A questão das queimadas no Brasil

  • 2

-O território brasileiro, sem dúvidas, é de inestimável riqueza em termos de bens naturais, de norte a sul do país, dividido em diversos biomas, cada um com suas particularidades. No entanto, esses recursos não evitam que diversas regiões fossem alvos de queimadas, ou de  degradações em geral, tendo diversas explicações para o atual cenário, seja por questões de falta de fiscalização, ou de planejamento para o combate ao crime ambiental.

-Primeiramente, é necessário que levar em conta que para administrar os recursos naturais e os biomas presentes no extenso território brasileiro, é imprescindível a atuação forte de órgãos de fiscalização e combate ao crime ambiental, tal como a Polícia Federal e o IBAMA, os principais expoentes do poder executivo e judiciário para a proteção da natureza. No entanto essas duas organizações não possuem efetivo ou estrutura suficiente para manter um trabalho uniforme em todo o território nacional, abrindo assim verdadeiros “vácuos” de fiscalização dos bens naturais do país.

-E como resultado, as brechas de fiscalização oriundas dessa falta de efetivo e estrutura dos órgãos são explorados por indivíduos, ou mesmo grupos, que visam a destruição da mata nativa para fins de exploração predatória do meio ambiente, materializada nas queimadas, e tendo então por consequência, a contribuição pelo desequilíbrio ambiental, catalisado pela impunidade oriunda da falta de fiscalização, para além da pressão no poder executivo frente à sociedade e órgãos internacionais de defesa do meio ambiente.

-Portanto, como medida para combate contra a degradação do meio ambiente, é necessário que o poder público fortaleça os órgãos de combate ao crime ambiental, seja liberando maiores recursos ao IBAMA, ou através de concurso público para ampliação dos quadros da Polícia Federal, com o objetivo de dar a esses órgãos, os meios necessários de combater os crimes ambientais com maior rigor.

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá!
    Parágrafo 01
    Linha 01: o território brasileiro POSSUI uma inestimável riqueza
    Linha 02: A frase ficaria até bem mais colocada e fluída se mudada de posição da seguinte forma: O território brasileiro, de norte a sul, possui uma inestimável riqueza em termos de bens naturais.
    Veja que nesse caso não achei que as frases “sem dúvidas” e “dividido em diversos biomas” foram bem empregadas ali. Na verdade trouxeram incoerência, então retirando as mesmas ocorre uma certa melhoria. Não há nada de errado com as frases, mas sim o local e como forma colocadas no parágrafo, ok?
    Linha 03: SEJAM alvos
    Linha 03: não há necessidade da vírgula após “queimadas”
    Linha 05: não há necessidade de vírgula após “fiscalização”

    Parágrafo 02
    Linha 01: É necessário levar em conta*
    Linha 01: levar em conta que,
    Linha 02: altere a ordem ( forte atuação)
    Linha 05: deveria ter uma vírgula após “No entanto”
    Linha 06: “vácuos” na fiscalização**
    Por que essas administrações não possuem uma estrutura adequada para conseguir monitorar todos os biomas brasileiros de forma adequada?

    Parágrafo 03
    Linha 01: nunca comece um parágrafo com “e como resultado”. Utilize um conectivo de início de parágrafo, como ADEMAIS
    Linha 04: OCORRENDO/OCASIONANDO, por consequência, ***
    Linha 04: NO desequilíbrio**

    Parágrafo 04
    Linha 01: o combate a **
    Linha 03: não há necessidade de vírgula após “IBAMA”
    Linha 03: liberação, disponibilização/ abertura/ outros de concurso público
    Linha 04: não há necessidade de vírgula após “órgãos”
    Faltou um detalhamento na sua conclusão, somente.

    Bom, esses foram os erros que eu identifiquei em uma leitura superficial da sua redação.
    O seu segundo parágrafo está muito bom em relação ao resto do texto, tenta seguir a mesma ideia e o mesmo caminho que você utilizou nele para estruturas os outros.
    Senti falta de repertórios socioculturais na sua redação, algum filme, série, livro, reportagem, notícia, alguma coisa para embasar seus argumentos. O filme Rio se encaixaria PERFEITAMENTE nesse tema.
    Nos seus próximos textos tenta deixar a sua tese mais clara, colocando um “devido a/ em recorrência de”, algo assim, ok?
    Ademais, os seus maiores erros ou foram em relação a coerência e fluidez da redação ou a vírgula. Sua escrita, apesar dos erros, não é ruim! Mas todos precisam estar aprendendo constantemente. Primordialmente, estude esses pontos que ressaltei ( coerência e vírgula) que seu texto vai melhor BASTANTE nas competências 01,03 e 04

    • 2
  2. Olá ;) tudo bom?
    Vou estar deixando aqui o que observei no seu texto.

    -O território brasileiro, sem dúvidas, é de inestimável riqueza em termos de bens naturais, de norte a sul do país, dividido em diversos biomas, cada um com suas particularidades. No entanto, esses recursos não evitam que diversas regiões fossem(sejam) alvos de queimadas, ou de degradações em geral, tendo diversas explicações para o atual cenário, seja por questões de falta de fiscalização, ou de planejamento para o combate ao crime ambiental.

    -Primeiramente, é necessário que levar em conta que para administrar os recursos naturais e os biomas presentes no extenso território brasileiro, é imprescindível a atuação forte de órgãos de fiscalização e combate ao crime ambiental, tal como a Polícia Federal e o IBAMA, os principais expoentes do poder executivo e judiciário para a proteção da natureza ( essa parte se encontraria melhor na conclusão) . No entanto essas duas organizações não possuem efetivo ou estrutura suficiente para manter um trabalho uniforme em todo o território nacional, abrindo assim verdadeiros “vácuos” de fiscalização dos bens naturais do país.( parágrafos de desenvolvimento são para comprovar sua tese, se aprofunde mais nisso)

    -E como resultado, as brechas de fiscalização oriundas dessa falta de efetivo e estrutura dos órgãos são explorados por indivíduos, ou mesmo grupos, que visam a destruição da mata nativa para fins de exploração predatória do meio ambiente, materializada nas queimadas, e tendo então por consequência, a contribuição pelo desequilíbrio ambiental, catalisado pela impunidade oriunda da falta de fiscalização, para além da pressão no poder executivo frente à sociedade e órgãos internacionais de defesa do meio ambiente.

    -Portanto, como medida para combate contra a degradação do meio ambiente, é necessário que o poder público fortaleça os órgãos de combate ao crime ambiental, seja liberando maiores recursos ao IBAMA, ou através de concurso público para ampliação dos quadros da Polícia Federal, com o objetivo de dar a esses órgãos, os meios necessários de combater os crimes ambientais com maior rigor.( procure colocar duas soluções na sua conclusão)

    Texto com boas ideias e bem escrito segundo a norma padrão.
    Continue seus estudos e se dará muito bem
    ;)

    • 1
  3. boa construção, procure usar mais sinônimos, usar mais conectivos e fazer alguma alusão sociocultural como alguma novela brasileira já que frequentemente pode-se perceber esse assunto sendo tratado ou até mesmo algum livro ou notícias reportadas nos jornais, bons estudos, siga fazendo redações semanalmente 😉

    • 0
  4. O território brasileiro, sem dúvidas é de inestimável riqueza em termos de bens naturais, de norte a sul do país, dividido em diversos biomas, cada um com suas particularidades. No entanto, esses recursos não evitam que diversas regiões tornem-se alvos de queimadas ou de degradações em geral, tendo diversas explicações para o atual cenário, seja por questões de falta de fiscalização, ou de planejamento para o combate ao crime ambiental.

    Primeiramente, é necessário levar em consideração que para administrar os recursos naturais e os biomas presentes no extenso território brasileiro é imprescindível a atuação eficaz de órgãos de fiscalização e de combate ao crime ambiental, tal como a Polícia Federal e o IBAMA, principais expoentes do poder executivo e judiciário para a proteção da natureza. No entanto, essas duas organizações não possuem efetivo ou estrutura suficiente para manter um trabalho uniforme em todo o território nacional, abrindo assim verdadeiros “vácuos” de fiscalização dos bens naturais do país.

    E como resultado, as brechas de fiscalização oriundas da falta de efetivo e estrutura dos órgãos são explorados por indivíduos, ou mesmo grupos, que visam a destruição da fauna e flora nativa para fins de exploração predatória do meio ambiente, materializadas em queimadas e tendo então por consequência, a contribuição no avanço ao desequilíbrio ambiental que é catalisado pela impunidade, oriunda da falta de fiscalização, para além da pressão no poder executivo frente à sociedade e órgãos internacionais de defesa do meio ambiente.

    Portanto, como medida para combate contra a degradação ambiental, é necessário que o poder público fortaleça os órgãos de combate ao crime ambiental e que sejam liberandos mais recursos ao IBAMA e a Policia Federal, seja por meio de concurso público ou alocação de mais verbas, com o objetivo de dar a esses órgãos, os meios necessários de combater os crimes ambientais com maior rigor.

    OBS:
    Parabéns pelo excelente texto!
    Dica: sempre releia seu texto várias vezes!

    • 0
  5. Olá FELIPHE, acabo de corrigir a sua redação, e, gostei muito dela .mais tente ser mais profundo ao tema e nos últimos dois parágrafos tente dar mais soluções para o problema . tirando isso parabéns ficou excelente.
    espero que possamos melhorar nesses probleminhas.
    É também percebi que você não usa o “eu” e isso e muito mais muito bom mesmo pois ne uma redação argumentativa não pode
    usar a 1 pessoa no singular e nem no plural isso quer dizer que o nosso trabalho juntos não vai ser muito complicado pois você já esta bem avançado nesse aspecto

    boa sorte e nos vemos em breve…

    ass: Guilherme

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.