta de intervenção insuficiente: relacionada ao tema, mas não articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas dois elementos obrigatórios e válidos.
    [ ] 120: Proposta de intervenção mediana: relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas três elementos obrigatórios e válidos.
    [ ] 160: Proposta de intervenção BEM relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas quatro elementos obrigatórios e válidos.
    [x] 200: Proposta de intervenção MUITO BEM relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com os cinco elementos obrigatórios e válidos.

    Totalizando 880 pontos

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  2. Olá
    Não sou uma boa corretora, mas sua redação está muito boa.

    Na introdução houve alusão, problemática e tese bem esclarecidas.

    Nós desenvolvimentos houve uma ótima argumentação, com apresentação de dados e consequencia.

    E na conclusão teve um detalhamento da proposta com todas as perguntinhas kkkkk, além do fechamento que traz a sua introdução, deixando seu texto como um todo bem amarradinho.

    Enfim, a redação apresentou uma estruturação, conectivos diversificados. Organização dos períodos em cada parágrafo.
    Gostei bastante, mas continue praticando e sempre seguindo essa linha que você vai conseguir seus objetivos.
    Boa sorte.

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  3. Não sou uma boa corretora, mas sua redação está muito boa.

    Na introdução houve alusão, problemática e tese bem esclarecidas.

    Nós desenvolvimentos houve uma ótima argumentação, com apresentação de dados e consequencia.

    E na conclusão teve um detalhamento da proposta com todas as perguntinhas kkkkk, além do fechamento que traz a sua introdução, deixando seu texto como um todo bem amarradinho.

    Enfim, a redação apresentou uma estruturação, conectivos diversificados. Organização dos períodos em cada parágrafo.
    Gostei bastante, mas continue praticando e sempre seguindo essa linha que você vai conseguir seus objetivos.
    Boa sorte.

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