No filme “ Mad Max”, retrata-se a história do personagem Max, que após um apocalipse, luta com as tribos humanas pelos escassos de recursos naturais, e o principal desses recursos era a água. Nesse sentido, apesar de ser uma ficção, o cenário não é muito diferente, de tal maneira que há muitos brasileiros que não possuem nenhum tipo de saneamento básico, e muito menos a água potável para beber, desse acarretando no aumento da proliferação de doenças. Dessa maneira, é necessária a análise concreta da problemática, com ênfase na negligência estatal e na desigualdade social, as quais trazem contornos específicos ao mal-estar da sociedade .
Sob esse viés, urge citar a imprudência governamental como promotora deste problema. Segundo John Locke, o Estado foi criado por meio de um “pacto social”, para que todos os indivíduos fosse assegurados de seus direitos. Contudo, à teoria vai de encontro a realidade quando muitas famílias vivem sem nenhum tipo de saneamento básico. Isso ocorre, por conta da má gestão do governo, visto que, ele não cumpre com a sua função social, que é auxiliar essas pessoas, e dessa forma fazendo com que essa população tenha maior incidência em adquirir doenças como a diarreia e a leptospirose.
Outrossim, pode-se citar a desigualdade social como promotor desse óbice. De acordo com o Sistema Nacional de Saneamento Básico, quase 100 milhões de pessoas não possuem serviços de coleta. Seguindo essa perspectiva, percebe-se que geralmente os mais atingidos são os habitantes das periferias que não possui um atendimento às suas necessidades básicas. Logo, nota-se que essa falta de assistência social, faz com que essa desigualdade só aumente ano a ano, deste modo efetivando com que essa parcela da coletividade viva em meio a conflitos.
Em vista disso, percebe-se que medidas devem ser tomadas, já que resultam no aumento da proliferação de doenças. A partir disso, o Ministério da educação, por meio do Sistema Nacional de Saneamento Básico, deve investir em uma educação ambiental nas escolas, com intuito que desde cedo as crianças já criem hábitos sustentáveis, e melhorem a limpeza pública daquele local. Assim, a realidade vista em Mad Max ficará restrita apenas a ficção.
Luana Pinheiro
Oie tudo bem?
Um dica, melhore na parte de coesão. A várias partes onde uma oração não se conecta com a outra e acaba ficando confuso . Apesar desse deslize você tem muita noção de gramatica e estrutura do texto dissertativo. Também queria trazer uma observação sobre a conclusão, você trouxe duas causas para o problema ms só trouxe uma solução que só abrange uma das causas.
FranciscoMatheus
“pelos escassos de recursos naturais, e o principal desses recursos era a água.”
Observação: A frase ficaria mais esteticamente agradável se escrita da seguinte forma: Pelos escassos recursos naturais, onde o principal é a água”
“desse acarretando no aumento da proliferação de doenças.”
Observação: Frase não se conectou de forma correta com a oração anterior a ela.
“as quais trazem contornos específicos ao mal-estar da sociedade .”
observação: O “as” se refere ao que exatamente? ficou confuso.
2° paragrafo: Um boa problemática a ser tratada, mas um desenvolvimento mais profundo seria mais desejável. Faltou dar exemplos de como essa negligencia estatal pode ser vista no saneamento básico. A consequência que você traz é uma boa escolha, mas de que forma a negligencia estatal impacta no saneamento básico e causa a contaminação por essas doenças?
“Outrossim, pode-se citar a desigualdade social como promotor desse óbice”
observação: A frase deveria ter feito conexão com a argumentação anterior, sendo assim, deveria ter sido escrita como: “Pode-se citar a desigualdade social como OUTRO promotor desse óbice.”
3° parágrafo: “De acordo com o Sistema Nacional de Saneamento Básico, quase 100 milhões de pessoas não possuem serviços de coleta. Seguindo essa perspectiva, percebe-se que geralmente os mais atingidos são os habitantes das periferias que não possui um atendimento às suas necessidades básicas” Em que sentido o dado citado por você no texto deixa claro que as pessoas que habitam periferias são as mais atingidas por esse problema? tenha cuidado ao citar dados que não fazem conexão com sua argumentação.
4° parágrafo: As medidas propostas por você não fazem elo com os problemas apresentados por você no texto. É importante que a conclusão faça conexão diretamente com os problemas citados.
Conclusão: Você apresenta um bom texto. Conhece a estrutura dissertativa-argumentativa e tem boas noções de gramática. Contudo, comete deslizes nas argumentações e na conexão entre os parágrafos. Atenção nesse ponto. Ademais, continue se esforçando e se dedicando, vejo muito potencial em você!
Muito sucesso!
Competência 1: 180
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 120
Competência 5: 120
Nota Final: 740
sofia46673
Um dica, melhore na parte de coesão. A várias partes onde uma oração não se conecta com a outra e acaba ficando confuso . Apesar desse deslize você tem muita noção de gramatica e estrutura do texto dissertativo. Também queria trazer uma observação sobre a conclusão, você trouxe duas causas para o problema ms só trouxe uma solução que só abrange uma das causas.