Com a terceira Revolução industrial, o acesso aos meios de informação e tecnologia aumentaram consideravelmente. Contudo, na sociedade brasileira, nem todos os cidadãos possuem a condição financeira e a capacitação necessária para os utilizarem. Nessa lógica, gera-se um problema de contornos socioculturais que emerge do silenciamento acerca do tema e de um despreparo educacional da população.
Em primeira análise, convém ressaltar que a falta de debate é uma causa latente da problemática. A esse respeito, o sociólogo Bentinho defende que a mudança de um país é feita pela cultura. Entretanto, no que concerne ao analfabetismo digital, percebe-se justamento o contrário, pois, muitas vezes, não há no Estado uma preocupação em fomentar o papel da tecnologia como forma de crescimento e desenvolvimento do indivíduo e , por conseguinte, do meio social.
Além disso, a lacuna educacional no ensino brasileiro é outra dificuldade enfrentada. Nesse sentido, consoante Gustave Flaubert, “A vida deve ser uma constante educação”. Porém, o papel do ensino formal no incentivo ao aprendizado tecnológico não é bem definido, visto que, em grande parte dos casos, esse tipo de aprendizagem é deixado em segundo plano. Logo, tal fato deve-se a não modernização do plano nacional de educação, o que prejudica a todos.
Destarte, fez-se necessário intervir na questão. Portanto, cabe ao Governo, por meio de investimentos maciços em instituições educacionais, incentivar o contato, em geral, da população com a tecnologia e , desse forma, engendrar, nos munícipes, uma mentalidade de valorização e interesse tecnológico, com o fito de formar um ambiente social favorável ao desenvolvimento da sociedade. Nesse contexto, será possível combinar o avanço da revolução técnico científica com a prática da cidadania.
Amandalsal
Excelente redação! Bem objetiva, e com a tese bem desenvolvida.
Não fugiu do tema, e manteve o padrão básico de uma redação.
Sua introdução ficou ótima.
O desenvolvimento apresentou bons argumentos, mas acho que você deveria ir mais a fundo explicando melhor. A conclusão também foi bem desenvolvida.
MylennaAlmeida
Oi :)
Sua redação foi muito bem feita. Mas vou analisar por partes.
Sua introdução ficou boa, conseguiu apresentar sua tese.
Seus desenvolvimentos foram bons, mas acho que você consegue ir mais a fundo explicando essas citações que foram feitas.
Sua conclusão também foi boa, sua proposta de intervenção está a amostra e tudo bem explicado.
Foi muito bom ter feito citações, ajuda a subir pontos mostrando que você sabe do que está falando.
Mas achei que conectivo “Destarte” em sua conclusão, não ficou tão legal quanto deveria.
Sei que deu seu melhor nesta redação, então lhe digo que está de parabéns pois muitas pessoas não conseguem fazer nem um terço do que você fez aqui. Continue sempre praticando, pois é a prática que leva a perfeição.
JoiceAdriele
Sou estudante irei realizar a correção com embasamento em meus conhecimentos em redação, por isso sugiro que procure um professore etc
Sua introdução ao tema ficou muito boa.
A estrutura da redação modelo enem foi respeitada.
Sugiro que faça um aprofundamentos maior, e disserte um pouco mais sobre cada uma das citações que fez ao longo do texto.
A conclusão ficou boa
Lucas_Pontes
Achei perfeita, demonstrou de maneira visível que domina e conhece as competências. Não fugiu muito da zona de conforto, mas isso não é necessário, fez o padrão e isso garante uma nota altíssima, quiça máxima.
O uso do conectivo “destarte” no início da conclusão é meio exagerado, dependo do corretor ele pode ver isso como um exagero ou como uma virtude. Mas é óbvio que não vai alterar na nota final, a estética só faz-se necessária pra agradar visualmente e psicologicamente o corretor.