Segundo o art 6° da Constituição de 1988, é assegurado o direito à educação, como indispensável a todos os cidadãos brasileiros. Porém, ao observar-se o quadro atual, a percepção é totalmente diferente, principalmente no que se diz respeito à Alfabetização Digital. Isso ocorre, sobretudo, pela relação ao desconhecimento da tecnologia, como também à falta de estrutura das instituições escolares.
Em primeiro plano, cabe ressaltar que o desconhecimento da tecnologia, promove a desinformação e afeta a possibilidade de tais indivíduos solucionarem problemas cotidianos, como exemplo, fazer uso do acesso aos caixas eletrônicos, utilizar o celular como forma de comunicação e até mesmo, pode impedir que trabalhadores possam disputar no mercado de trabalho, gerando a perca de chance de emprego nos processos seletivos, pelo não domínio tecnológico. Segundo Michael Foucault, o termo “tecnologia” agrega a contextualização de táticas (meios) e estratégias (fins)- A tecnologia pode ser um meio para possibilitar a educação continuada para toda a sociedade, além de gerar novos produtos, com linguagem acessível para soluções de problemas cotidianos.
Ademais, cabe salientar que a falta de estrutura de instituições escolares, fortalece o aumento de indivíduos sem afinidade com a tecnologia. Em uma análise feita pelo IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) em 2018, 20,19% dos alunos afirmaram não haver computadores em suas escolas. Além disso, segundo o Cetic (2020) – 67% das classes sociais D e E tem acesso à Internet. Sob essa ótica, tal quadro deve ser rapidamente invertido.
Portanto, é impreterível que o Ministério da Educação, destine verbas para a construção de salas de informática em espaços públicos, como em bibliotecas e nas demais escolas e fomente cursos gratuitos, acompanhados por profissionais a fim de inserir jovens, adultos de 40+ e idosos de 60+ para serem familiarizados e efetivamente alfabetizados digitalmente, garantindo assim, o direito do cidadão referido na Constituição de 1988.
Gabri1
FICOU INCRIVEL!! e ate mesmo um ótimo modelo para se seguir, já que nessa produção caberia mais uns 5 ou 6 temas diferentes, as alusões foram bem usadas, uso de sinônimos muito bem usados, dados estatísticos, uma solução viável ao problema e não esqueceu de colocar o agente que iria solucionar, não sou corretora, mas com essa redação você conseguiria
+900 na redação, disso tenho certeza
Keliane C Santos
Introdução: muito bem arquitetada, fazendo a menção do artigo 6° da constituição.
Desenvolvimento 1: ao meu ver, foi bem feita, a citação usada realçando a importância da aprendizagem da tecnologia para fins educacionais de benefícios do individual está bem esclarecida.
Desenvolvimento 2: as estatísticas apresentada bem estrutura, revelando a problemática da falar de tecnologia nas escolas, e de como isso afeta a vida futura dos alunos.
Conclusão: seu posicionamento para solucionar o problema bem explicado.