A questão do analfabetismo funcional no Brasil

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     Em “Til”, renomado romance de José de Alencar publicado em 1830, somos apresentados ao personagem Brás, um garoto que, por mais que reconhecesse as vogais, não conseguia formar orações ou interpretar textos curtos, sendo considerado, dessa forma, um analfabeto funcional. Sendo assim, tendo consciência da importância do processo de alfabetização do indivíduo para sua melhor qualidade de vida na sociedade, torna-se necessário, portanto, discutir sobre a questão do analfabetismo funcional no Brasil. Nesse sentido, assuntos como o iletrismo como fator estrutural e as altas taxas de evasão escolar são importantes para a discussão desse tema.

     Primordialmente, deve-se entender que o Brasil compõe uma sociedade estruturada no analfabetismo funcional, ocasionado principalmente devido às desigualdades socioeconômicas que fundamentaram o país durante o processo colonizador. Apenas em 1772, por exemplo, que foram criadas medidas para a criação do ensino público, que até o momento era direcionado apenas aos filhos de colonos. Esses fatores evidenciam-se até os dias atuais e deixam marcas na sociedade contemporânea: segundo Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o analfabetismo é duas vezes maior entre negros e pardos do que entre brancos.

     Igualmente, é válido ainda salientar que atualmente o iletrismo é alavancado pelas injustiças sociais através de processos como a evasão escolar, em que o aluno abandona a escola sem completar seus anos letivos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2018 cerca de 4 em cada 10 brasileiros de 19 anos não haviam terminado o ensino médio, impulsionados por motivos que variam desde a falta de motivação com os estudos a necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar.

     Isto posto, cabe ao Ministério da Educação criar políticas públicas que busquem reverter e amenizar os impactos do analfabetismo estrutural no Brasil, medida que pode ser realizada através de programas educacionais que procurem alfabetizar jovens e adultos que já não frequentem mais a escola, afim de promover uma melhor qualidade de vida para essa parcela populacional. Além disso, deve ainda realizar programas de capacitação profissional em escolas públicas e privadas e que chamem a atenção do professor para medidas que detenham a evasão escolar, como o engajamento com o estudante e a parceria local. Com essas medidas, as taxas de analfabetismo funcional no Brasil irão diminuir.

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5 Correções

  1. Te recomendo um pouco mais de atenção na sua CONCLUSÃO

    me parece que falta alguns elementos ou detalhamento

    faça e responda algumas perguntas a si mesmo:
    O que fazer para resolver a problemática? (encontrou a ação)
    Quem irá fazê-la? (encontrou o agente)
    De que modo irá fazê-la? (encontrou os meios)
    Para que ele irá fazê-la? (encontrou a finalidade/efeito).

    você precisa usar conectivos.
    Meios – Por meio de, por intermédio de, mediante etc.
    Finalidade – Com intuito de, com o objetivo de, para que etc

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  2. Gostei demais da sua redação, ela é um longa, mas me agradou muito. A sua escrita e o uso de virgulas são ótimas!
    A única questão que outras pessoas também comentaram é o fato de ter muitas linhas, o que compromete na hora de fazer provas como o Enem ( que pode, no máximo, 30 linhas). Resumir mais seria algo de grande importância.
    Parabéns pela redação!
    Sou estudante.

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  3. Eu gostei demais da sua redação, ela e um tanto longa, porém me agradou muito sua escrita e o uso de virgulas bem feitas.
    A única questão que outras pessoas também ressaltaram aqui é o fato dela ter muitas linhas, o que compromete na hora de fazer provas como o enem. Então acho que aprender a resumir mais seria de boa ajuda.
    PS: Sou estudante também e estou aqui tentando ajudar

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  4. Excelente redação!!!

    Com toda certeza seria total nas competências 1 e 4, só tome cuidado por não usar a palavra “questão” que aparece no tema pedido.

    Competência 2 total, repertório produtivo e de acordo com o tema .

    Penalidade na competência 3 por não argumentar, diretamente, sobre o ultimo dado exposto no parágrafo 2.

    Competência 5 total, por possuir todos os elementos

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  5. Bom, quero dizer que não sou nenhuma profissional no assunto, mas quero deixar minha opinião sobre o que eu aprendi.
    Seu texto está extremamente longo. Se vc faz primeiramente em uma folha de papel e depois passa para o computador\ celular, nota que as linhas ficam poucas, no seu caso tem aproximadamente 9 linhas para cada parágrafo o que significa que possui mais de 30 linhas na sua redação, que é o limite permitido no Enem. Você utilizou perfeitamente os conectivos e vírgulas, possui uma ótima escrita e fez um excelente uso da obra do José de Alencar, fique atenta somente no número de linhas porque infelizmente é limitada, porém seu texto está incrível. Parabéns!!!!

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