Iniciante

A questão do analfabetismo na sociedade brasileira

  • 1

  No filme “Central do Brasil”,um dos clássicos brasileiro,passa-se a história da personagem Dora,uma amargurada ex-professora que ganha dinheiro escrevendo cartas para analfabetos na sede do Rio de Janeiro,com a falsa promessa de enviá-las aos seus familiares. Não tão distante das telas,hodiernamente pode-se fazer um paralelo com a realidade,uma vez que  muitos indivíduos encontram-se  em vulnerabilidade,por não saberem ler e escrever. Diante disso, tanto a desigualdade existente ,quanto o preconceito contribuem para esse cenário lamentavelmente negativo.

   Sob esse viés, convém enfatizar o impacto da disparidade econômica na vida de jovens e crianças. Nesse sentido,de acordo com o índice de Gini,medida que classifica  o grau de  desigualdade  de um país,o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Nessa lógica, devido a essa má distribuição de renda,os estudantes de famílias carentes são  forçados à evasão escolar ,para que contribuam com as despesas do lar cada vez mais cedo, consequentemente  resultará em sua ruim formação acadêmica.

Ademais,  a falta de empatia é causa latente do problema. Consoante a São Tomás de Aquino, filósofo, todos os seres  humanos devem ser tratados com a mesma importância. Apesar de sua ética pregada ser o ideal para uma sociedade, nota-se justamente o contrário no que se refere aos analfabetos ,pois  o preconceito com  as pessoas sem estudos é grande. A exemplo disso, cita -se  a  falta de paciência para ensinar  indivíduos desse tipo a escreverem , e ajuda com temas ligados à educação .Dessa maneira,e notório que enquanto o preconceito for tão forte ao ponto de insultar o outro,mais adultos irão hesitar tamanhã rejeição.

Portanto, precisa-se de ações interventivas a fim de reduzir o entrave. O Governo deve, contratar professores especializados,por meio de parcerias com as escolas que possam ir até as casas de pessoas analfabetas ensinarem pelo menos o básico da língua escrita. Tal ação, visa  diminuir a  desigualdade escolar, com a finalidade de se ter uma sociedade com mais oportunidade  estudantil e  acabar  com o analfabetismo postulado, e por assim esse preconceito possa ser uma mazela passada em pleno terceiro milênio .

 

Correção de redação por competência e conentario obrigado.

Compartilhar

1 Correção

  1. No filme “Central do Brasil”,um(DEPOIS DA VÍRGULA, SEMPRE DÊ UM ESPAÇO) dos clássicos brasileiro,passa-se(ESPAÇO) a história da personagem Dora,uma(ESPAÇO) amargurada ex-professora que ganha dinheiro escrevendo cartas para analfabetos na sede do Rio de Janeiro,com(ESPAÇO) a falsa promessa de enviá-las aos seus familiares.(DEPOIS DE UM PONTO FINAL COLOQUE CONECTIVOS) Não tão distante das telas,hodiernamente(ESPAÇO)pode-se fazer um paralelo com a realidade,uma(ESPAÇO) vez que muitos indivíduos encontram-se em vulnerabilidade,por não saberem ler e escrever. Diante disso, tanto a desigualdade existente, quanto o preconceito contribuem para esse cenário lamentavelmente negativo.

    REPERTÓRIO- OK

    TESES- OK

    TEMA- X (CADÊ O TEMA? NUNCA ESQUEÇA, ISSO TE FAZ PERDER MUITOS PONTO)

    C1- X (COLOQUE MAIS CONCTIVOS, OLHE OS ESPAÇOS, MUITAS VÍRGULAS E POUCO CONECTIVOS)

    Sob esse viés, convém enfatizar o impacto da disparidade econômica na vida de jovens e crianças. Nesse sentido, de acordo com o índice de Gini,medida que classifica o grau de desigualdade de um país,o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Nessa lógica, devido a essa má distribuição de renda,os estudantes de famílias carentes são forçados à evasão escolar ,para que contribuam com as despesas do lar cada vez mais cedo, consequentemente resultará em sua ruim formação acadêmica.

    REPERTÓTIO- OK

    LIGAÇÃO COM A TESE- X

    MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X

    ARGUMENTAÇÃO- X (NÃO TA FAZENDO SENTIDO)

    C1- OK

    Ademais, a falta de empatia é causa latente do problema. Consoante a São Tomás de Aquino, filósofo, todos os seres humanos devem ser tratados com a mesma importância. Apesar de sua ética pregada ser o ideal para uma sociedade, nota-se justamente o contrário no que se refere aos analfabetos ,pois o preconceito com as pessoas sem estudos é grande. A exemplo disso, cita -se a falta de paciência para ensinar indivíduos desse tipo a escreverem , e ajuda com temas ligados à educação .Dessa maneira,e notório que enquanto o preconceito for tão forte ao ponto de insultar o outro,mais adultos irão hesitar tamanhã rejeição.

    REPERTÓRIO- OK

    LIGAÇÃO COM A TESE- X (EMPATIA? NA SUA INTRODUÇÃO ESTÁ PRECONCEITO)

    MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X

    ARGUMENTAÇÃO- X ( DEIXE SEU ARGUMENTO MAIS CLARO)

    C1- OK

    Portanto, precisa-se de ações interventivas a fim de reduzir o entrave. O Governo deve, contratar professores especializados,por meio de parcerias com as escolas que possam ir até as casas de pessoas analfabetas ensinarem pelo menos o básico da língua escrita. Tal ação, visa diminuir a desigualdade escolar, com a finalidade de se ter uma sociedade com mais oportunidade estudantil e acabar com o analfabetismo postulado, e por assim esse preconceito possa ser uma mazela passada em pleno terceiro milênio .

    QUEM? OK O QUE? OK COMO? OK DETALHAMENTO- OK EFEITO- OK FECHAMENTO- OK RETOMADA- X

    C1-160

    C2- 160

    C3-120

    C4- 120

    C5-160

    NF- 720

    OLA!!! FAÇO CORREÇÃO DE REDAÇÃO MAIS DETALHADA, CASO TENHA INTERESSE, ENTRA EM CONTATO COMO NO WHATSAPP (81987291158)

    PARABÉNS!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.