A questão do analfabetismo digital no Brasil

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O filme ‘‘Modo avião’’, trata a realidade de uma jovem protagonista totalmente dependente das redes sociais e que não consegue ficar longe do seu celular. Semelhantemente, parte da sociedade brasileira vive conectada ao mundo digital, entretanto, fatores como a falta da leitura e da escrita e a rapidez excessiva no compartilhamento de informações e nas trocas de mensagens entre destes grupos de pessoas estão presentes no cotidiano atual tão tecnológico.

Em primeiro lugar, tal causa, como o baixo nível de escolaridade no Brasil está diretamente ligado a consequência do analfabetismo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 50 milhões de brasileiros entre 14 a 29 anos, 20,2% não completaram alguma das etapas da educação básica. Conforme Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”.

Outro fator existente é a rapidez excessiva durante trocas de mensagens, ‘‘a pressa é inimiga da perfeição’’ (Rui Barbosa), gírias, abreviações, e consequentemente palavras lidas, escritas, e mal interpretadas estão cada dia tomando mais destaque no mundo globalizado.

Portanto, cabe ao Ministério da Educação promover eventos e palestras gratuitas nas escolas e universidades, ou até mesmo de forma online, com o intuito de incentivar o aprimoramento da leitura e da escrita aos estudantes brasileiros, visando retratar o quadro de analfabetismo digital no Brasil.

 

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4 Correções

  1. uso correto da crase, concordância nominal e verbal, regência do verbo, colocação pronominal e pontuação.
    a adequação à tipologia exigida
    articulação entre informações, fatos e opiniões
    demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”
    nota: 600

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  2. OLÁ, TUDO BEM?
    Farei a correção de acordo com as competências do Enem, espero ajudar :)

    C1- 120
    1) estes*
    2) à consequência*
    3) analfabetismo. Segundo = o ideal é vc utilizar um ponto, já que está introduzindo uma nova informação.
    4)”(…) de mensagens. De acordo com Rui Barbosa ‘‘a pressa é(…) Seguindo a linha de pensamento autor( introduza aqui sua argumentação sobre o tema e sua relação com a citação)
    5) universidades ou até = não há vírgula

    C2- 120
    Vc aborda bem o que o tema pede, mas ao usar os repertórios vc apenas joga eles na sua redação, vc não faz uma relação do seu repertório com a sua argumentação. O pq de vc ter escolhido ele ?

    C3- 80
    VC não argumenta sobre a questão, apenas expõe dados. No D1 vc citou dois repertórios e não apresentou uma argumentação sobre nenhum deles( isso não te traz legitimidade sobre o que escreve) apresente sua indignação, seu ponto de vista sobre o tema, o que ocasiona ele, o que contribui para sua perpetuação.
    No D2 a mesma coisa, vc coloca o repertório e não fala mais nada sobre ele, incorpore seu eles na sua argumnetação, afinal eles são usados como um a forma de comprovar o que vc está dizendo.

    C4- 160
    Presença regular de elementos coesivos, use e abuse mais deles, eles tornam seu texto mais fluído/sequenciado.
    Eu te dei 160,entretanto tenho lido que a banca não irá contabilizar conectivos de prioridade como um operador argumentativo. Dê uma lida sobre, posso estar enganada.

    C5- 120
    Vc apresentou 3 dos 5 elemntos que a proposta de intervenção exige. Faltando o meio e detalhamento de um dos elementos.
    Sugiro que vc retome o repertório da introdução, uma vez que torna seu texto mais cíclico, grande parte das redações nota mil usaram essa estratégia. Fica a dica ;)

    Continue treinando, a prática leva à perfeição!! Pode parecer complicado no início, mas vc vai se apaixonar pela escrita.
    Boa sorte nos estudos, Beijos!!!

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  3. Competência 1- domínio da norma culta da língua escrita.- 120
    Competência 2- compreender a proposta da redação- 120
    Competência 3- coerência no texto – 80
    Competência 4- conhecimento dos mecanismos linguísticos- 160
    Competência 5- proposta de intervenção para o problema abordado- 120

    Soma da pontuação: 600 pontos

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  4. Bom dia. Vou corrigir sua redação com meu simples conhecimento em minha minha própria prática e com base em diversas redações que já li. Na sua introdução falta expor sua opinião sobre o assunto, esse tema é fantástico e cabia pontuar diversas coisas. Seu desenvolvimento está pouco explorado, como citei antes, existe uma gama abrangente para que você possa abordar, o faça. Você praticamente não expos sua opinião a respeito de nada, e sua conclusão está superficial. Como um todo, seu tema não foi abordado da maneira que deveria. Contudo sua linguagem formal estava ok, podendo explorar de mais recursos linguísticos. Você também pode e deve argumentar mais, eu não levei mais de 2 minutos para ler sua redação. VOCÊ PODE TUDO, CONTINUE PRATICANDO. NOTA 490. PS: AS CRITICAS CONSTRUTIVAS SÃO IMORTANTES PARA NOSSO APRIMORAMENTO.

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