Iniciante

A questão do desaparecimento de crianças no Brasil- Enem

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Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, a violação do direito à segurança pública, devido o desaparecimento de crianças, torna o país mais distante do imaginado pelo protagonista sonhador. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, que emerge tanto pela negligência governamental como pela má influência da mídia.

Em primeiro plano, é evidente que o descaso do governo se apresenta como promotor do cenário de sumiço infantil no corpo social. No que se refere a isso, é pertinente trazer a afirmação de Abraham Lincoln sobre política: esta é serva do povo e não o contrário, por isso tem a incumbência de assegurar suas concessões. Somado a isso, o dado estatístico divulgado pelo Núcleo de Direitos Humanos, no qual aponta que cerca de 25% dos desaparecidos são menores de idade, comprova que o poder público não está servindo a sociedade com planos, ações e metas que revertam esse cenário. Assim, o que ocorre realmente é uma falta de diligência e cuidado por parte das autoridades responsáveis, que se não vierem acompanhadas de bons desempenhos que visem a restituição do dado exposto, dificulta sua resolução.

Além disso, a inadequada atuação dos meios de comunicação ainda é favorável para o aumento no número de jovens vítimas de sumiço na nação. Acerca disso, o filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, ao invés de promover matérias que elevem os níveis de informações das pessoas sobre essa questão pública de segurança que os brasileiros enfrentam, influencia na consolidação da garantia desse direito, em razão do silenciamento midiático de uma situação que persiste atualmente e que precisa ser cessada.

Logo, é evidente a necessidade de intervenção com relação ao desaparecimento infantil no Brasil. Para tanto, o Ministérios da Justiça e Segurança Pública deve promover campanhas de conscientização social, por meio de escolas, universidades e praças municipais para informar a população sobre os riscos de confiar-se em desconhecidos. Dessa forma, tais campanhas devem ter alcance nacional, inclusive pela internet, com transmissões ao vivo, por exemplo, para serem apresentadas as principais questões do tópico, com o objetivo de diminuir o número de casos de crianças que desaparecerão e expor seus direitos como cidadãos. Feito isso, espera-se tornar o país mais próximo do Brasil utópico de Policarpo Quaresma.

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3 Correções

  1. Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com as competências do ENEM, ok?

    INTRODUÇÃO
    Sua introdução foi muito bem escrita e argumentada, gostei muito da forma como introduziu o seu repertório e o encaixou bem na argumentação.
    Você colocou uma vírgula após “Lima Barreto” que não deveria estar ali.
    Você também cometeu um erro ao escrever “devido O desaparecimento…” e não “devido AO desaparecimento”.

    DESENVOLVIMENTO 1
    Seu tópico frasal está muito bom e você inseriu o repertório muito bem, mas cometeu outro erro de gramática. “…Abraham Lincoln sobre política: esta é serva do povo e não o contrário…” quando deveria escrever “…Abraham Lincoln sobre política: ESSA é serva do povo e não o contrário…”
    Sua argumentação está muito expositiva, tente utilizar ao menos um período (que não o de fechamento do parágrafo para argumentar apenas com as suas palavras e sem utilização de repertórios ou dados estatísticos.

    DESENVOLVIMENTO 2
    Seu tópico frasal, novamente, muito bom.
    Essa sua argumentação está bem bagunçada e de difícil entendimento, isso pode pecar na pontuação de coesão e coerência. Irei reescrever aqui com algumas anotações (as anotações estarão em CAPS para que consiga observá-las melhor, ok?

    “Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, ao invés de promover matérias que elevem os níveis de informações das pessoas sobre essa questão pública de segurança que os brasileiros enfrentam, influencia na consolidação da garantia desse direito (A MÍDIA IRÁ INFLUENCIAR NA CONSOLIDAÇÃO DA GARANTIA DE QUE DIREITO E POR QUE ISSO SERIA ALGO RUIM? VOCÊ ESTÁ QUERENDO DIZER O DIREITO A SEGURANÇA? SE SIM, DEVERIA TER DEIXADO CLARO ISSO ANTERIORMENTE.), em razão do silenciamento midiático de uma situação que persiste atualmente e que precisa ser cessada.

    Você culpou a mídia pelo problema mas não argumentou de forma coesa como ela realmente causa esse problema. Você comentou sobre o silenciamento desse assunto e usou ele como sua tese, mas não o explicou ou argumentou em relação a ele. Você criou um parágrafo expositivo e sem argumentação apropriada.

    CONCLUSÃO
    Iniciou muito bem, apenas com um erro de gramática, você escreveu “Ministérios” em vez de “Ministério”, dando uma ideia de plural. Você realizou uma conclusão boa, estilo ENEM e com todos os critérios necessários. Mas você também perderia muitos pontos por causa dessa conclusão. Você apresentou duas problemáticas (as quais escolheu argumentar): a negligência governamental (1) e o silenciamento do tópico pela mídia (2). Apesar de apresentar e argumentar sobre os dois pontos, você não apresentou uma proposta de intervenção para um deles (2), realizando uma proposta genérica para o tema apresentado, entende?
    Busque sempre, quando falar de negligência governamental, usar órgãos específicos (como você usou), mas que visem diminuir essa negligência, mostrando à população e governantes que a negligência governamental piora a situação e impede a realização de uma sociedade ideal, deixe isso bem claro em sua conclusão.
    Quando falar sobre o silenciamento das mídias, busque comentar sobre a necessidade do conhecimento dos casos pelas vítimas e formas de modificar isso. Lembre sempre de abordar os tópicos que você argumentou na conclusão. Você pode usar o Estado e a mídia como agentes. Dessa forma, você estará resolvendo os dois problemas.
    Por exemplo:
    “Logo, é evidente a necessidade de intervenção com relação ao desaparecimento infantil no Brasil, visto que a negligência Estatal e a falta de abordagem ao problema pela mídia corroboram para a continuidade da problemática. Para tanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve, por meio de programas midiáticos, promover campanhas visando a conscientização social, utilizando-se de escolas, universidades e praças municipais para informar a população e seus governantes sobre o assunto. Tais programas devem ter alcance nacional, inclusive pela internet, com transmissões ao vivo, por exemplo, para serem apresentadas as principais questões do tópico, com o objetivo de diminuir o número de casos de crianças que desaparecerão e expor seus direitos como cidadãos. Feito isso, espera-se tornar o país mais próximo do Brasil utópico de Policarpo Quaresma.”

    Sempre use a “conscientização social” não como uma ação, mas como uma finalidade. Sempre busque inserir os dois tópicos abordados a fim de fechar a sua argumentação com chave de ouro. Eu retirei a parte de “não confiar em desconhecidos” no exemplo, pois você não abordou isso durante seu texto, o que poderia perder pontos na sua coesão e coerência, além do conhecimento da estrutura do texto dissertativo argumentativo, visto que uma ideia não pode ser inserida na conclusão.

    CONCLUSÃO DA CORREÇÃO
    Você está indo muito bem Acredito que deve ter se perdido um pouco e isso é muito normal. Não sei se você realiza um projeto de texto antes de começar a escrever mas, se sim, indico começar a prestar um pouquinho mais de atenção para a linearidade da sua argumentação, visto que seu segundo parágrafo de desenvolvimento está pouco compreensível.
    Você conhece bem a estrutura e está indo no caminho correto, aos poucos você vai aprendendo cada vez mais. Continue estudando que eu sei, nesse ritmo, você chegará nos 900+ no final desse ano! Bons estudos!

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  2. Nota 900

    Para mais correções e mentoria
    >>>>>>>>
    [email protected]

    Competência I (norma padrão) 200

    Competência II (compreender a proposta) 200

    Competência III (coerência) 200

    Competência IV (mecanismos linguísticos) 200

    Competência V (intervenção) 100

    I – “para informar a população sobre os riscos de confiar-se em desconhecidos”, mas em nenhum momento do texto você associou a “confiança em desconhecidos” ao número de desaparecimentos. Ainda que seja uma associação óbvia é fundamental que você delimite a causa e efeito para que o texto não perca seu fio condutor.

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  3. Tema: A questão do desaparecimento de crianças no Brasil- Enem

    INTRODUÇÃO:
    Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto, do clássico livro “O triste fim de Policarpo Quaresma”, sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico|1|. Entretanto, a violação do direito à segurança pública, devido o (*ao) desaparecimento de crianças, torna o país mais distante do (?) imaginado pelo protagonista sonhador. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, que emerge tanto pela negligência governamental como pela má influência da mídia.

    1 – Aqui, apenas uma dica, você poderia ter usado uma conjunção de justificativa, como exemplo:
    “(…) sempre teve como característica mais marcante um nacionalismo ufanista, *pois* acreditava em um Brasil utópico.”
    Todavia é apenas uma sugestão, o jeito que você construiu permanece coeso e claro.

    — Boa introdução, deixou a tese bem na nossa cara, além de ter conectado com êxito o repertório à tese!

    PS: o “(?)” foi porque houve a omissão indevida do “que foi”, presumi que você queria deixar algo assim: “(…) torna o país mais distante do *que foi* imaginado pelo protagonista sonhador (…)”
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    DESENVOLVIMENTO 01:
    Em primeiro plano, é evidente que o descaso do governo se apresenta como promotor do cenário de sumiço infantil no corpo social. No que se refere a isso, é pertinente trazer a afirmação de Abraham Lincoln sobre (*a) política: esta é serva do povo e não o contrário, por isso tem a incumbência de assegurar suas concessões. Somado a isso, o dado estatístico divulgado pelo Núcleo de Direitos Humanos, no qual aponta que cerca de 25% dos desaparecidos são menores de idade, comprova que o poder público não está servindo a sociedade com planos, ações e metas que revertam esse cenário. Assim, o que ocorre realmente é uma falta de diligência e cuidado por parte das autoridades responsáveis, que se não vierem acompanhadas|1| de bons desempenhos que visem a restituição |2| do dado exposto, dificulta sua resolução.

    1 – Cuidado com os queísmos e o uso de orações condicionais, não são apropriadas e podem ocasionar confusões na hora da escrita, como nesse caso. Tipo, o que deve ser acompanhado?
    Nessa ocasião, recomendo uma reescrita, por exemplo:
    “(…) por parte das autoridades responsáveis, visto que as ações de tais entidades não são eficientes o suficiente para reverter o dado exposto, dificultando, então, a resolução da questão do desaparecimento infantil na sociedade.”
    2 – Restituição não significa restauração? Se for esse o seu significado, tendo em vista que o dado exposto é um grave problema, não devemos tentar mitigá-lo, invés de restaurá-lo?

    — Bom, fora os errinhos, temos um bom desenvolvimento! Desenvolveu várias informações!
    Só gostaria de ter a conclusão um pouco mais completa, abordando que, por não assegurar os direitos dos cidadãos (Dado retirado do repertório apresentado), o Estado não está cumprindo com o seu ofício de forma adequada (revelando, assim, o descaso com o qual esse assunto é tratado), tal conjuntura contribui para o agravamento da problemática. Mas, tah legal assim como tah.
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    DESENVOLVIMENTO 02:
    Além disso, a inadequada atuação dos meios de comunicação ainda é favorável para o aumento no número de jovens vítimas de sumiço na nação. Acerca disso, o filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, ao invés de promover matérias que elevem os níveis de informações das pessoas sobre essa questão pública de segurança que os brasileiros enfrentam, influencia na consolidação da garantia desse direito|1|, em razão do silenciamento midiático de uma situação que persiste atualmente e que precisa ser cessada.

    1 – Eu não entendi essa parte muito bem. Temos, primeiramente, a frase : “Ao invés de promover matérias que elevem os níveis de informações das pessoas sobre essa questão pública de segurança que os brasileiros enfrentam” Isto é, as mídias não informam claramente a situação-problema.
    Entretanto, logo após, temos a frase: “influencia na consolidação da garantia desse direito” Significa, assim, que a mídia ela consolida a garantia de que direito? Do direito informacional? Ou seja, ela nos informa? Entretanto, tivemos uma frase afirmando que ela não fazia isso, que ela manipulava essas informações…
    Eu acho que tivemos um erro quanto a coesão do texto, por isso a falta de coerência.
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    CONCLUSÃO:
    Logo, é evidente a necessidade de intervenção com relação ao desaparecimento infantil no Brasil. Para tanto, o Ministérios da Justiça e Segurança Pública (*Agente) deve promover campanhas de conscientização social (*Ação), por meio (*Meio) de escolas, universidades e praças municipais (*vírgula aqui) para informar (*Efeito) a população sobre os riscos de confiar-se em desconhecidos. Dessa forma, tais campanhas devem ter alcance nacional, inclusive pela internet, com transmissões ao vivo, por exemplo, para serem apresentadas as principais questões do tópico (Detalhamento do Meio), com o objetivo de diminuir o número de casos de crianças que desaparecerão e expor seus direitos como cidadãos (Efeito2). Feito isso, espera-se tornar o país mais próximo do Brasil utópico de Policarpo Quaresma (Detalhamento do Efeito).

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    Vamos lá!

    C1 – 160pts: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    C2 – 200pts: Desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    C3 – 80pts: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados e contraditórios, em defesa de um ponto de vista.

    C4 – 160pts: Seu texto foi marcado pela presença constante de elementos coesivos com poucas inadequações.

    C5 – 200pts: Elaborou muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Somando, então, temos: 800pts!

    Espero ter ajudado de alguma maneira, bjs e boa sorte em sua jornada!

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