No livro “Vidas Secas”, do modernista Graciliano Ramos, o personagem Fabiano é constantemente excluído de debates e assim como todos de sua família, prefere falar poucas ou nenhuma palavra devido ao analfabetismo e a dificuldade de comunicação. Analogamente a realidade, a população brasileira segue com um déficit de leitura e interpretação muito abrangente devido à desigualde educacional e as raízes históricas do problema que penduram até os dias atuais.
Em primeira análise, vale salientar que a desigualdade social consolida a disparidade educacional no Brasil. Dessa forma, a falta de recursos e o limitado acesso das comunidades mais pobres à educação influenciam no panorama atual de iletrados, pois além de não ser valorizada no país, as comunidades mais pobres possuem necessidades mais relevantes do que o aprendizado da língua. Fato este que pode ser comprovado segundo dados do “Mapa do Analfabetismo”, em que apenas cerca de 1,4% das famílias mais pobres são alfabetizadas. Dessa maneira, fica evidente que a falta de acesso ao ensino devido à má condição financeira influência no aumento de analfabetismo.
Em segundo plano, o analfabetismo é histórico pois a educação nunca foi uma prioridade. É inegável que os resíduos do passado influenciam muito atualmente pois, a maioria dos iletrados do país são os indivíduos da terceira idade. Além disso, grande parte dos mais velhos são analfabetos funcionais, ou seja, são incapazes de compreender textos, problema esse que acentua ainda mais o déficit do analfabetismo. Exemplo claro dessa realidade é que no grupo dos 60 anos ou mais, a taxa de leigos da escrita chega a 18,6% segundo dados do IBGE. Assim, fica evidente que e os idosos continuam sendo os mais afetados devido ao histórico anterior de escassez de ensino.
Diante dos fatos supracitados, é notável que tanto a divergência educação entre os mais ricos e os mais pobres quanto as consequências históricas, continuam a prolongar a problemática. Portanto, cabe ao Ministério da Educação- MEC, acessibilizar o ensino a quem não teve oportunidades, fazendo a manutenção de projetos de alfabetização e possibilitando o transporte e auxílio alimentar aos que serão contemplados, para que todos tenham seus direitos assegurados. Em suma, a valorização da educação básica gratuita, possibilitando a educação infantil na idade correta, além de possibilitar as famílias auxílio sociais para que o ensino não seja afetada pelas necessidades básicas de sobrevivência. Por fim, casos como o de Fabiano e de sua família poderão ser extintos do cenário atual.
NatallyIniciante
A Questão do Analfabetismo no Brasil
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Thamirysbds
Oii, Natally, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos, dar um feedback e atribuir uma nota no final, ta? Não sou especialista, então, qualquer incoerência/irregularidade que você achar que eu cometi, entre em contato cmg e me corrija, por favor! :)
INTRO
–ausência de vírgula: “…excluído de debates e, assim como todos de sua família, prefere…”
-ausência de vírgula: “nenhuma palavra, devido ao analfabetismo e…”
-ausência de crase: “Analogamente à realidade…” e “às raízes históricas…”
-ausência de vírgula: “…interpretação muito abrangente, devido…”
ausência de vírgula: “…históricas do problema, que penduram até os dias atuais.”
-tese bem apresentada
-introdução por citação, o que é otimo
-2 problemáticas facilmente identificadas
D1 (desigualde educacional)
-ausência de vírgula: “…comunidades mais pobres à educação, influenciam no…”
-ausência de vírgulas: ao ensino, devido à má condição financeira, influência no…”
-“as comunidades mais pobres possuem necessidades mais relevantes do que o aprendizado da língua” primeiro vc critica sobre a desigualdade educacional às comunidades mais pobres, depois vc diz que essas comunidades possuem necessidades mais relevantes que o aprendizado da língua? Houve uma pequena contradição, reformule essa passagem para um contexto que esteja de acordo com o foco do seu parágrafo
-tese de fechamaneto adequada e uso de repertório pertinente
D2 (raízes históricas do problema)
-ausência de vírgula: “é histórico, pois…”
-evite generalismo: “a educação nunca foi uma prioridade”
-equívoco no lugar da vírgula: “…influenciam muito atualmente, pois a…”
-ausência de vírgula: “Exemplo claro dessa realidade, é que…”
-ausência de vírgula: “no grupo dos 60 anos, ou mais, …”
-ausência de vírgula: “…escrita chega a 18,6%, segundo dados do IBGE.”
-argumentação e repertório pertinente
CONCLUSÃO
-ausência de vírgulas: “é notável que, tanto a divergência educação entre os mais ricos e os mais pobres, quanto as consequências…”
-gerundio incorreto: “Em suma, a valorização da educação básica gratuita, possibilita educação infantil…”
-ausência de vírgula: “auxílio sociais, para que o ensino não seja…”
-ação: acessibilizar o ensino a quem não teve oportunidades, fazendo a manutenção de projetos de alfabetização e possibilitando o transporte e auxílio alimentar aos que serão contemplados
-meio/modo: ?
-agente: Ministério da Educação
-finalidade: para que todos tenham seus direitos assegurados
-detalhamento: possibilitando o transporte e auxílio alimentar aos que serão contempladosa valorização da educação básica gratuita…
|FEEDBACK|
Natally, gostei muito da forma que vc trabalhou sua argumentação em cima da temática, deixou seu texto muito bom. Aposte mais no uso de conectivos, isso enriquecerá ainda mais sua redação, bem como tome cuidado com as vírgulas (sempre q vc for citar alguma ação, separe ela da sua finalidade/consequência; exemplo: antes de ‘devido’, ‘pois’, ‘para que’…). Também gostei muito do seu repertório sociocultural, revelou bastante dominio no assunto. Parabéns! :)
C1: 100 (virgulas, crase)
C2: 160 (se atente ao seu foco)
C3: 200 (boa argumentação)
C4: 180 (organize melhor sua conclusão, ficou enorme, isso atrapalha na divisão de parágrafos, e use mais conectivos)
C5: 180 (responde aos 5 critérios, o que se observou foi um detalhamento muito grande e sem espaço para o ‘meio/modo)
NOTA: 820
Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)
EaSy
Olá!
Sua redação ficou bem feita, porém você precisa prestar mais atenção no tamanho – até porque são somente 30 linhas. O repertório que você utilizou na introdução casou perfeitamente com o tema, e já te garante pontos nas competências II e III. No desenvolvimento você tem a estrutura tópico frasal + embasamento + argumentação ( o que é muito bom, pois já mostrará ao corretor que você tem um projeto de texto). Alguns desvios gramaticais fizeram sua nota na competência I cair. Na conclusão você apresenta uma proposta de intervenção muito boa, porém você não insere o meio/modo de sua intervenção.
Marcellar
Parabéns pelo texto, atendeu bem a competência 1, sem nenhum erro ortográfico e isso demonstra o domínio da norma culta.
Você poderia usar mais conectivos, os avaliadores gostam disso. Se atente, também, ao tamanho do seu texto, tendo em vista que são disponibilizadas apenas 30 linhas.
Introdução bem feita, com citação e expondo as teses que serão defendidas no texto.
Sua conclusão também está muito boa, organizou direitinho, indicando o agente, meio/modo, detalhamento e finalidade.
Espero que tenha gostado das considerações ;)
liviali19
Sua redação está muito bem escrita, com um repertório muito pertinente, conectivos, sem repetição de palavras e uma argumentação consistente.
Gostei muito dos argumentos que você escolheu para defender, acho que eles são cruciais nesse debate, e você os comprovou com dados perfeitos.
Só observei alguns problemas de concordância, crase e regência, sugiro que você dê uma revisada nesses assuntos, e senti falta do detalhamento da proposta.
Parabéns pelo texto!
Islasantos
Ola, tudo bem? Ent sua redaçao está boa, realmente boa, agora falta lhe a gramatica, estou vendo aqui a falta de viegulas, em boa parte da sua redaçao, estou vendo tbm alguns erros gramaticais, mais tirando isso está perfeito, parabéns, agr tenta estudar um pouco de gramatica, mas seu desenvolvimento esta otimo, sua conclusão tabem parabéns
Nota:750