A Europa, entre os séculos 19 e 20, passou por uma grande explosão demográfica, o que, aliada à fome, levou cerca de 4 milhões de imigrantes a desembarcarem no Brasil. Nesse contexto, enquanto alguns grupos eram bem recebidos no território brasileiro, outros, como africanos e asiáticos, sofreram diversos tipos de discriminação. Em paralelo ao período histórico, nota-se que a xenofobia racial ainda existe na sociedade hodierna. Dessa forma, é imprescindível analisar como a incúria governamental relacionada à lacuna educacional, assim como o racismo estrutural, perpetuam essa problemática, com o intuito de superá-la.
Primariamente, é válido analisar a relação entre o sistema de ensino atual e a hostilidade referida. Consoante ao pensamento do ativista Nelson Mandela, que afirma que certos indivíduos são preconceituosos porque aprendem a odiar, é notório que a educação brasileira carece de projetos didáticos que abordam a diversidade cultural e o respeito à outros povos. Essa perspectiva favorece a intolerância da população para com estrangeiros, em que os mesmos são vistos como estranhos e perigosos para o desenvolvimento da nação. Logo, é clara a necessidade de modificações no ensino público vigente.
Ademais, é imperativo pontuar o racismo estrutural como promotor do problema. A esse respeito, cita-se o sociólogo Gilberto Freyre que, em sua obra ”Casa-grande e Senzala”, realiza uma comparação entre o Brasil hodierno e o Brasil Colônia, em que os negros escravizados eram explorados e subjugados pelos senhores do engenho. Concomitantemente, essa visão racista ainda permeia o cenário nacional, afetando os cidadão brasileiros e estrangeiros residentes no país, sendo consequentemente vistos de forma inferiorizada por parte da sociedade, fruto de uma visão eurocêntrica. Dessa forma, a mitigação do preconceito racial no corpo social é essencial para combater o óbice.
Nota-se, portanto, a necessidade da resolução dessa estigma. Para tal, é intrínseco que o Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério das Comunicações, promova campanhas educomunicativas sobre o respeito à diversidade cultural e étnica, por meio de palestras em escolas e materiais midiáticos. Tal ação possui como finalidade a diminuição dos impactos da xenofobia racial para a sociedade, distanciando-se do período histórico supracitado.
Melmachado
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nota: 200. Domínio adequado da língua portuguesa, não vejo erros de gramática e pontuação.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Nota: 200. Apresentou e embasou a temática com base em várias obras, autores relacionados ao tema.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 200. Argumentos bem concisos e enfáticos, organizados e bem desenvolvidos.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota: 200. Texto coeso, parágrafos bem encaixados.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 200. Ótima proposta, bem detalhada e bem desenvolvida.
Nota final: 1000. Parabéns, o texto está bem estruturado, com ótimos argumentos, texto coeso, posicionamento enfático, embasado em autores e outras obras! Boa sorte!
evelyninfl
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Nota: 200. Domínio adequado da língua portuguesa, não vejo erros de gramática e pontuação.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Nota: 200. Apresentou e embasou a temática com base em várias obras, autores relacionados ao tema.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 200. Argumentos bem concisos e enfáticos, organizados e bem desenvolvidos.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota: 200. Texto coeso, parágrafos bem encaixados.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 200. Ótima proposta, bem detalhada e bem desenvolvida.
Nota final: 1000
Soudela
Boa redação, bem pontuada
Dicas para melhorar: sempre bom citar na introdução filme/ série, citações de livros, obras e etc
Mais números, no caso mais dados, sempre bom para corretores
Pontuação bem acentuada, fatos históricos na introdução tb, parabéns, continue assim e se sairá bem no Enem, concursos, SSA e etc