Com a evolução tecnológica, o desenvolvimento e o acesso à internet teve um aumento considerável. Porém nem toda população possui recursos financeiros e capacitação necessária para desfrutar dessa ferramenta inovadora, devido a esse empecilho o analfabetismo digital ainda encontra-se presente no Brasil.
Além disso, a falta de instruções no ensino brasileiro e as desigualdades socioeconômicas se torna fatores para a continuação do problema apresentado. Essa ausência de formação educacional impulsiona o analfabetismo digital. Apesar disso, no território brasileiro, inúmeras instituições de ensino não oferecem ajuda necessária para os alunos aprofundarem o uso das ferramentas tecnológicas.
Nessa perspectiva, é visível a dificuldade de algumas pessoas diante a essa questão, levando em conta que a terceira idade e os indivíduos da camada mais pobre da sociedade, possuem impedimento com falta de aparelhos eletrônicos e orientações para auxiliar nessa área. Portanto, cabe ao Governo, através de investimentos em instituições educacionais, incentivar o contato, em geral, da população com a tecnologia e dessa forma incluir nos munícipios uma mentalidade de valorização e interesse tecnológico, para facilitar o desenvolvimento da sociedade.
Nesse contexto, será possível conciliar o avanço da revolução técnico científica com a prática da cidadania. O que seria permitido reconhecer a diferença no cenário do analfabetismo digital, da maneira que a Internet se tornará um local proveitoso para a população brasileira, além de desenvolver da melhor forma o conhecimento do indivíduo.
Kalline.Stephanny
Introdução: Sua introdução foi boa, mas recomendo você utilizar alguma alusão para começar, assim ela fica mais completa.
Desenvolvimento 1: Na introdução você citou dois impecilhos, o de nem todo mundo possuir recursos financeiros e a capacitação necessária, então nesse primeiro paragrafo deveria ter desenvolvido o primeiro impecilho, ou seja, os recursos financeiros. Você também deveria ter começado o paragrafo com “Em primeiro lugar” ou algo assim, pois cada parte da redação é um texto individual.
Desenvolvimento 2: Esse não é um paragrafo para dar uma solução e sim para falar sobre o segundo impecilho que citou na introdução. Tambem poderia fazer uma alusão sobre esse impecilho.
Conclusão: Aqui você deveria citar como solucionar os problemas que descreveu em toda a redação, assim como dizer quais agentes deveriam solucionar esse problema e como deveriam fazer isso.
OBS: Se quiser pesquise no youtube “Estrutura de uma redação”, vai encontrar como é um modelo de redação, alem da introdução, desenvolvimento e conclusão.
LaísAlm
No 1 desenvolvimento
– “A falta de instruções na grade curricular** do ensino brasileiro, em relação a tecnologia**, e as desigualdades socioeconômicas se tornam** fatores que corroboram** para a permanência* do problema apresentado…”
– você argumentou, falou os fatores que impulsiona, blz mas… cadê os dados? Um repertório? Uma porcentagem? Algo que comprove que aquilo que você está dizendo é real e precisa ser combatido. Ex. ” De acordo com o levantamento feito por *****, 25% da população não está apta pra fazer tal coisa…”
No 2 desenvolvimento
-” e os indivíduos das camadas mais vulneráveis* da sociedade…”
– ” possuem impedimento DEVIDO* a falta de aparelhos eletrônicos e orientações…”
Na conclusão
-” revolução técnico-científica* ALIADA* a prática da cidadania…”
Sua redação ficou muito boa, parabéns pela escrita. Contudo, senti falta de repertórios socioculturais, você não trouxe nada de fora, apenas dissertou. Poderia ter sido um filme que aborda essa temática, um livro, um documentário. E, ao meu ver, devido a falta de repertórios e dados, sua redação ficou relativamente pequena.
Trazer dados de fora sempre enriquece sua redação. Dados em porcentagem, citações, etc.
Sua proposta de intervenção
Como?? Como vamos incentivar o contato?? Fazendo investimento das instituições, blz mas de que forma?? Investimento a onde?? O que vamos fazer?? Especifique. Poderiamos investir em salas de informática em escolas públicas?? Isso me veio a cabeça por que já estudei em escola pública e os computadores, dos que ainda ligavam, estavam em situação deplorável, sem conexão com internet e cabos sem proteção, totalmente expostos, juntamente com o péssimo estado da sala, do teto, às vezes chovia e sofria infiltração…
Você fez diferente da maioria, que coloca a proposta de intervenção na conclusão juntamente com o fechamento. Não acho que isso prejudicou o desempenho, porém realmente há um problema na falta de repertórios.
:v
gabtx
Seu texto é muito bom, mas acho que faltou um conclusão melhor pra fechar o texto sem deixar pontas soltas e falta uma boa solução, por que se você tem um problema na sociedade você precisa de uma solução mais eficiente pra ele… Não sou muito bom com redações então estou aqui pra aprender também.