A questão do analfabetismo digital no Brasil

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Empresário no setor da informática, Steve Jobs afirmou que a tecnologia tem grande influência positiva no mundo contemporâneo. No entanto, no cenário brasileiro atual, observa-se uma grave deficiência no que tange a questão do analfabetismo digital. Com efeito, evidencia-se a necessidade de promover melhorias em virtude das características socioeconômicas e do sistema educacional do país.

Em princípio, é interessante destacar o resultado de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual diz que 46 milhões de brasileiros não têm contato com a rede de internet. Assim, revela-se o quão desigual é a sociedade em relação às oportunidades de acesso às tecnologias. Logo, a impossibilidade de adaptação ao ciberespaço de uma parcela da população brasileira é um fato que agrava a situação do analfabetismo digital.

Além disso, é de suma importância expor também, como um dos fatores que validam a persistência da problemática, a precariedade do complexo educacional do país. Segundo o historiador contemporâneo Rogier Chatier, a escola deve funcionar de modo que consiga intervir na formação da sociedade, inclusive no âmbito digital. Entretanto, pelo reflexo do falho sistema de educação, esse ideal não se concretiza no Brasil. Por conseguinte, o baixo nível de qualificação digital e o despreparo para fazer o uso correto da internet perduram.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esses obstáculos. Para tanto, a sociedade civil deve se mobilizar a cobrar as ações de direcionamento dos recursos financeiros do Estado, os quais devem proporcionar condições igualitárias de acesso aos meios tecnológicos para toda população. Adicionalmente, através de verbas governamentais, o Ministério da Educação deve agir em medidas políticas educacionais com eficácia a longo prazo, para que haja uma organização educacional mais satisfatória e assim, promover a alfabetização tangente à tecnologia.

— Eu gostaria que me ajudassem a fazer uma redação em um tempo mais rápido, geralmente demoro cerca de 2h para cada redação que escrevo. É um tempo muito grande para quem presta vestibulares juntamente a redação —- Grata!

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3 Correções

  1. Oii, tudo bem, Maria?
    Segue a análise da sua dissertação:

    Análise Introdução:
    1- “No que tange à”
    2- Parágrafo bem estruturado.
    3- Sua tese ficou explícita, isso é muito bom para a sua dissertação.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………….
    Análise do Desenvolvimento 1:
    1- O IBGE é um órgão governamental muito famoso, portanto, não é preciso necessariamente colocar seu nome inteiro, apenas a sigla já expressa o suficiente.
    2- Senti falta da sua argumentação nesse parágrafo. Você trouxe argumentos e explicou eles, entretanto, não foi uma explicação com o seu olhar.
    3- Use mais adjetivos, eles te trarão marcas de autoria na maioria dos casos, evidenciando, assim, sua linha de pensamento sobre o assunto abordado.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………….
    Análise do Desenvolvimento 2:
    1- Vírgula depois de “expor”.
    2- Vírgula depois de “inclusive”.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………….
    Análise da Conclusão:
    1- “Se mobilizar à”.
    2- Retire o “as”.
    3- Sua primeira medida interventiva careceu de modo e detalhamento, mas como a segunda está completa não acarretará na diminuição de pontos.
    4- Senti falta de uma retomada à introdução ou ao D1 e D2.
    ………………………………………………………………………………………………………………………………
    Dica: Sua estruturação é muito boa, dá pra ver que você escreve bem. Identifiquei poucos erros de acentuação e pontuação. Minha dica é que você procure demonstrar mais suas opiniões nos parágrafos, use suas alusões de forma mais estratégica, dando espaço, dessa forma, para uma argumentação mais profunda acerca da temática. Veja na internet PDF’s e vídeos sobre o “texto circuito”, eles acrescentarão bastante nas suas futuras dissertações.

    Sobre o seu problema com o tempo:
    1- Defina um tempo limite para fazer sua redação.
    2- Após definir um tempo limite, vá diminuindo esse período. Ex: 2hrs, 1h45m…
    3- Identifique qual parágrafo você mais demora para terminar e trabalhe nele individualmente.
    4- Faça o esqueleto de seu texto antes.
    5- O brainstorming é seu aliado. Quando terminar de ler o tema e os textos motivadores, aproveite para colocar no papel o máximo de informações possíveis sobre a temática.
    6- Leia redações 1000 e entenda como eles fazem a estrutura.
    7- Escreva muito.

    Total: 920
    C1- 160
    C2- 160
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 200
    Boa sorte!!!
    Vai dar tudo certo. :))

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  2. Olá.
    Sua redação está ótima.
    A forma como trouxe para a perspectiva do leitor as demais informações tornou a sua redação rica em referências.
    Soube utilizar em cada parágrafo informações que se interligam tornando o texto perfeito!
    A proposta de intervenção foi muito bem detalhada.
    ( Tenta fazer o esqueleto da redação, ajuda a otimizar o texto) espero ter ajudado.

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  3. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 160

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 120

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 120

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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