No início da Idade Moderna, com a expansão marítima europeia, os nativos habitantes do Brasil tiveram seu território invadido pelos portugueses. Contudo, séculos depois, a questão das terras indígenas ainda é uma problemática a ser resolvida em decorrência das invasões ocorridas e da necessidade de demarcação territorial. Sendo assim, a ineficiência estatal para com o assunto e o preconceito enraizado corroboram o impasse na sociedade.
Diante desse contexto, vale ressaltar que a ineficiência estatal é um dos principais fatores dificultantes na resolução da questão das terras indígenas. Partindo desse pressuposto, a FUNAI – Fundação Nacional do Índio -, é um órgão governamental que assegura direitos e proteção aos indígenas, como a demarcação territorial. No entanto, por falta de investimos e fiscalização estatal para o cumprimento dessas leis, as terras pertencentes aos indígenas ainda são alvos de invasão e exploração. Desse modo, a ineficácia estatal impede a execução das leis que protegem os territórios, havendo uma infração de seus direitos.
Outrossim, o preconceito enraizado também é um fator que corrobora o problema, pois devido a uma cultura diferente, muitos indígenas são desrespeitados. Diante disso, segundo Albert Einstein, físico alemão, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. Nessa linda de raciocínio, há um preconceito praticado contra os nativos brasileiros, com isso, pessoas infratoras invadem territórios indígenas para ocupá-los porque acreditam na superioridade de sua própria cultura, menosprezando as demais. Dessa forma, o preconceito enraizado, de grande parte da sociedade, complexifica a questão da terras indígenas no Brasil.
Portanto, para reverter essa situação, o Ministério da Justiça, como órgão supremo da justiça do Governo Federal, deve garantir o cumprimento das leis aos índios, por meio de fiscalizações nas terras indígenas, que sejam realizadas pela FUNAI, a fim de evitar invasões nas terras demarcadas. Ademais, cabe à Mídia, enquanto instrumento importante para a divulgação massiva de informações, incentivar o respeito às culturas indígenas por meio de compartilhamentos nas redes sociais, com o intuito de combater o preconceito cultural enraizado. Espera-se com isso, inibir os problemas nas terras indígenas que aconteceram no início da Idade Moderna.
Volder
Competência 1: 180
Repetição de palavras.
Competência 2: 200
Ótima compreensão do tema e da proposta de redação.
Competência 3: 200
Ótima argumentação.
Competência 4: 190
Erro de coesão em um dos parágrafos. “Diante disso, segundo Albert Einstein, físico alemão”. Retire o “Diante disso” e comece como “Segundo Albert…”.
. Retire o
Competência 5: 200
Proposta de intervenção completa.
Total: 970
reribeiro
Adorei sua redação, demonstra que tem domínio
do assunto, sendo considerado muito importante para quem estiver corrigindo.
Adorei sua introdução, deixou claro e objetivo.
Seus argumentos estão bem estruturados.
Na conclusão, sugiro que troque índios por indígenas, mas que você tenha atenção para não ficar repetitivo a palavra indígena.
Bom, tenho isso a destacar, acredito que tiraria mais de 900 facilmente!
Gu5555
mostrou que sabe como encaixar os repertórios com o tema escolhido. Gostei dos seus argumentos, ambos foram bem construídos no desenvolvimento 1 e 2, o uso de conectivos é essencial e você não repeti-os o que te garante pontos certos pelas competências do ENEM Sua conclusão foi bem estruturada, utilizando-se de agente, ação, modo e meio e você fechou ela muito bem
EllenAmoriim
Olá Graziele, segue minha correção:
Você demonstra estar por dentro da estrutura da redação, maravilha! Só leia mais redações nota mil, assim irá melhorar na argumentação.
Sua introdução está boa, mas faltou ligá-la melhor ao tema da redação e tb senti uma necessidade de saber mais sobre o repertório. Tente fazer dois períodos sobre o repertório, explicando direitinho, logo após poderia ficar assim “Não tão distante do acontecimento ocorrido em 1500, ainda é possível observar indígenas que sofrem Brasil hodierno, visto que TEMA é um problema a ser combatido. Deu pra entender?
O desenvolvimento está bom, só ler mais redações e irá aperfeiçoar.
Repertório bem colocado, adorei.
Tópico frasal ok.
Cuidado com os conectivos no meio do desenvolvimento.
No d1, não coloque vírgula após o travessão, ele já tem essa função de vírgula, pode retirar “é um orgão”, ficará mais direto sobre a FUNAI.
E a conclusão, ficou bem colocada, não vi problema em repetir o nome FUNAI, ta de boas.
Nota:
C1 – 180
C2 – 200
C3 – 200
C4 – 160
C5 – 200
TOTAL: 940.
viihpl_
Oi Graziele, essa é a primeira vez que estou corrigindo redações e vou falar um pouco sobre a sua.
A introdução foi bem contextualiza utlizando uma alusão histórica você mostrou que tem conhecimento de outras áreas e mostrou também que sabe como encaixar isso com o tema escolhido. Gostei dos seus argumentos, ambos foram bem construídos no desenvolvimento 1 e 2, o uso de conectivos é essencial e você não repeti-os o que te garante pontos certos pelas competências do ENEM.
Recomendo a você a utilização de sinônimos para que não ocorra a repetição de palavras como ocorreu no seu texto na Introdução e no Desenvolvimento 1.
Sua conclusão foi bem estruturada, utilizando-se de agente, ação, modo e meio e você fechou ela muito bem quando retomou a alusão histórica sobre a Idade Média, mas lembre-se que você também poderia ter retomado com o tema escolhido.
Espero ter ajudado com algo, abraços.
ana.1307
A colocação das alusões a outras matérias foi ótima, assim como os parágrafos e o uso de conectivos
só toma cuidado com a repetição, no segundo parágrafo qnd explica sobre a fUNAI, estando fora de contexto e repetindo o mesmo no último parágrafo.
No mais, atende a todas as competências.
[email protected]
A questão das terras indígenas no Brasil
1No início da Idade Moderna, com a expansão marítima europeia, os nativos habitantes do Brasil tiveram seu território invadido pelos portugueses. Contudo, séculos depois, a questão das terras indígenas ainda é uma problemática a ser resolvida em decorrência 2das invasões ocorridas e da 2necessidade 3de demarcação territorial. Sendo assim, a 4ineficiência estatal para com o assunto e o 4preconceito enraizado corroboram o 2impasse na sociedade.
1 – muito bom
2 – muito bom
3 – atente-se ao paralelismo “e da”
4 – tese e argumentos explícitos, muito bem!
Diante desse contexto, vale ressaltar que a ineficiência estatal é um dos principais fatores dificultantes na resolução da questão das terras indígenas. Partindo desse pressuposto, a FUNAI – Fundação Nacional do Índio -, é um órgão governamental que assegura direitos e proteção aos indígenas, como a 1demarcação territorial. No entanto, por falta de investimos e fiscalização estatal para o cumprimento dessas leis, as terras pertencentes aos indígenas ainda são alvos de invasão e exploração. Desse modo, a ineficácia estatal impede a execução das leis que protegem os territórios, havendo uma infração de seus direitos.
1 – talvez isso tenha te atrapalhado, um exemplo, q vc usou e q é super válido, mas ainda assim, sugiro que reveja melhor seu projeto de texto;
* Vc fez uma confusão no seu projeto de texto, para mim, leitora, vc se propôs, na introdução a falar sobre as invasões ocorridas e culpar a ineficiência estatal. No entanto vc falou, mas também falou da demarcação territorial. Elabore melhor seu projeto de texto, têm um projeto de texto a ser seguido, e vc precisa respeitá-lo para garantir seus pontos na C3. Sugiro que veja o canal da professora Bella Nazar.
* desenvolvimento muito bom.
1Outrossim, (2o preconceito enraizado também é um fator que corrobora o problema, pois devido a uma cultura diferente, muitos indígenas são desrespeitados). Diante disso, segundo Albert Einstein, físico alemão, “É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. 3Nessa linda de raciocínio, há um preconceito praticado contra os nativos brasileiros, com isso, pessoas infratoras invadem territórios indígenas para ocupá-los porque acreditam na superioridade de sua própria cultura, menosprezando as demais. Dessa forma, o preconceito enraizado, de grande parte da sociedade, complexifica a questão da terras indígenas no Brasil.
1 – bom uso dos conectivos
2 – tópico frasal muito bom
3 – sugiro utilizar “Nesse sentido, seguindo essa linha de raciocínio”
* repertório muito bom e produtivo
Portanto, para reverter essa situação, o Ministério da Justiça, como órgão supremo da justiça do Governo Federal, deve garantir o cumprimento das leis aos índios, por meio de fiscalizações nas terras indígenas, que sejam realizadas pela FUNAI, a fim de evitar invasões nas terras demarcadas. Ademais, cabe à Mídia, enquanto instrumento importante para a divulgação massiva de informações, incentivar o respeito às culturas indígenas por meio de compartilhamentos nas redes sociais, com o intuito de combater o preconceito cultural enraizado. Espera-se com isso, inibir os problemas nas terras indígenas que aconteceram no início da Idade Moderna.
ok
C1 – 200
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 200
C5 – 200
960