Por favor, corrigir conforme o modelo do Enem de correção, atribuindo numericamente a nota final. O número de linhas na folha de papel deu 30, diferente do texto digitalizado.
Link com os textos motivadores: https://www.imaginie.com.br/temas/a-questao-do-analfabetismo-digital-no-brasil/
A questão do analfabetismo digital no Brasil
A Revolução Industrial, que teve início na Inglaterra, transformou a sociedade expressivamente, tendo em vista seu estado de dependência em relação às máquinas, além da necessidade constante de adaptar-se aos padrões tecnológicos e de consumo. Sob esse âmbito, por mais que a tecnologia seja preponderante na contemporaneidade, muitos indivíduos não conseguem utilizá-la corretamente por causa, principalmente, da rapidez da evolução desse mecanismo. Nesse sentido, é de suma importância analisar tal quadro, que está intrinsecamente relacionado à falta de recursos confiáveis para o aprendizado digital, assim como envolve a onda crescente das “fake news”.
Em primeira análise, os indivíduos dependem do uso da internet para terem acesso aos seus direitos. Para elucidar esse contexto, o exemplo do Programa de Auxílio Emergencial, do ano de 2020, pode ser utilizado. Sendo assim, para que o cidadão tivesse acesso ao dinheiro, ele deveria instalar o aplicativo oficial e preencher as informações contidas no layout. Entretanto, apesar desse procedimento parecer simples para as pessoas da geração Y adiante, os idosos tendem a ter mais dificuldade, o que os prejudica, além de proporcionar o sentimento de frustração. A análise feita pelo político alemão Konrad Adenauer, demonstra esse cenário, pois ele relatou, que apesar de todos estarem sob o mesmo céu, encontram-se em horizontes diferentes. Portanto, sem o auxílio frequente dos parentes, que nem sempre estão disponíveis, os idosos precisam aprender sozinhos, levando em consideração a falta de informações com um linguajar de fácil entendimento.
Em segundo plano, a maioria dos sites possuem propagandas sensacionalistas e atrativas, que podem conter vírus e outros artifícios usados por hackers mal-intencionados, o que acaba por comprometer o equipamento do indivíduo caso ele não saiba diferenciar a maneira pela qual as propagandas confiáveis se apresentam. Dessa forma, as pessoas que não compreendem as ferramentas presentes nesse meio, encontram-se em uma situação de vulnerabilidade, pois podem ser enganadas com mais facilidade por correntes de notícias falsas. Por conseguinte, muitos acostumam-se com a falta de conhecimento nesse aspecto, o que configura as palavras ditas pelo pensador romano Cícero: “Não há nada de tão absurdo, que o hábito não o torne aceitável”.
Ademais, depreende-se que o Ministério da Educação deve instaurar um Decreto Federativo que preveja a criação do Programa Nacional de Aprendizado Digital Facilitado, o qual terá como intuito a disponibilização gratuita de conteúdos práticos e acessíveis relacionados ao bom uso da internet, sendo que, entre as diretrizes desse projeto, a produção de vídeos exclusivamente para a população idosa, estará em ênfase. Desse modo, todos os indivíduos terão a capacidade de usufruir dos benefícios da internet, e principalmente, poderão escapar dos perigos advindos dessa tecnologia, da qual quase ninguém pode se ver livre neste século.
Dainara Maiza
Olá!
Gostei demais a introdução, está bem elaborada, com um repertório sócio cultural e a tese está bem clara.
O desenvolvimento está bem estruturada, acho que atende muito bem a sua tese, mas me deixou um pouco confusa.
A Conclusão se encontra muito bem feita!
Não sou especialista, mas acho que sua nota vária em torno de 880 a 900.
Isad_ss
Achei muito bem estruturada sua redação. Se atente para a quantidade de informações que pode acabar ficando confuso, e muita das vezes não fica muito bem relacionado com a sua tese. Apenas um repertório sociocultural por parágrafo é o suficiente. Conclusão super bem feita, coesa e criativa.
Nota: 880