a questão do analfabetismo no Brasil

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A Constituição Federal de 1988, o documento jurídico mais importante do país, prevê no artigo 6° o direito a educação como inerente a todos brasileiros. Todavia, tal prerrogativa não tem se propagado com ênfase na prática quando se observa o analfabetismo no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito tão básico. Diante dessa perspectiva, é indispensável a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
A princípio, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater essa questão. Nessa sentido, há uma falta de fiscalização e ações de governantes para suprir essa deficiência, a qual a principal causa é a evasão escolar do jovem para trabalhar e ajudar a manter a casa em que reside. Essa situação, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, dado que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos vitais, como o a educação, o que infelizmente é evidente na nação.
Além disso, é fundamental apontar a exclusão social no passado como impulsionadora do analfabetismo no Brasil. De acordo com o IBGE, três décimos da população brasileira é analfabeta funcional, sendo que , os maiores índices se concentram nas regiões norte e nordeste do Brasil, onde também existe os menores desenvolvimentos e os maiores níveis de pobreza da pátria, o que evidencia as desiguais oportunidades de estudos quando se compara ao centro-sul do território. A frente de tal exposto, observa-se que essas condições são resquícios de uma época anterior que ainda causam muitos problemas na atualidade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Indubitavelmente, é necessário combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o ministério da educação por intermédio de um planejamento educacional, crie uma renda para incentivar o jovens de baixas condições financeiras a permanecerem com seus estudos – de modo que haverá uma fiscalização para ver se ele realmente esse está sendo alfabetizado de maneira adequada- a fim de que, as exigências da casa não sejam um impecílio para a continuação desse na escola. Dessa forma, se consolidará uma sociedade mais alfabetizada, na qual o regime desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

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4 Correções

  1. Bom eu sou nova no aplicativo e no universo da redação, mas vou tentar deixar uma avaliação descente aqui.
    Bom seu primeiro parágrafo ficou ótimo, você começou citando a constituição de 1988, a unica parte que eu achei um pouco desconexa foi essa parte “dificultando, desse modo, a universalização desse direito tão básico.” , acredito que você poderia ter terminado em Brasil, porque o tema é “a questão do analfabetismo no Brasil” e não no mundo. Fora isso está ótima. Espero ter ajudado .

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  2. *Direito à educação/// a todos OS brasileiros
    *Empecilho.
    Você poderia ter detalhado mais a sua conclusão, achei que o modo que a ação vai ser realizada ficou meio implícito, fora isso, sua redação está muito boa e eu tenho certeza que você tiraria 900+ no Enem. Parabéns, continue estudando.

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  3. estou começando no aplicativo e não sei de nada mas uma coisa que chamou muita atenção foi abordar a constituição federal na introdução. Muito bom. Ficou meio estranho essa questão da renda em sua conclusão mas possui um reportório diversificado e segue o modelo proposto pela banca e atendeu o tema proposto

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  4. Não sou especialista,e to começando agora no aplicativo,mas gostaria de deixar minha avaliação aqui.

    1.Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa – acentuação, hifenização, ortografia, separação silábica, regência verbal e nominal, concordância, pontuação, emprego vocabular, crase, etc. = 200 (não consegui indentificar nenhum erro)
    2.Domínio do tema da redação, com capacidade para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo em prosa. =200
    3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – coerência de argumentos, sentido entre as partes do texto, relevância das ideias apresentadas. = 180 (senti falta de algo no começo do segundo parágrafo)
    4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. = 200
    5.Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando a questão dos direitos humanos. = 180 (não ficou muito claro pra mim a questão da renda )

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