Iniciante

A QUESTÃO DA XENOFOBIA NO BRASIL

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Na obra “Utopia”, do célebre escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ideal, na qual o corpo social se padroniza pela ausência de conflitos. No entanto, observa-se, na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que a xenofobia, no Brasil, apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse contexto, verifica-se a configuração de um grave problema, que tem como causas a ineficiência das instituições socioeducacionais e a ineficácia das leis.

Nesse sentido, em primeiro plano, convém ressaltar que a falta de debates nas instituições de ensino contribui para a permanência desse revés. Isso porque as escolas, as quais exercem o papel educativo, não cumprem o seu dever no sentido de amenizar esse imbróglio, haja vista que, muitas vezes, estão mais focadas nas notas disciplinares dos alunos do que em promover projetos que poderiam conscientizá-los acerca da xenofobia – como debates com professores de história e com pessoas refugiadas que vivem no país. Consequentemente, muitos estudantes acabam praticando atos xenofóbicos, por meio de piadas entre colegas, pela falta de conhecimento sobre esse assunto tão sério. Desse modo, essa situação de inoperância das instituições formais de ensino exemplifica a teoria das “Instituições Zumbis”, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem suas funções com eficácia. Assim, é imprescindível que, para a refutação da teoria do estudioso, essa problemática seja revertida.

Ademais, outro fator é responsável pela manutenção da xenofobia no Brasil: a lacuna legislativa. Tal fato acontece porque as leis que criminalizam o preconceito contra pessoas de regiões e países diferentes – como a Lei 9.459- não são efetivamente cumpridas, já que, de acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, menos de 10% dos indivíduos que praticam a xenofobia, principalmente com pessoas de origem árabe, são legalmente punidos. Em consequência disso, muitos imigrantes que residem no Brasil são, por vezes, violentados física e psicologicamente, além de serem discriminados pelo simples fato de possuírem outras culturas. Dessa maneira, nota-se que essa postura omissa precisa ser reformulada.

Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário nefasto. Para isso, o Ministério da Educação deve realizar palestras educacionais, em escolas públicas e privadas de todo o território nacional, por intermédio de “aulões” e entrevistas com vítimas de xenofobia, a fim de conscientizar a população brasileira – desde a tenra idade – sobre as consequências desse crime, e criar o senso crítico no povo. Tal ação pode, ainda, ser divulgada nos meios de comunicação – como a televisão e o rádio – para alcançar mais pessoas. Somente assim, a coletividade alcançará a Utopia de More.

ATRIBUAM NOTA, SE POSSÍVEL.

29 linhas na folha de redação.

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3 Correções

  1. Introdução:
    Na obra “Utopia”, do célebre escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ideal, na qual o corpo social se padroniza pela ausência de conflitos. No entanto, observa-se, na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que a xenofobia, no Brasil, apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse contexto, verifica-se a configuração de um grave problema, que tem como causas a ineficiência das instituições socioeducacionais e a ineficácia das leis.

    Obs.:
    Perfeita.

    Desenvolvimento 01:
    Nesse sentido, em primeiro plano, convém ressaltar que a falta de debates nas instituições de ensino contribui para a permanência desse revés. Isso porque as escolas, as quais exercem o papel educativo, não cumprem o seu dever no sentido de amenizar esse imbróglio, haja vista que, muitas vezes, estão mais focadas nas notas disciplinares dos alunos do que em promover projetos que poderiam conscientizá-los acerca da xenofobia – como debates com professores de história e com pessoas refugiadas que vivem no país. Consequentemente, muitos estudantes acabam praticando atos xenofóbicos, [1] por meio de piadas entre colegas, [2] pela falta de conhecimento sobre esse assunto tão sério. Desse modo, essa situação de inoperância das instituições formais de ensino exemplifica a teoria das “Instituições Zumbis”, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, mas que não cumprem suas funções com eficácia. Assim, é imprescindível que, para a refutação da teoria do estudioso, essa problemática seja revertida.

    Obs.:
    1 – Equívoco de vírgula.
    2 – Tire a vírgula e coloque um “e”.

    Desenvolvimento 02:
    Ademais, outro fator é responsável pela manutenção da xenofobia no Brasil: a lacuna legislativa. Tal fato acontece porque as leis que criminalizam o preconceito contra pessoas de regiões e países diferentes – como a Lei 9.459- não são efetivamente cumpridas, já que, de acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, menos de 10% dos indivíduos que praticam a xenofobia, principalmente com pessoas de origem árabe, são legalmente punidos. Em consequência disso, muitos imigrantes que residem no Brasil são, por vezes, violentados física [1] e psicologicamente, além de serem discriminados pelo simples fato de possuírem outras culturas. Dessa maneira, nota-se que essa postura omissa precisa ser reformulada.

    Obs.:
    1 – fisicamente*.
    Cuidado com o tamanho dos períodos, pois eles devem ter, no máximo, 4 linhas.

    Conclusão:
    Portanto, medidas são necessárias para alterar esse cenário nefasto. Para isso, o Ministério da Educação deve realizar palestras educacionais, em escolas públicas e privadas de todo o território nacional, por intermédio de “aulões” [1] e entrevistas com vítimas de xenofobia, a fim de conscientizar a população brasileira – desde a tenra idade – sobre as consequências desse crime, e criar o senso crítico no povo. Tal ação pode, ainda, ser divulgada nos meios de comunicação – como a televisão e o rádio – para alcançar mais pessoas. Somente assim, a coletividade alcançará a Utopia de More.

    Obs.:
    1 – Aspas desnecessárias.

    Obs. geral: aconselho a não ficar usando a todo momento o travessão, no máximo, duas vezes. Outra coisa, se atente para o tamanho dos desenvolvimentos, pois não pode ter muitas linhas de diferença de um para outro.

    Nota:
    c1: 160
    c2: 200
    c3: 200
    c4: 200
    c5: 200
    Total: 960

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  2. Olá
    -Comentários iniciais-
    Introdução
    Sua introdução está simplesmente perfeita pois está completa:
    Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo;
    Problematização;
    Tese explícita;
    Marca de autoria (nessa parte não é de todo obrigatório mas, é uma ótima forma de mostrar ao corretor de que você apresenta um posicionamento claro em relação ao problema).
    0 erros de português.

    Desenvolvimento 1
    Outro parágrafo incrível:
    Tópico frasal ;
    Explicação de como essa causa se dá no problema;
    Repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema e produtivo;
    Ressalva: acho que você se empenhou tanto na explicação de como essa causa ocorre no problema que se esqueceu da marca de autoria (que é obrigatória no desenvolvimento)
    Preste atenção nisso em sua próxima redação: marca de autoria na argumentação

    Desenvolvimento 2
    “Ademais, outro fator é responsável pela manutenção da xenofobia no Brasil: a lacuna legislativa. Tal fato acontece porque(1) as leis que criminalizam o preconceito contra pessoas de regiões e países diferentes – como a Lei 9.459- não são efetivamente cumpridas, já que, de acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, menos de 10% dos indivíduos que praticam a xenofobia, principalmente com pessoas de origem árabe, são legalmente punidos. Em consequência disso, muitos imigrantes que residem no Brasil são, por vezes, violentados física e psicologicamente, além de serem discriminados pelo simples fato de possuírem outras culturas. Dessa maneira, nota-se que essa postura omissa precisa ser reformulada.”
    1- substitua o conector textual ” porque” por “pois” visto que você já usou esse conectivo no D1. Lembre-se de que, se houver um conectivo que seja, repetido na redação você perde 40 pontos na competência 4. É um absurdo eu sei, porém é o que o manual dos corretores diz.
    Aqui, a marca de autoria manifesta-se, ainda que de forma tímida.
    Ponto a melhorar: coloque mais adjetivos em sua argumentação e, NÃO repita conectivos, sob nenhuma hipótese, caso você queira tirar 200 na C4.
    Além disso, torne o repertório produtivo.
    Pontos fortes:
    Tópico frasal;
    Explicação de como essa causa se dá no problema;
    Repertório sociocultural legitimado pertinente ao tema.

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio / modo ok
    Detalhamento ok
    Finalidade ok

    Ressalva para a conclusão: mencione também a questão da legislação na sua proposta de intervenção pois, este foi um de seus argumentos lembra-se?
    Com esse detalhe e a marca de autoria na argumentação, você atinge a nota máxima na competência 3.
    Também não se esqueça de que, na redação do Enem é obrigatório não repetir conectivo se quiser atingir os 200 pontos na competência 4.

    Notas
    C1- 200
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 200
    Total final: 920

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  3. Você utiliza muitos “que”s, mas não vi outros “erros”, pode ser penalizado pela repetição.
    200 na gramática:
    compreendeu o tema e não fugiu, respeitando a estrutura do texto dissertativo argumentativo, dou 200.
    Selecionou fatos e soube relacioná-los de forma pertinente e produtiva: 200
    Possui um texto cheio de conectivos, mas pecou ao repetir a conjunção “que”, isso pode ser evitado substantivando verbos, usando conectivos diversos e utilizando períodos mais curtos sem ligá-los. dou 180, pois só vi esse erro.
    Conclusão, você não solucionou o problema das leis. Se sua solução tinha haver com a mídia (na segunda parte dela), então seu problema deveria ser a falta de campanhas contra o preconceito ou afins. nota: 120, pois só resolveu metade da problemática apresentada.

    final: 900

    ademais, cuidado com desenvolvimentos longos demais. O seu d1 está enorme, fora isso, gostei do seu texto.
    pontos importantes: resuma o seu d1 e relacione melhor sua solução para as leis, ou adeque seu d2 para a falta de campanhas midiáticas.

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