A questão do aborto no Brasil

  • 0

O aborto no Brasil é uma questão que costuma gerar muitas polêmicas, mas que deve ser muito debatido devido a sua grande importância. Segundo dados da segunda edição da Pesquisa Nacional de Aborto (PNA), 20% das mulheres terão feito ao menos um aborto ilegal até o final da vida reprodutiva. Ademais, a negligenciação dos direitos já existentes e sobre uma possível legalização do aborto por parte das bases governamentais conservadoras e a forma insegura como o mesmo é feito são os principais problemas envolvendo o assunto.

Sabe-se que no Brasil o aborto é permitido por lei em alguns casos, por exemplo, quando o feto é acéfalo. Contudo esse direito legal é contestado por políticos conservadores durante discussões para mudar artigos da Constituição Federal, alegando “a inviolabilidade do direito à vida desde a concepção”. Em outras palavras, com o uso dessa expressão, Deputados e Senadores, dão a entender que o aborto é inviável de qualquer forma e assim tentam tirar o direito das mulheres já garantido pela constituição, além de não deixar brechas para uma possível legalização.

Em decorrência de sua não legalidade, as mulheres brasileiras buscam formas e locais não seguros para realizá-lo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 47 mil mulheres morrem todos os anos por consequência do procedimento ilegal. É inegável que esse número alarmante é resultado da procura feminina pelo aborto em clinicas clandestinas que não possuem a devida estrutura e nem profissionais qualificados, o que resulta em mortes e complicações.

Dessa forma cabe ao Governo Federal, órgão que rege e administra o país, em parceria do Ministério da Saúde, mediante o uso de recursos públicos, criar clinicas seguras, equipadas e com bons médicos para a realização do procedimento. Também é dever do mesmo flexibilizar o acesso ao aborto, criando regras especificas e claras para que todos fiquem satisfeitos e ao mesmo tempo o número máximo de mulheres tenham acesso a ele.

Compartilhar

2 Correções

  1. Vc escreve bem, mas dica dica é pra vc gravar alguns conectivos pra usar, por exemplo, faça sua própria lista de conectivos . Hoje a banca de correção pede pelo menos um conectivo entre o desenvolvimento 1 e 2, e quantos mais conectivos mais fácil vai ser de ler sua redação. Escreva alguns no seu celular e quando estiver sem nada pra fazer ou no tédio estuda eles, vão te ajudar muito .

    • 1
  2. 1° parágrafo; “O aborto no Brasil é uma questão que costuma gerar muitas polêmicas, mas que deve ser muito debatido devido a sua grande importância.” Essa primeira afirmativa está vaga, talvez se trocasse por algo assim: “A questão do aborto no Brasil é um assunto a ser discutido devido ao seu aumento e seus riscos para a população”, ficaria mais sólido, pois apresentaria o tema e já colocaria que é um problema.
    A tese foi bem apresentada!
    2° parágrafo: evitar usar “por exemplo”. “brecha” é uma palavra informal, não deve ser utilizada.
    Os dados utilizados no texto estão sólidos e a conclusão está bem estruturada, mas uma dica minha é tentar encaixar mais contexto histórico, constituição e pensadores, pois os dados podem ser difíceis de lembrar na hora e vc pode acabar precisando retirar muita informação dos textos motivacionais.
    PARABÉNS!! beijos

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.